terça-feira, 30 de junho de 2015

“JUNIOR MARRETA” IRÁ DISPUTAR O CINTURÃO DO MMA NA CATEGORIA PESO LEVE NA CIDADE DE JURUTI.

A organização paraense de MMA Alternativa Fight Combat irá realizar sua segunda edição em solo paraense, no Espaço Cultural Tribódromo, na cidade de Juruti, no Estado do Pará, no dia 18 de Julho e vai contar com sete super combates.
Na luta principal, o atleta da casa, Elanilson "Negão Canela de Ferro" encara o atleta da cidade de Rurópolis/PA, Ricardo Nogueira "Júnior Marreta". O combate entre Negão e Ricardo vale o cinturão da categoria peso leve (até 70 kg) da organização.
Para quem ainda não conhece Ricardo Nogueira, o “Junior Marreta”, o atleta reside nesta cidade de Rurópolis, e é professor de Jiu Jitsu na ACADEMIA ATTACK TEAM


Uma de suas vitórias no domingo
Campeão peso leve no domingo
É graduado na faixa azul de Jiu Jitsu e foi campeão em sua categoria no primeiro campeonato de Jiu Jitsu esportivo realizado no último domingo, dia 28 de junho 2015 nas dependências do Ginásio Poliesportivo Almir Gabriel. 
Uma de suas vitórias no domingo
De acordo com o atleta, ele logo estará viajando para a cidade de Juruti, para reconhecimento do local e se preparar melhor, pois ainda se sente cansado do último campeonato. Disse ainda, que se sente confiante e que irá trazer o cinturão para nossa cidade. Desejamos êxito ao atleta em mais essa batalha e que represente bem o nosso município e faça uma boa luta. Ganhar ou perder é conseqüência, o importante é estar bem preparado e focado e seja o que Deus quiser. Que faça uma boa luta Junior Marreta, estamos torcendo por você.

EM ENTREVISTA EXCLUSIVA DELEGADO ESCLARECE SOBRE OS PROCEDIMENTOS ADOTADOS NO ÚLTIMO SÁBADO REFERENTE AO CRIME OCORRIDO NO DISTRITO DE DIVINÓPOLIS.

