quinta-feira, 31 de março de 2016

POLICIA MILITAR PRENDE EM RURÓPOLIS, FUGITIVO DA PENITENCIARIA MONTE CRISTO.

Soldado Gomes, JEAN FONSECA e Cabo Dias
Jean Fonseca 
Fugitivo da Penitenciária
A Guarnição da 17ª Companhia Independente de Policia Militar, nesta cidade, composta pelo Cabo Dias, Cabo Jean e Soldado Gomes, Hoje por volta de 06h30min, em Via publica, foi dado cumprimento ao Mandado de prisão em Desfavor de JEAN FONSECA que é fugitivo do sistema penal do Estado de Roraima onde estava Preso na Penitenciaria Monte Cristo e fugiu juntamente com mais quarenta e nove presos no dia 10 de fevereiro do corrente ano. O mesmo responde por assalto, e estava em Rurópolis a cerca de quinze dias. Após levantamento e compartilhamento de informações entre os serviços de Inteligências do Estado Pará e Estado de Roraima foi possível localizar e prender em cumprimento a ordem judicial, o qual será apresentado na Delegacia local para as providencias que o caso requer. O Major Alexandre, comandante da 17ª CIPM, agradece a população deste município que vem colaborando com as informações e informa que a Policia Militar esta a disposição da sociedade. Informa os números para contato de qualquer tipo de denuncia e que o sigilo será mantido (093) 99173 5912 e (93) 3543 1811.
Informações e fotografias: Assessoria de comunicação da 17ª CIPM

terça-feira, 29 de março de 2016

PARTIR PARA OUTRO LUGAR DE MISSÃO

Padre José em pleno Rio Arapiuns
Padre José e Padre Jean ainda em Rurópolis
Partir... É incerteza, é desafio, é mistério, é doloroso e cheio de inquietações.
Partir é sair da segurança ou da certeza e de algo que já faz parte da sua vida cotidiana e encarar novos desafios.
Sair é mesmo que romper laços de vivencia com pessoas de tantas raças e culturas que há tanto tempo foi construída e de ambiente já familiarizado.  
Partir para novo rumo e para novo lugar de missão. Assim que é a vida de um missionário. Ou como diz Papa Francisco: “devemos ser a igreja em saída”.
Parte dos amigos de Rurópolis
Pobre do meu coração sofreu, né? A tristeza tomou conta olhando rostos amados e conhecidos que tive que deixar, a emoção invade os labirintos do coração e a separação é inevitável. Pois sei que vou para um lugar distante.
Com poucas palavras somente agradeço a Deus por ter me permitido a vivenciar, aprender, crescer, caminhar com esse povo querido de distintas raças e denominação de igrejas ou seitas desse chão almejado por vastas riquezas naturais e culturais. Agradeço por Deus que proporcionou as pessoas 
Já em Arapiuns
de coração generoso que me ajudaram ao longo dessa estadia de longos anos com seus gestos de amor, carinho, atenção ou também pelas agressões verbais e reações discordando que saem do coração daquelas pessoas que não comungam com a maneira que levo o compromisso nesta paróquia. Agradeço aquelas pessoas que vivem nas comunidades espalhadas nas vicinais, ramais,  comunidades e vilarejos ao longo da BR  Transamazônica  indo para Marabá e BR  163 indo para Cuiabá. Agradeço ao Dom Capistrano OFM (emérito), e ao Dom Wilmar O. Carm,  também as paróquias vizinhas com seus padres e lideres das comunidades com que  partilhávamos nossa vida e serviço na missão.
Amigos em Rurópolis
Agradeço também para as pessoas e famílias de outras denominações Cristãs, de modo especial na pessoa do meu amigo Pastor Charles e sua esposa dona Fátima da Igreja Adventista do sétimo dia e pastoras ou pastores da igreja Luterana. 
Reconheço que há inúmeras conquistas e vitórias, felicidades e sucessos que conseguimos construir e adquirir nessa caminhada.  Mas também passamos por derrotas, fracassos, decepções, tristezas e desânimos.  
Afinal viver em Rurópolis é viver a metade dos meus  19 anos de presença aqui na Amazônia.
Folclore em Arapiuns
Reconhecendo as minhas limitações, peço perdão e desculpas por não conseguir oferecer e testemunhar daquilo que o povo de Deus quer. Mas tenha certeza que levo comigo tantas memórias preciosas gravadas no meu coração.
Assim que aconteceu.
Em resposta da carta oficial do conselho da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, foi que no dia 21 de outubro de 2014, tive que partir... Depois de muitos anos vivendo na paróquia da Santíssima Trindade de Rurópolis. Parti, mas levo vocês meu amado povo de Deus no meu pobre coração rumo a novo lugar de missão chamado RIO ARAPIUNS.
Sempre pronto para viajar...
Agora já estou com um ano aqui em ARAPIUNS.  Uma região banhada por alguns rios e afluentes e maior deles é o RIO ARAPIUNS. Aqui somente tem um padre para atender 54 comunidades espalhadas ao longo dos rios ou pelas estradas cavadas com mãos pelos povos. Maiorias das comunidades são pequenas e algumas vilas maiores. Para alcançá-las somente pelos meios de comunicação fluvial e andando nas estradas. Aqui é uma região que não escapa das influências da tecnologia, da modernidade, dos problemas e dos desafios do mundo atual.
Com as crianças em Rurópolis
No novo lugar estou aprendendo e apanhando de muitas coisas. Por exemplo: como estar no meio das pessoas de culturas tão diferentes, ou como conduzir uma voadeira ou como conseguir a legalidade para dirigir uma embarcação fluvial mesmo que já sei manejar um barco a singrar pelos rios. E mais ainda, como ir à missão no tempo chuvoso e no tempo de verão, pois as mudanças entre as estações são dramáticas.
Os dias passaram fazia um ano, mas uma coisa que não sai da minha mente é a SAUDADE. Saudade de tantas maravilhas e até certas “mordomias” que vivia em Rurópolis na Transamazônica.
Rio Arapiuns
Agradeço por esse espaço virtual como um meio de Evangelização.
Ai que saudadeeeeeeee.

