quarta-feira, 11 de novembro de 2020

PESQUISA PROJETA VITÓRIA TRANQUILA À REELEIÇÃO DO PREFEITO TAKÁ

TAKÁ (centro): pesquisa projeta vitória fácil do atual prefeito. Zé Filho (PP), à esq., e Simão (à dir.) do Cidadania, são os demais candidatos ao cargo

Se a eleição fosse hoje, o atual prefeito de Rurópolis, Taká (MDB), seria reeleito para o cargo com 69,9% dos votos válidos. É o que aponta a mais nova pesquisa da DOXA de intenção de votos para a Prefeitura de Rurópolis, registrada no TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará) sob o nº 01749/2020.

Em 2016, Taká venceu a eleição com 59,63% dos votos válidos.  

O levantamento de campo da pesquisa ocorreu entre os dias 7 e 9 deste mês, com uma amostra de 600 entrevistas, tendo uma margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos na amostra. Em todos os bairros da cidade e a zona rural do município foram realizadas entrevistas.

O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. Os recursos para pesquisa foram bancados pela própria DOXA, ao custo de R$ 10 mil.

Pesquisa espontânea

Na pergunta espontânea, em que não se apresentou os nomes dos candidatos aos entrevistados, Taká aparece à frente com 50,5% das intenções de voto. Bem distante, aparece em segundo lugar, Zé Filho da Farmácia (PP), com 18,9%. Simão Dadalt (Cidadania) vem bem abaixo com 2,9%. Eleitores indecisos representam 20,8% enquanto 6,9% têm intenção de anular ou votar em branco.

Pesquisa estimulada

 Quando se estimula, isto é, foram apresentados os nomes dos 3 candidatos ao cargo, Taká sobe para 59,5%. O segundo colocado é Zé Filho, que aparece com 20,6%. O terceiro colocado na corrida eleitoral é Simão Dadalt, que aparece com 5,0%. Brancos/Nulos somam 8,8% e indecisos, 6,1%.

Votos válidos

Em se tratando dos votos válidos, isto é, retirando-se os brancos, nulos e indecisos, que é como a Justiça Eleitoral calcula os votos nas eleições, o resultado que se apresenta é: Taká alcança 69,9% dos votos; Zé Filho, 24,2% e Simão Dadalt fica com apenas 5,9%.

Rejeição

 Simão é o candidato mais rejeitado, aparecendo com 41,8%. Zé Filho aparece com 13,7% e Taká cravou 14,9% de rejeição. 21,4% dos entrevistados não rejeitam nenhum dos candidatos e 8,2% não opinaram.

Expectativa de vitória

 A DOXA perguntou ainda ao eleitor quem vai ganhar essa eleição em Rurópolis. Para 70,9%, o atual prefeito, Taká, será o vitorioso. 14,7% acham que quem ganha é Zé Filho. 0,7% acham que quem ganha é Simão. Outros 13,7% não souberam dar sua opinião.


FONTE: BLOG DO JESO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário