segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

ACADEMIA ATTACK JIU-JITSU TEAM RURÓPOLIS REALIZA CERIMONIA DE GRADUAÇÃO E PROMOVE O PRIMEIRO FAIXA PRETA FORMADO NESTE MUNICÍPIO.

Atletas da Academia Attack Jiu-Jitsu Team Rurópolis
Lucivaldo Guimarães recebendo sua Faixa
Preta
Inês Sales recebendo
sua Faixa Azul
Unilton, recebendo sua faixa Azul
No dia 29 do corrente mês, sábado, a academia ATTACK JIU-JITSU TEAM RURÓPOLIS realizou mais uma vez uma cerimonia de graduação. A cerimonia contou com a presença do Mestre Alex, faixa preta, segundo Dan em Jiu-Jitsu, que veio da cidade de Itaituba, especificamente para esse fim. Na oportunidade, teve três mudanças de faixas, sendo elas: A atleta INÊS SALES, passou de faixa branca, para a faixa azul; o atleta Unilton, também passou da faixa branca, para a faixa azul e o 
Mestre Alex, Com Boca Wolverine e s
ua esposa
Professor Lucivaldo Guimarães, o “Boca Wolverine”. Passou da faixa marrom, para a faixa preta, tornando-se assim, o primeiro atleta a ser graduado com a faixa preta de Jiu-Jitsu no município de Rurópolis. 
O atleta “Boca Wolverine”, disse se sentir muito feliz, e honrado, primeiro por ter recibo sua faixa preta, o que para ele foi uma surpresa e segundo, por ser o primeiro atleta faixa preta formado em Rurópolis. O atleta agradece seus companheiros de academia, o mestre Alex, que o achou merecedor e sua esposa e filhos por estarem sempre juntos e lhe dando o amparo necessário para continuar com seus sonhos e seus ideais. Vale ressaltar, que o atleta e a academia ATTACK JIU-JITSU TEAM RURÓPOLIS tem o total apoio da Prefeitura, através do prefeito Joselino TAKÁ Padilha. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO

Informações, vídeos e fotografias: ASCOM/ academia ATTACK JIU-JITSU TEAM RURÓPOLIS

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

INFORMAÇÕES DA CÂMARA: POR FALTA DE QUORUM, NÃO FOI POSSÍVEL A VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE DISPÕE SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DO PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS.

Apenas o Vereador Marcos Furtado compareceu a Sessão Extraordinária. Da Mesa Gestora, compareceram os Vereadores Anderson Guimarães, Jonas Lourenço e Sérgio Ribeiro e faltou o Vereador Ismael 
Da Mesa gestora compareceram o vereador Jonas lourenço, Anderson
Guimarães e Sérgio Ribeiro