Abraços fraternos a todos.


Pe.Josef, svd

COMENTÁRIO NOSSO:Padre José, ou YOUSEF MAPANG, veio da Indonésia para o Brasil, e por muitos anos, prestou um relevante trabalho de evangelização em nosso município. Sentimo-nos honrado em receber seu texto com as fotos, e colocamo-nos a sua disposição através do site sempolêmica.com – De Rurópolis para o mundo, caso haja interesse de sua parte em divulgar o seu trabalho de evangelização nessa nova localidade, o qual tenho certeza, está sendo um grande desafio. Que Deus lhe abençoe e lhe proteja sempre nessa nova caminhada. H. Marinho - VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.





domingo, 27 de março de 2016

PREFEITO PABLO GENUINO FAZ A FESTA DA PASCOA DOS ESTUDANTES DE RURÓPOLIS

Prefeito Pablo no meio da garotada
 
O Prefeito Pablo Genuíno, mesmo com a crise financeira que o país está passando, inovou nesta páscoa. O Prefeito presenteou a páscoa dos estudantes com caixas de chocolates. Nos anos anteriores foram distribuídos ovos, mas, o prefeito acha que os estudantes levando a caixas de chocolates para suas casas, toda a familia participará da festa, principalmente as mais humildes.

Todas as escolas da zona urbana receberam as caixas de chocolate, e a maioria delas fizeram suas festas. O Prefeito participou de algumas; Ele não foi a todas porque as programações foram marcadas no mesmo horário na maioria das escolas. Prefeito Pablo Genuíno marcou presença na escola o Mundo da Criança, Escola Bela Vista, Escola da Vila Nova, Escola Elcione Barbalho e Escola Almir Gabriel. 
A garotada fez a festa
A coordenação para entrega dos chocolates nas escolas ficou por conta do SEMAE na coordenação da professora Jaci, a “Preta” como é conhecida. As escolas da zona rural também receberam as caixas de chocolates, as que ainda não receberam, seus coordenadores estão autorizados a pegarem no SEMAE. Na festa da páscoa da escola Almir Gabriel o Prefeito Pablo Genuíno entregou a Diretora da Escola Professora Celiene, quatorze NOTBUK para serem sorteados entre os alunos que participaram do curso do Proe. Esses aparelhos foram prometidos pelo prefeito ano passado na festa de encerramento do curso, e somente foram entregues agora porque foram feitas licitações para os mesmos. A Diretora Celiene fará a entrega até o final do semestre na inauguração da quadra de esporte que está sendo construído pelo Prefeito Pablo Genuíno com convenio do MEC.
Texto de Manuel Cleudes e fotografias de Jociel Oliveira.

sábado, 26 de março de 2016

SÁBADO SANTO EM RURÓPOLIS

Procissão com o Círio Pascal
Bênção do Fogo
Benção da água
O Sábado Santo ou Sábado de Aleluia é também conhecido como vigília pascal, período em que as pessoas se reúnem em profunda oração aguardando a ressurreição do Cristo Salvador.
Esse é um dia de reflexão, vigília, espera pelo momento da ressurreição de Jesus, sua volta triunfante do mundo dos mortos para salvar os homens de todos os seus pecados, um ato de amor supremo pela humanidade.
Comunhão
Cirio Pascal
Devido a esse momento de vigília e reflexão que o sábado santo ou sábado de aleluia é tão respeitado pelos cristãos, pelas pessoas que realmente entendem o que é a páscoa.

Aqui em nossa cidade, a cerimônia começou por volta das 21h00min, realizada pelo Pároco Padre Jean Paul que iniciou com a bênção do fogo, dando continuidade com a procissão com velas, bênção da água, confirmação do batismo e por fim a tão esperada Comunhão Pascal, na qual rendemos ação de graças à Nosso Senhor por sua Gloriosa Ressurreição, na esperança de que possamos também nós ressurgir como Ele para a vida eterna. VEJA A MATÉRIA COMPLETA CLICANDO ABAIXO.




CRONICA DA SEMANA: ALÉM DO TEMPO.

O ontem e o hoje...
Ariosnaldo pai...
Filho.

Voltar a Belém é reencontrar o passado e até descobrir situações até então inimagináveis. Pelo visto, ela sempre esteve fazendo parte da nossa vida, nos ajudando a contar histórias. Papai tão jovem, diante de uma máquina de escrever e agora a história se repete além do tempo. É entre o real e o imaginário, entre a verdade e a fantasia perpetuada entre gerações continuamos estas narrativas. Um beijo a todos, fiquem com Deus e até a semana que vem.

sexta-feira, 25 de março de 2016

MUITOS FIÉS SE FIZERAM PRESENTE NAS SOLENIDADES ALUSIVAS A SEXTA FEIRA SANTA

Procissão da Via Sacra
Os fiés compareceram. Faltaram muitos, mas muitos estiveram presentes
Na Sexta-feira Santa, é apresentado pelos Cristãos, o drama imenso da morte de Cristo no Calvário. A cruz erguida sobre o mundo segue de pé como sinal de salvação e de esperança. Com a Paixão de Jesus segundo o Evangelho de João contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que lhe traspassou o lado. A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas.
É calculado como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril. Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia. 
Adoração da Cruz
Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos. No entanto, mesmo sem a celebração da missa, tem lugar, no rito romano, uma celebração litúrgica própria deste dia. Tal celebração tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo fato de não ter Oração eucarística, a mais importante parte da missa católica. 
Pároco Padre Jean Paul
A celebração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor vermelha (google). Aqui em nossa cidade, a Igreja católica Matriz deu continuidade nos trabalhos da Semana Santa, com a Procissão da Via Sacra, leitura da Paixão de Cristo que foi realizada pelo Padre Jean Paul, senhora Divina, senhora Cleusa e o grupo de animação; adoração da Cruz e a Comunhão. A Procissão saiu da Praça Raimundo Brito, no Centro, com o início às 13h30min, passou pelas ruas da cidade e se dirigiu até a Igreja Matriz, onde foi realizada a solenidade, ministrada pelo Padre Jean Paul. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.