Momento que o DPC Ary Vital achou o corte
Em entrevista, exclusiva ao Blog Sem Polêmica, o delegado de Polícia Civil, titular neste município, Doutor Ariosnaldo da Silva Vital Filho, nos informou quais os procedimentos policiais que foram adotados a respeito do crime ocorrido no Distrito de Divinópolis, onde foi vítima o munícipe Raimundo Santos da Costa. De acordo com o delegado de polícia civil, no primeiro momento, foi feita pelo senhor Nacisio Crispin da Silva, uma comunicação de óbito, onde se relatava que na manhã de 26/06/2015, o seu sogro Raimundo Santos da Costa, brasileiro, aposentado, viúvo, natural de Olho Dágua das Cunhas/MA, nascido em 14/09/1942, foi encontrado morto em sua residência, onde não havia sinais de arrombamento, presumindo-se morte natural, em razão da idade. Porém, a polícia civil passou analisar os relatos do boletim de ocorrência e dois fatos lhe chamaram atenção:
Menor assassino
Menor assassino
um que se tratava se de um senhor aposentado que residia sozinho e outro que o corpo estaria sujo de sangue e que a porta da residência do falecido estaria aberta, ainda que não houvesse sinais de danos. Fato que chamou atenção e fez com que, posteriormente, a autoridade policial se descolasse até o necrotério do hospital, onde se encontrava o corpo e ao examiná-lo, juntamente, com o genro acabou encontrando uma perfuração na altura do pescoço do ancião, logo, presumindo-se que estava diante de um crime de homicídio. O fato foi repassado ao Major Alexandre Oliveira para conhecimento e que juntamente com policiais militares se iniciasse uma investigação, chegando-se, naquela mesma noite, a autoria do crime.
José de Abreu - Receptador
Foram apreendidos por policiais militares de Divinópolis, dois adolescentes de 17 anos, sendo que um deles era sobrinho da vítima. Ainda naquela noite foi preso em flagrante o nacional Josué Augusto de Abreu por ter comprado dos mesmos adolescentes uma arma de fogo, revolver, calibre 38. Na delegacia de polícia civil, durante o interrogatório e oitiva dos adolescentes infratores, descobriu-se que na madrugada, após ingerirem bebida alcoólica, os adolescentes foram até a casa da vítima, a qual abriu a porta sem qualquer resistência, uma vez que reconheceu um deles como seu sobrinho e dentro da casa anunciaram um assalto para roubar o dinheiro da pensão e acabaram matando o aposentado com um golpe de faca desferido na altura do pescoço. Os adolescentes além do dinheiro também roubaram um revólver municiado que estava escondido na casa. Posteriormente, o revólver foi oferecido a JOSUÉ AUGUSTO DE ABREU, que negociou que daria por tal arma um celular, este também apreendido. Em depoimento, JOSUÉ negou que sabia que os adolescentes teriam matado o idoso para lhe roubar a arma, negando qualquer participação no crime. Os objetos dos crimes foram apreendidos e encaminhados para ser periciado no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e também foi requisitada ao hospital municipal de Rurópolis a realização de Exame Cadavérico no corpo de Raimundo Santos da Costa, onde se constatou a existência de lesões corporais provocada por objeto perfurante. 
Arma do crime
Policiais militares encontraram a faca utilizada no crime, contudo, a mesma teria sido lavada pelos adolescentes a fim de se livrar dos vestígios do crime. Ainda assim, será encaminhada para a perícia local a fim de que seja detectada substância hematoide, aparentemente, notada, em algumas partes pela autoridade policial. As peças do procedimento policial foram comunicadas ao Poder Judiciário e ao Ministério Publico local, bem como, nos termos Lei. 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) se representou em desfavor dos adolescentes infratores pela internação provisória na Fundação de Atendimento Sócio educativo do Pará, localizada no município de Santarém, em razão da gravidade do crime, necessidade da manutenção da ordem social e pela falta de instituição adequada para guarnecê-los neste município. 
Objetos do crime
E mediante decisão judicial, os referidos adolescentes foram encaminhados e apresentados pelo Conselho Tutelar e Polícia Militar local, na manhã de domingo (28/06/2015) à FASEPA, na cidade de Santarém, onde permanecerão internados até decisão ulterior. O delegado esclareceu que foram lavrados dois tipos de procedimentos. Os adolescentes responderão pelo crime de Latrocínio (Roubo seguido de Morte) e Josué Augusto de Abreu foi enquadrado pelo crime de porte de arma de fogo e receptação de objeto de crime, sendo decretada a prisão preventiva a seu desfavor. O trabalho procedimental foi longo e exaustivo, contudo, a equipe de policiais civis, militares da 17ª CIPM e representantes do Conselho Tutelar de Rurópolis não mediram esforços para dar uma resposta rápida e satisfatória para a sociedade.

“Desde já, deixo registrados meus agradecimentos a todos a estes profissionais que fazem a segurança pública no município. Na pessoa do Major Alexandre Oliveira, parabenizo todo o trabalho da polícia militar; na pessoa da Coordenadora do Conselho Tutelar Adelinda Oliveira agradeço todo o esforço, zelo e dedicação e aos policiais civis Hércules dos Santos Araújo e Ronivaldo da Silva Colares pela maestria e tirocínio na condução dos trabalhos de Polícia Judiciária. Além do Poder Judiciário e do Ministério Público pela confiança em nosso trabalho policial”. Finalizou o delegado.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

SEMTRAS PROMOVEU O MELHOR ARRAIAL JUNINO DE RURÓPOLIS.