Dia 28 de dezembro de 2018, sexta feira, dia oficial das reuniões ordinárias na Câmara de Vereadores. Apesar dos vereadores já estarem no período de recesso, devido à necessidade e a importância, foi lançado um Edital de Convocação para Sessão Extraordinária, para ser realizada neste dia de hoje, tendo como pauta principal a votação e posterior aprovação do Projeto de Lei, que dispõe sobre a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração – PCCR, dos servidores públicos do quadro geral do Poder Executivo, e outras providências. O PCCR tem como objetivo, reestruturar os cargos do Poder Executivo, redefinindo as suas atribuições, tornando mais claro o papel a ser desempenhado pelos servidores; incentivar a qualificação contínua do servidor; cumprir demanda do Plano de Governo da atual gestão, que visa à realização do Concurso Público
Ausência dos Vereadores
e, principalmente cumprir com a determinação do Ministério Público Estadual de realização do Concurso Público até maio do ano de 2019. Apesar do esforço do Presidente da Câmara, Vereador Anderson Pinto Guimarães, que emitiu o Edital de Convocação Para a Sessão Extraordinária, datado do dia 26 do corrente mês, e esse Edital ter sido veiculado nas redes sociais, estar afixado em todos os locais próprios para tal informação, como também, todos os vereadores serem avisados pela assessoria da câmara, apenas quatro parlamentares se fizeram presentes à sessão, sendo eles: O Presidente Anderson Pinto Guimarães, o Vice, Jonas Lourenço da Silva, o Primeiro Secretário, Sérgio Ribeiro, e Marcos Furtado. Os outros nove vereadores, conforme informações, não compareceram e nem justificaram suas ausências. Devido a esse problema, não foi possível a realização da sessão para resolver o problema em pauta, haja vista, a falta de quórum. Para informarmos com precisão o que realmente aconteceu, entramos em contato com o Vereador Jonas Lourenço, Vice Presidente da casa, o qual nos atendeu com a atenção de sempre, e fez as seguintes considerações: 
“Meu amigo Helder, bom dia! A questão é a seguinte: hoje, aconteceu, por mais que não tenha dado quórum, mas aconteceu uma sessão extraordinária, onde iriamos votar o PCCR dos servidores públicos do Poder Executivo. Esse PCCR Helder, ele não impacta em nada na vida de quem já trabalha, ou seja, essas pessoas que já são concursadas no município de Rurópolis, já tem uma Lei vigente, que através dessa lei é que eles têm os seus direitos adquiridos, seus benefícios, suas gratificações, e, a proposta que estava em pauta hoje, não mexe em nada. A proposta que está aqui, o principal objetivo dela, é organizar o município para o concurso público que nos temos que realizar, é um compromisso de campanha do prefeito, e nos queremos realizar esse concurso, mas para realizar, nos temos que adequar nosso município, criar uma legislação para essas novas pessoas que vão ser incluídas no quadro de trabalho do município. Então o objetivo desse plano, é esse, foi feito uma reunião muita boa ontem, com a equipe que elaborou esse plano, inclusive com a grande e ampla maioria dos vereadores, e fizemos algumas emendas, todos os vereadores ontem, aqueles que ficaram na reunião até o fim, 
Vereadores e público aguardando a sessão que não teve
saíram com o compromisso de estarem hoje aqui na câmara para votar essa proposta, por entender da importância dela, não para a gestão, e sim para importância dessa Lei para o município de Rurópolis. O segundo objetivo dessa Lei, o primeiro é criar regras e benefícios para os próximos concursados, mas o segundo objetivo dessa Lei é também criar novos cargos, para que nesse concurso, nos possamos também inserir esses novos cargos. Para você ter uma ideia, hoje Rurópolis, não tem o cargo de médico, é tanto que os profissionais para serem médicos aqui, é feito um contrato. Não tem nenhum médico concursado em Rurópolis, porque não tem essa profissão adequada em Lei. Então o que fizemos? Nessa proposta que está aqui, foram incluídas várias especialidades medicas: médico geral, médico da família, médico radiologista, médico cirurgião, anestesista, cardiologista, neurologista, ortopedistas, psiquiatras, ginecologista, obstetra, reumatologista, pediatra, etc. A ideia do governo é fazer o concurso para esses médicos. O objetivo dessa proposta é isso também. Além disso, criar outros cargos, ou seja, coordenador de programas, que na ação social hoje, todos os coordenadores de programas, são temporários, então temos que criar esses cargos, para que os profissionais que passarem no concurso possam ser efetivados no seu trabalho. Foi também criado o cargo de maqueiro hospitalar, pois hoje quem circula dentro do hospital com a maca, é o vigilante, outras vezes é a enfermeira, às vezes é o técnico de enfermagem, às vezes é alguém que está acompanhando o paciente, mais existe essa profissão e nós iriamos regulamentar também ela. Então esse é o objetivo da Lei, a Lei não tem nada de polêmica, o objetivo dela é organizar o município de Rurópolis, para o concurso público que nos temos a intenção que aconteça”.  


PREFEITO JOSELINO TAKÁ PADILHA RECEBE MAIS UMA MÁQUINA 0 KM.

Prefeito Joselino TAKÁ Padilha quando do recebimento da máquina
Prefeito Joselino TAKÁ Padilha recebendo a chave da retroescavadeira
das mãos do governador eleito Helder Barbalho