quinta-feira, 24 de março de 2016

QUINTA - FEIRA SANTA

Pároco Padre Jean Paul beijando os pés, imitando humildade de Jesus quando beijou os pés de seus discípulos
Inicio
Hoje (24), na Igreja da Paróquia Santíssima Trindade, Comunidade São Francisco, foi realizada a missa da QUINTA - FEIRA SANTA, com a cerimônia do lava pés e no final foi realizada a transladação e adoração ao Santíssimo Sacramento. No decorrer da celebração, foi feito a renovação dos compromissos de Ministro Extraordinário da Eucaristia de Maria de Lourdes Almeida Marinho (Fia), haja vista, ela não ter participado da cerimônia na quarta feira. A Cerimônia Eucarística foi ministrada pelo Pároco Padre Jean Paul.
Transladaçã
 Mas qual o significado da QUINTA – FEIRA SANTA?  Quinta - feira Santa é a quinta-feira da Semana Santa, um dia antes da Sexta-Feira da Paixão (a quinta-feira antes da Páscoa). Quinta feira Santa é o nome dado ao dia em que Jesus celebrou a Páscoa judaica com Seus discípulos, esse evento também é conhecido como a Última Ceia. Dois eventos importantes são o foco da Quinta-Feira Santa. 
Pai Nosso
Saudação da paz
Em primeiro lugar, Jesus celebrou a Última Ceia com Seus discípulos e assim instituiu a Ceia do Senhor, também chamada de Comunhão (Lucas 22:19-20). Algumas igrejas Cristãs celebram um culto de comunhão especial na Quinta-Feira Santa em memória da Última Ceia de Jesus com seus discípulos. 
Transladação 
Adoração ao Santíssimo
Em segundo lugar, Jesus lavou os pés dos discípulos como um ato de humildade e serviço, criando assim um exemplo de que devemos amar e servir um ao outro em humildade (João 13:3-17). Algumas igrejas Cristãs realizam uma cerimônia de lavagem de pés na Quinta-Feira Santa para comemorar Jesus lavando os pés dos Seus discípulos. 
Maria de Lourdes renovando seu
compromisso
 
Hora de recolher e/ou cobrir todos os
símbolos em preparação para a Sexta
Feira da Paixão
A quinta-feira santa também se refere ao comando que Jesus deu aos discípulos na Última Ceia o de que eles deveriam amar e servir uns aos outros. Devemos celebrar a Quinta-feira Santa? A Bíblia não proíbe nem comanda. É uma coisa boa lembrar-se da Última Ceia e do sacrifício de Jesus a nosso favor. É uma coisa boa lembrar-se do exemplo de humildade do Senhor. No entanto, ao mesmo tempo, devemos evitar os rituais vazios de feriados a menos que sejam verdadeiramente centrados em Deus e no nosso relacionamento com Ele. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Fonte: Google




DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DE RURÓPOLIS É HOMENAGEADO NA CAPITAL PARAENSE.