A quadrilha do grupo Jovem Sempre Renovado
A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS) promoveu no ultimo sábado, dia 27 de junho de 2015, a maior festa junina de Rurópolis. Um grande público lotou o ginásio de esporte Doutor Almir Gabriel. O Prefeito Pablo Genuíno e sua equipe de governo marcaram presença e compuseram a mesa das autoridades. A programação começou com apresentação das folclóricas bonecas caipiras; depois foi a vez da dança do carimbó da Escola Bela Vista, que abriu a programação das danças junina com uma bela apresentação. Para dar um charme a mais na festa, tivemos a escolha da miss caipira da festa.
A miss Caipira 2015 com o prefeito Pablo Genuíno
Quatro belas candidatas distribuíram charme e beleza na passarela. Todas receberam seus brindes e a vencedora foi à bela senhora Leonice Maria Knebel, que com charme e desembaraço conquistou os Jurados, sendo escolhida miss caipira. A miss caipira recebeu seu brinde especial da mão do Prefeito Pablo Genuíno.  Em seguida tivemos as piriguetes fazendo sua apresentação com muito humorismo, quando a dança do carimbó do grupo Jovens Sempre Renovados, entrou na quadra, o publico se levantou e vibrou com a beleza do vestuário do grupo, foi uma apresentação com muita alegria e desembaraço, foi um show aparte.
Mesa composta pelas autoridades.
Continuando a festa veio com muito entusiasmo e alegria a quadrilha QUADRIDANCE com um vestuário bem atrativo e muitos belos passes sincronizados. A quadrilha chamou a atenção do publico que o aplaudiu de pé. Fechando as apresentações da noite, tivemos a maior grupo folclórico do Município, a quadrilha dos JOVENS SEMPRE RENOVADOS, que trouxe um colorido todo especial estampados em suas roupas, fazendo a beleza do grupo. Os mais de cinqüenta componentes da quadrilha fizeram uma apresentação com muita alegria e desembaraço.  Seus integrantes são pessoas de todas as idades, a maioria com mais de sessenta anos, mais a idade é o que menos importa para esse grupo que tem bastante energia. A apresentação da quadrilha começou com um casamento caipira, onde o noivo perdeu a noiva no altar. Depois tudo foi só alegria. Mais uma vez o grupo Jovem Sempre mexeu com o publico no Ginásio com uma bela apresentação. Festa se encerrou com a banda Sintonia. A festa teve apoio da Prefeitura Municipal de Rurópolis. Governo Governando com a Força do Povo fazendo acontecer. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Texto sob a responsabilidade total de Manuel Cleudes






ATLETAS LOCAIS FIZERAM O BONITO NO PRIMEIRO CAMPEONATO DE JIU JITSU ESPORTIVO DE RURÓPOLIS 2015.

Boca (O Wolverine ruropolense) e Júnior Marrêta
Boca em uma de suas vitórias
Ontem, domingo (28.06.2015), com início às 10h00min, nas dependências do Ginásio Poliesportivo Almir Gabriel, com organização sob a responsabilidade da ACADEMIA ATTACK JF TEAM – Unidade de Rurópolis. O campeonato foi realizado nas categorias: Infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulto, máster e sênior, nas faixas branca, azul e roxa.  Para as faixas, branca, azul e roxa, o valor das inscrições foram R$ 30,00. Participaram do evento, vários atletas representando suas academias, dentre elas a ACADEMIA MONTE TEAM de Itaituba sob a responsabilidade do professor Carlos; 
Júnior Marrêta em uma de suas vitórias
ACADEMIA ALMEIDA TEAM, de Santarém, sob a responsabilidade do professor Jander; ACADEMIA ATTACK TEAM de Itaituba / Rurópolis, sob a responsabilidade do professor Júnior Marreta; ACADEMIA NORFIGHT de Uruará e ACADEMIA TAPAJÓS de Santarém. Todas as lutas tiveram como árbitro o professor Jander da Academia Almeida Team de Santarém. Para os vencedores, foram entregues troféus, medalhas e na categoria absoluto além do troféu e medalha o vencedor ainda ganhou um valor em dinheiro.  A academia campeã por equipe foi a ACADEMIA ALMEIDA TEAM, da cidade de Santarém; em segundo lugar ficou a ACADEMIA MONTE TEAN, da cidade de Itaituba e em terceiro lugar a ACADEMIA ATTACK JF TEAM de Itaituba / Rurópolis. 
Classificação das academias
Vale ressaltar a participação dos atletas local, principalmente do peso meio pesado, faixa Azul, Lucivaldo, BOCA, ou WOLVERINE RUROPOLENSE, como gosta de ser chamado, que foi campeão em sua categoria meio pesado, faixa azul e campeão na categoria absoluto, e JÚNIOR MARRÊTA, que foi campeão na categoria peso pena, faixa azul e ficou em terceiro lugar na categoria absoluto. Rurópolis foi representada por cinco atletas, sendo eles: Júnior Marreta, Lucivaldo, Fausto Araújo, Alan Cliff e Anderson Braga, o Téo Gordinho a “lenda”. Outros resultados da competição:  
Professores que trabalharam no evento
Categoria Branca – pena leve: 1º colocado, Paulo Kauê da Monte Team; 2º colocado, Erivelton da Almeida Team  e 3º colocado, Bruno da Attack. Categoria Branca pluma / leve 1º colocado James Sales da Monte, 2º colocado Paulo Vctor da Almeida. Categoria Branca / Adulto – Pluma – 1º colocado Elivelton da Almeida Team. Categoria absoluta – Faixa Azul: 1º colocado, Lucivaldo (Boca) – Attack, 2º colocado, Rangel e Terceiro colocado, Junior Marreta, Attack.  Categoria Absoluta Branca: 1º colocado James (Monte), 2º colocado Mateus (Monte) e 3º colocado Bruno Ribeiro (Attack Itaituba). Categoria Branca Máster: 1º colocado Alex Pereira (Almeida), 2º colocado, Mário (Almeida) e 3º colocado Alan Cliff (Attack Rurópolis). Júnior Marrêta, o organizador do evento, agradece aos patrocinadores e a todos aqueles que de uma forma direta ou indireta contribuíram para o sucesso do evento. Agradece em especial ao Prefeito Pablo Genuíno pelo apoio e patrocínio e a todos as academias, lutadores, professores e mestres que se fizeram presentes no evento. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.