O prefeito Joselino TAKÁ Padilha, esteve nesta quinta-feira, dia 27 de dezembro, na capital do Estado, participando de um grande evento onde teve a participação do Governador eleito Helder Barbalho, presença do Deputado Federal José Priante e vários outros políticos e prefeitos de diversas localidades. 
Prefeito Joselino TAKÁ Padilha, fazendo seu
agradecimento ao deputado José Priante
Na oportunidade, o prefeito Joselino TAKÁ Padilha, recebeu das mãos do Governador Eleito Helder Barbalho, a chave de uma retroescavadeira, máquina essa, recebida, graças a mais uma emenda parlamentar do Deputado Federal José Priante. O gestor do município de Rurópolis, feliz com mais essa aquisição, agradeceu em nome de seus munícipes e falou o seguinte: “Hoje dia 27 de dezembro, estou tendo mais uma oportunidade de estar perto de uma máquina, que estamos recebendo das mãos do nosso Governador Eleito Hélder Barbalho, referente a uma emenda parlamentar feito pelo deputado Federal José Priante. Quero nessa oportunidade deputado Priante, lhe agradecer e parabenizar pela sua vitória, e também agradecer pelo trabalho que você vem fazendo em Rurópolis. Através dessas minhas palavras, quero demonstrar para a nossa sociedade, que não é só essa máquina; essa é a segunda retroescavadeira que recebo do deputado Priante, além de duas caçambas e uma Patrol nova para o nosso município. Por isso preciso desenvolver o trabalho na agricultura e fortalecer o homem do campo, muito obrigado mais uma vez Deputado José Priante, em nome dos meus munícipes deixo aqui meus parabéns e meu muito obrigado!”.

Fotografias e informações: ASCOM/PMR

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

VEREADOR SÉRGIO RIBEIRO FAZ A ALEGRIA DA CRIANÇADA NO KM 85

Vereador Sérgio Ribeiro e sua equipe fazendo a entrega dos presentes
Vereador Sérgio Ribeiro

Senhora Cláudia
Criança feliz com o seu
 pirulito
Ontem, dia 25 de dezembro, data essa alusiva ao nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, a partir das 15h00min, nas dependências da Escola Municipal Nicias Ribeiro, localizada à Rodovia Transamazônica, km 85, na Comunidade Água Azul, área de jurisdição deste município de Rurópolis, como todos os anos acontecem, foram entregues centenas de brinquedos, os quais foram recebidos por todas as crianças que ali se fizeram presentes. 

Como já virou tradição, todos os anos o vereador Sérgio Ribeiro, juntamente com sua esposa Claudia, filhos e a equipe de trabalho, fizeram a alegria da criançada, entregando brinquedos, com direito a Papai Noel, muita animação e descontração, quando todos receberam presentes e saíram mais uma vez satisfeitos e agradecidos. O Vereador Sérgio Ribeiro agradece a Deus por ter oportunidade de mais um ano realizar essa festa, e a todos que compareceram para participarem da festa natalina. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO

Informações e fotografias: Luzia Santos


GUARNIÇÃO DE SERVIÇO DA 17ª CIPM EM AÇÃO RÁPIDA E EFICAZ FAZ PROCEDIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS E SALVA CRIANÇA

Cabo Nascimento, Soldados Gerhardt  e Costa, com a senhora Dianete Pinto e a criança

No dia 14 de dezembro por volta das 22h00min a Guarnição de Serviço da 17ª Companhia Independente de Policia Militar, composta pelo Cabo Nascimento, Soldado Costa e o Soldado Gerhardt, foi surpreendida com um chamado urgente da senhora Dianete Rosa Pinto. A mesma estava em prantos devido a sua filha de apenas vinte e oito dias de nascida, não estar respirando. O desespero era visível na face dessa mãe e de seus familiares no momento da ocorrência. A Guarnição de prontidão pegou a criança e começou a fazer os procedimentos de primeiros socorros a fim de amenizar a situação. Enquanto era feito o procedimento dentro da viatura, de imediato a criança foi encaminhada ao hospital. Ao chegar ao local, à enfermeira de plantão percebeu a seriedade da situação e pegou a criança nas mãos da polícia e levou para a sala de urgência e emergência às pressas. Passando alguns minutos ouviram-se os gritos da criança.  Os policiais da Guarnição preocupados com a situação ficaram no local para dar assistência à família. Em conversa com a enfermeira, a mesma informou que se a Guarnição não estivesse agida de imediato, fazendo os procedimentos de primeiros socorros e o mais importante, ter levado a criança em tempo ágil, a criança teria morrido. Ao ouvir a enfermeira a Guarnição percebeu a importância que teve naquele exato momento. Hoje a criança se encontra em sua residência sã e salva, juntos de seus familiares. A Guarnição visitou a família com a intenção de saber como estava o estado da criança. A família ficou muito agradecida e dessa forma se tornou mais uma parceira e amiga da Polícia. É importante frisar, que a polícia não é só o braço forte, mas também a mão amiga. São situações como essa que vale apena acreditar que existem profissionais comprometidos a dar seu melhor para a comunidade. O profissionalismo, a responsabilidade, a dedicação, o autoconhecimento no exercício da atividade e o preparo dos policiais militares servem de exemplo a ser seguido por seus pares e subordinados na nobre missão do cumprimento do dever policial militar.


segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

PLACAS/PA: PIPERICULTORES DA VICINAL DO SANTA ROSA NO AVANÇO DA TECNOLOGIA

Senhor Ancelmo Burmann, orientando os companheiros no cuidado com a pimenta do reino
Técnicas observadas pelos agricultores
O plantio
Um grupo de vinte agricultores da vicinal do Santa Rosa liderados pelo senhor ANCELMO BURMANN se organizaram para trabalhar de maneira diferenciada no município de Placas. Resolveram se capacitar, fazer um treinamento para utilizar novas tecnologias no campo, diminuir custos e reduzir as perdas e os riscos no cultivo da pimenta do reino. Ao buscar mais rendimentos no campo, o agricultor brasileiro está cada vez mais ágil, conectado, “digital” e muito mais ligado ao que ocorre dentro e fora da sua propriedade.
Já produzindo
Orientações do Engenheiro
Por isso, investir no lado empreendedor pode fazer toda a diferença para a gestão da empresa rural, aumentando sua produtividade e, consequentemente, a rentabilidade da agricultura familiar. A meta desses pipericultores é produzir de 6 a 8 quilos de pimenta por pé após três anos; a produção atual é de 1 kg por pé em média. Mas o engenheiro agrônomo Jaldemir Cardias nos informou que isso é possível sim, mas os pipericultores terão que seguir a risca o que lhes fora ensinado, e utilizar as tecnologias agro-ecológicas aplicadas durante o curso. 
O engenheiro Agrônomo Jaçdemir Cardias com o
 senhor Ancelmo Burmann
Na colheita
Na primeira etapa, Jaldemir Cardias ministrou o curso na teoria e na prática, com técnicas detalhadas sobre solos, escolha de área, calagem, adubação e nutrição de plantas de pimenteira-do-reino, sistema de irrigação, principais cultivares, produção de mudas e controle da fusariose com nim indiano e outros inseticidas naturais. No curso foi construído um viveiro com mudas que o agrônomo trouxe de um viveiro certificado pelo Ministério da Agricultura, os agricultores utilizaram na prática as tecnologias de controle nas mudas das doenças causadas por fungos e vírus, insetos associados a cultivos de pimenta-do-reino. 

Sendo importante ressaltar que todo o material de adubação e controle de pragas é orgânico, o que faz com que a pimenta produzida por esses agricultores não cause nenhum dano à saúde humana.  Na segunda etapa além de ensinar novas técnicas de manejo da pimenta do reino, o Engenheiro Jaldemir Cardias também inseriu no treinamento o cultivo de verduras orgânicas. Jaldemir explicou que o produto orgânico não é apenas um produto cultivado sem o uso de adubos químicos e agrotóxicos. 

É um produto limpo, saudável, que provém de um sistema de cultivo que observa as leis da natureza e todo o manejo agrícola está baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais. A agricultura orgânica promove a fertilidade do solo, a conservação dos recursos naturais e o aumento da biodiversidade, além de ser uma excelente fonte de renda extra para os agricultores, e traz consigo a utilização de novos hábitos saudáveis, que é o de utilizar mais verduras na alimentação e ter uma melhor qualidade de vida, evitando assim algumas doenças provocadas por maus hábitos alimentares. 

Ainda na segunda etapa que ocorreu em outubro de 2018 11 meses após o inicio do curso, O agrônomo Jaldemir Cardias ensinou técnicas de como fazer o novo enraizamento do Pimental, podas adequadas, e o período correto de fazer as devidas podas. Uma das técnicas utilizadas é a de utilizar uma nova cultura no meio do Pimental, no Santa Rosa os agricultores plantaram o feijão, pois o feijão ajuda a fixar o nitrogênio  e colabora com a fertilidade do solo, pois contem micro-organismos que transformam o nitrogênio, presente em grande quantidade na atmosfera, em nutrientes, mantendo assim as pimenteiras nutridas e com um desenvolvimento superior, e muito mais resistentes. 
Hora do 0800 que ninguém é de ferro