Doutor Ary Vital recebendo as homenagens
Doutor Ary emocionado ao lado do pai
Na noite de ontem, 23 de Março de 2016, o delegado Ariosnaldo da Silva Vital Filho recebeu mais uma homenagem do jornalismo paraense, em especial da revista OPENNES festa realizada no mais alto estilo na noite de ontem na Estação das Docas do Pará, onde estiveram presentes diversas autoridades, personalidades do setor empresarial e do setor públicos. Sua história de vida, profissional e o sucesso das “CRÔNICAS DA SEMANA” publicadas desde 2014 no BLOG SEM POLÊMICA ganharam destaques no cenário da literatura paraense levando ao reconhecimento de público e crítica. Em contato com nossa Autoridade em carta aberta ele nos enviou seus agradecimentos da noite de ontem:
"Primeiramente agradeço a Deus por este reconhecimento fruto de um trabalho dedicado e sincero. Aos meus pais Ariosnaldo Vital e Ida Maria Soares por todo educação e amor a mim dispensado ao longo desses 39 anos. Aos meus amigos de ontem, os de hoje e os de sempre, estes os melhores do mundo, verdadeiros anjos enviados para me ajudar no crescimento pessoal e espiritual. Ao blog Sem Polêmica de Helder Marinho pela amizade e espaço concedido para minhas publicações, estas hoje de sucesso e de grande aceitação publica por sua credibilidade. Aos meus amigos Ana Pinheiro Cardoso e João Paulo pela produção artística, foto que ganhou a capa e pela amizade sincera. A minha instituição policia civil do Estado do Pará pela credibilidade e concessão para que eu participasse do evento.
 Ao meu amigo Walrimar, assessor de comunicação da Policia Civil pelo apoio e amizade. Ao meu amigo Fernando Araújo e ao grupo das revistas Negócios & Destaques e OPENNES pelo convite e garimparem esta história, onde acabei virando personagem e me levar para o cenário nacional. Ainda, não canso de externar meu mais profundo agradecimento por tamanho reconhecimento de meu trabalho literário. Por ser profissional do Direito, delegado de Polícia com muita honra, procuro desenvolver paralelamente à minha atividade outro ofício que muito me dá satisfação, que é o ofício de escrever, de contar histórias por meio de crônicas.
As crônicas começaram ser escritas no final do ano de 2014 e publicadas nas redes sociais como uma brincadeira. A intenção era apenas registrar uma mensagem reflexiva de fim de ano aos munícipes de Rurópolis, cidade às margens da Rodovia Transamazônica, na região do Tapajós, sudoeste do Estado do Pará. Foi uma forma de agradecimento pela acolhida nessa cidade, na qual tenho muita honra em trabalhar. As narrações continham algumas experiências vividas na cidade, porém, a aceitação das narrativas foi além do esperado e passaram a tocar de sobremaneira os corações das pessoas que retribuíram com inúmeras manifestações de apreço pelos textos, tomando uma dimensão inesperada de visualizações.
Foi assim que veio o convite do blog de nome "Sem Polêmica" para que as histórias continuassem e elas foram acontecendo, tomando um formato de crônicas. O Curso de Direito influenciou bastante meu processo criativo, desde quando era estudante universitário, e depois estagiário, advogado, professor e agora delegado de polícia, em razão dos contatos diários com pessoas e suas histórias, principalmente, hoje, que trabalho no interior do Estado do Pará, onde somos um pouco de tudo, inclusive conselheiros.
E graças a Deus, entendo que tenho cumprido meu papel, não somente como Autoridade Policial, mas como servidor público e cidadão, afinal são nove anos na região do Tapajós, em especial no município de Rurópolis, resolvendo conflitos, formando opiniões, ouvindo histórias, algumas dramáticas e outras cômicas. Cada uma com seu sabor e fascínio. Essas experiências são únicas, guardadas com muito carinho na minha bagagem de vida.
2015 foi o ano em que, definitivamente, essas histórias conquistaram seu espaço no coração das pessoas com uma linguagem acessível, conteúdo eclético dopado de emoção, diversão e títulos curiosos. 

Estabeleceu-se naturalmente um elo afetivo entre as crônicas e os leitores que esperavam religiosamente suas publicações, nascendo um compromisso prazeroso com o público fiel que gostava de ver e ser visto nas histórias contadas.

Por tudo isso, quero registrar meu apreço a toda essa gente guerreira, inspiração e motivação para fazer sempre o melhor, cada vez mais. Fico muito feliz e honrado por esse reconhecimento e compartilho esse prêmio com todos vocês dessa querida terra de Rurópolis. Muito obrigado! Entre o real e o imaginário, a verdade e o imaginário início uma nova história. Fiquem com Deus e até breve". Ary Vital Filho. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.