sábado, 27 de junho de 2015

POLICIA MILITAR APREENDE MENORES ACUSADOS DE LATROCÍNIO NO DISTRITO DE DIVINÓPOLIS

Dois menores e um maior envolvido no crime
Josué Abreu - envolvido
Hoje, sábado (27.06.15), os menores das iniciais W. S. A, de dezessete anos e G. G. S, de dezesseis anos, foram apreendidos acusados de latrocínios. De acordo com informações, por volta de 01h30min, desta madrugada, os menores atacaram para roubar e acabaram assassinando o senhor Raimundo Santos da Costa
Arma, munição e dinheiro recuperado pela PM
No mesmo momento a Guarnição da Policia Militar que estava de plantão, composta pelo Cabo PM Lages e Soldados PM Barbosa e Evarley, se mobilizaram e entrando em ação, conseguindo prender em flagrantes os infratores. 
Com os delinquentes foram encontrados e recuperados a importância de R$ 340,00 em espécie, e uma arma de fogo calibre 38, com cinco munições intactas, que se encontrava em poder de Josué Augusto de Abreu, de vinte anos, arma esta, pertencente à vítima e que foi vendida pelo menor W. S. A. O latrocínio ocorreu no Distrito de Divinópolis, área de jurisdição de Rurópolis e os criminosos já foram recolhidos na DEPOL da sede deste município. Vale até fazermos um comentário: O Distrito de Divinópolis, localizado na Rodovia Transamazônica (BR 230), a setenta e cinco quilômetros da sede do município, é uma localidade tão pequena, mas com um índice de criminalidade muito alta. Todas as semanas têm matérias de crimes ocorridos naquele distrito: É furto, roubo, assassinato, apreensão de drogas, etc. Ainda bem que a 17ª CIPM, comandada pelo Major Alexandre, está com policiais capacitados e estão amenizando a situação. Esperamos que a “justiça”, principalmente no caso de menores, não estrague o serviço dos policiais, logo colocando em liberdade esses vagabundos.