Na Segunda Etapa do treinamento, os agricultores aprenderam a fazer a adubação nos corredores das pimenteiras, entre uma estaca e outra, esse tipo de adubação é cem por cento orgânicos e mantem o solo
preparado para nutrir as pimenteiras, pois as raízes se deslocarão rumo ao local adubado, e nas próximas adubações está garantido que as pimenteiras receberão nutrientes da forma correta e sem desperdícios. Mas o engenheiro Jaldemir Cardias explicou ainda que não basta utilizar essas técnicas, tem que ter um controle preventivo das doenças, por isso treinou os produtores a produzirem pesticidas orgânicos a base de Nim indiano, fumo, cupinzeiro e outros produtos naturais, e orientou todos a realizar as 

pulverizações de forma preventiva, pois após o seu estabelecimento, a maioria das doenças não pode mais ser controlada. Uma das principais instruções preventivas é a de evitar ao máximo o trânsito de pessoas e de máquinas que podem levar estruturas de patógenos de uma área para outra. E orientou os Pipericultores do Santa Rosa a utilizar um único local de entrada no Pimental, e utilizar uma caixa com cal virgem na entrada para desinfestação de calçados. 

A terceira Etapa do treinamento ocorreu entre os dias 04 e 08 de Dezembro de 2018, onde os agricultores continuaram na prática a utilizar as técnicas de podas e adubação em um Pimental antigo o no novo viveiro. Com as técnicas utilizadas na produção de Verduras, trabalharam um passo a passo no plantio e a produção de pimentão, alface e outras verduras. Além de ter iniciar um treinamento sobre o plantio e o manejo do Açaí, e já começaram a produzir as primeiras mudas. No dia 09 de Dezembro foi encerrada a terceira etapa do treinamento, na ocasião os produtores fizeram um delicioso almoço, com um suculento churrasco, estive presente no encerramento do curso, 

e aproveitei bem o churrasco e o "kisuco", pena que os amigos Helder Marinho e Edson Azevedo não puderam comparecer para fazer a cobertura do Evento, mas eu estive lá e os representei bem, tanto na coleta de material para a matéria, quanto na hora do churrasco, tive que fazer esse sacrifício por vocês amigos, não foi fácil, mas fiz. Não dá pra finalizar essa matéria sem enfatizar o trabalho e a luta do Guerreiro Ancelmo Burmann, que juntamente com os demais pipericultores lutam incansavelmente pelo desenvolvimento de seus ideais, correm atrás, aprendem estudam, e estão sempre buscando algo novo, novas técnicas, notas tecnologias, e procurando sempre trabalhar da forma correta. 
Ancelmo Burmann, Gilberto Leite, Engenheiro Jaldemir Cardias e
participante do curso
Lembrando a todos os leitores que todo esse trabalho iniciou a partir de uma matéria publicada no blog Sem Polêmica do amigo Helder Marinho, com um desabafo do Sr. Anselmo Burmann, matéria essa que fiz questão de compartilhar, e a partir daí se iniciou uma grande amizade entre eu o Anselmo e a família Burmann, vale lembrar que o Blog Sem Polêmica deu voz ao Ancelmo Burmann, e a milhares de agricultores que sentem na pele o que Anselmo descreveu na simplicidade de suas palavras. Anselmo Burmann agradeceu de coração a todos os que colaboraram, ou apoiaram o seu projeto de alguma forma, fez um agradecimento especial a todos os pipericultores, pois sem eles nada disso estaria acontecendo, agradece o agrônomo Jaldemir Cardias por se deslocar de Melgaço no Marajó para acompanhar esse maravilhoso trabalho, agradece Helder Marinho, Gilberto Leite e o Radialista Edson Azevedo por divulgarem o trabalho, os cursos e mostrar a todo o Brasil essa luta incansável. Ao amigo e projetista Luis Ricardo (luis da Ceplac), por incentivar e ajudar a divulgar o trabalho do grupo, além de fazer projetos naquela região, e agradece ao Sr. Newton Gerente do Banco da Amazônia de Placas, que está acompanhando o projeto e incentivando a diversificação das fontes de renda, o investimento e a capacitação para a utilização de novas tecnologias no campo, e que logo fará uma visita presencial aos produtores, agradece também ao Deputado Airton Faleiro pelo apoio dado ao grupo. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Clique no link abaixo e veja as matérias anteriores sobre esse projeto: 

SEM POLEMICA: QUE PAIS É ESSE? DESABAFO DO AGRICULTOR ...



Matéria “quase” na íntegra extraída do blog do Gilberto Leite.