Informações e fotografias: Assessoria de comunicação da 17ª CIPM

CRÔNICA DA SEMANA: UM(A) SELFIE COM PEDRO BUAZ

Pedro Buaz e Doutor Ary - Bem bonitos... se não conhecesse pensaria que são irmãos.
Pedro Buaz - Pessoa do bem!
É inegável que Sr. Pedro Buaz já faz parte da minha história na cidade de Rurópolis. Hoje, quando eu estava saindo do hospital municipal de Rurópolis me deparo com essa figura emblemática e ela já como o sorriso estampado no rosto estende-me a mão em cumprimento e logo um abraço fraterno. Há tempos que não o via, se quer o cumprimentava. Falar de Pedro Buaz é também uma forma de nostalgia, pois, foi uma das primeiras pessoas que me acomodou quando aqui cheguei e que acompanhou minhas alegrias e tristezas, erros e acertos, minhas calmarias e estresses. Contudo, até hoje eu não sei como se escreve o nome Buaz, se é Buaz, Buaiz, Boais, mas do jeito que for ele sempre estará eternizado nas páginas da minha vida, inclusive nossos embates polêmicos, mas que no fundo, sempre foram “coisas” de meninos, que terminavam num abraço e numa comilança na cozinha do Hotel Presidente Médici.  Relembrar tais fatos hoje me faz rir e sentir saudades. Compartilhar memórias nada mais é do que pescar o passado da gaveta, esfregá-lo e repintar as partes feias, reciclar tudo por mais do que vale.

- Olha...Sr. Pedro, quanto tempo. Tá bonito, como vai?

Forma que eu sempre o cumprimentei. E depois de um tempo, ele também passou a usar minha mesma artilha quando me encontrava, muitas vezes, até parava de varrer o pátio do hotel somente para dizer: “Olha o doutor tá bonito” ou simplesmente: “Olha o doutor...” e por mais que eu tivesse estressado parava falar com ele e dividir uma risada.

Voltando ao diálogo, ele respondeu:

- Bem doutor. O que o senhor faz por aqui?

- Vendo uma situação policial.

- Doutor, nunca mais nós nos falamos.

- Pois é Sr. Pedro, muito atarefado e também uma semana quase sem internet, sem whats App, sem telefone para lhe mandar pelo menos um “oi”.

- Foi Doutor? Esse problema ficou todo tempo esse tempo? Eu dificilmente uso essas coisas, principalmente, Whats App, somente quando me mostram alguma coisa, como uma foto, uma mensagem etc.

- E o senhor consegue?

- Claro, eu uso somente quando preciso, e às vezes nem celular eu carrego, pois todo tempo estou me ocupando, trabalhando, em setores do hospital cuidando de pacientes, auxiliando médicos, e fica até difícil atender ao telefone, mas não tem mistério, todos sabem onde me achar.


Depois que eu ouvi isso de Pedro Buaz entrei naquele meu momento chamado de “um instante que não para” e pensei com meus botões: Nossa! Quantas pessoas ficaram sem fuxicar no grupo de Whats App? Quantas vítimas foram poupadas? Digo isso, porque certa vez presenciei um linchamento de ofensas dirigidas a um professor, num desses grupos virtuais e ao me posicionar também quase fui engolido. Tive chamar esse povo para conversar, por que além dos crimes contra a honra ali presentes, havia incitação ou apologia o crime e até formação de quadrilha. Certamente, nesses dias sem sinal, o número de Bullying, calúnias, injúrias e difamações virtuais foram à 0%, mas será que pelo menos este povo aproveitou a falta de sinal da internet para pelo menos lavar uma louça, varrerem uma casa, molharem as plantas ou limparem o coco do cachorro ou cuidar do gato? A internet e os meios de comunicação estão aí para que o ser-humano evolua nas suas interações interpessoais, bem como, se utilizar de tais mecanismos para auxiliar a comunidade, no combate a violência, no repasse de informações de utilidade pública, ou simplesmente para fazer amigos, matar saudades de pessoas que estão distantes, enganando a solidão ou a dor da ausência pulsante no peito e não para arquitetar pichações injuriosas em muros públicos, vandalismos, danos e outras baixarias.
O combate é tão fácil, depois que inventaram o “Print”, quando não, basta conversar com quem viu a mensagem ou que participa do grupo referido e verificar se podem transmitir o conteúdo ou ao menos indicar os nomes dos grupos, nomes ou números telefônicos das pessoas responsáveis pelo conteúdo ofensivo. Não é? Contudo, também ressalto quantos prejuízos sofreram aqueles que se utilizam responsavelmente dos meios de comunicação para desenvolver seu trabalho, para questões empresariais, contratual e interação familiar e com isso fazem realmente a diferença na sociedade, contribuindo para sua evolução. Mas, deixa para lá, talvez tudo isso deva ser bobagem minha, são coisas da minha mente acelerada. Somente são pensamentos soltos, bobos, sem qualquer fundamento.     

- O que foi doutor? O senhor ficou assim parado, olhando para o vazio.

Perguntou Pedro. Foi então quando emergi dos meus pensamentos e lhe respondi:

- Nada. Bobagem. Fiquei aqui pensando numas coisas e mais uma vez comprovei que não devemos substituir ou restringir as relações pessoais apenas ao contato virtual. Nem reduzir a pessoas à ícones ou clicks. O reencontro é uma arte e relembrar é viver, principalmente, quando nossos corações estão isentos de mágoas.   

- Doutor, abração tenho que ver uma situação aqui no hospital.

- Calma Seu Pedro, vamos tirar uma foto ou retrato, como o senhor queira. Com esse nosso papo nasceu a crônica da semana. Posso escrever sobre o senhor?

- Pode, para o blog?

- Sim. Então, espera um pouco e deixa me ajeitar a câmera aqui na minha mão e lá vai...

- Doutor, o Senhor tirou um “Selfie”.

- Olha....Seu Pedro.

Ele riu.

- Seu Pedro, o senhor já está muitos anos aqui em Rurópolis não é? Trabalhou até com meu tio, Dr. Vital.

- Pois é. Estou há 41 anos, sou ex-funcionário do Incra, atualmente, fundação nacional de Saúde (Funasa) e trabalho com técnico de enfermagem no hospital. Anotou?

Eu disse:

- Sim, tudo anotado aqui na minha mão.

E quando vi, já estávamos ladeados de outras pessoas também tão queridas e atenciosas, mas somente com seu Pedro eu tirei um “Selfie”, afinal, não é todo dia que ele deixa alguém fazer isso. É só perguntar para ele quantas pessoas ele já deixou fazer uma “Selfie”.

E depois que nos despedimos, ficou gritando em minha mente uma dúvida. Afinal, qual é o certo: uma “Selfie” ou um “Selfie”; o “Selfie” ou a “Selfie”?  E liguei para um amigo professor de língua portuguesa, escritor, poeta, cronista e basqueteiro (jogador de basquete), que me explicou o seguinte: “Selfie é palavra inglesa, diminutivo de self, redução de self-portrait, em nossa tradução "autorretrato". Alguns gramáticos defendem que palavras estrangeiras sejam empregadas em português mantendo o gênero que têm na língua de origem, já outros advogam que essas palavras tenham em português o gênero de sua equivalente vernácula. Se adotarmos o segundo critério, daremos a palavra selfie, o mesmo gênero do português "retrato", resultado disso é que devemos dizer "o selfie", "um selfie" e não "a selfie", "uma selfie" “. Contudo, entendo que  a questão é um pouco complexa, pois, se adotarmos o primeiro entendimento, portrait  também pode ser pintura ou fotografia, logo  utilizar-se de “a Selfie”, “uma Selfie” não estaria errado.  Acho que vale uma reflexão.

E qual é o certo: Pau de “Selfie” ou bastão de “Selfie”? Essa eu sei, as duas formas estão corretas, porém, a segunda maneira de falar é mais elegante para quem quer ser elegante, dependendo da ocasião. O que eu não sei mesmo se o sobrenome do Pedro é “Buaz”, “Buaiz” ou “Boais”, nessa passei batido, pois me esqueci de perguntar.

Estas dúvidas eu deixo para vocês meus leitores favoritos comentarem em sala de aula, grupos de Whats App, nos facebooks, entre amigos nos coretos, num barzinho, no banco da praça ou onde vocês quiserem e me escrevam, eu aceito opiniões. Criem. Na última crônica, nós não criamos a palavra TPÊMICOS? Para referi-las a momentos de estresse, contudo, ela variou, pois, para Ethel Gisele há mais um “e” (TPEÊMICOS), já para mim não. Pois bem, cada um tem o seu momento e o meu é TPÊMICO somente com um “e”, quem sabe um dia eu coloque mais um. Mas, convenhamos, melhor mesmo é que o Amor entre os seres humanos sempre vença e que o preconceito e a intolerância vá para baixo da égua. Não é?

Meu querido Pedro Buaz muito obrigado por tudo, inclusive pela conversa de hoje, principalmente, pelo abraço fraterno. Que Deus te abençoe sempre, esta é minha homenagem para você.

E finalizando:

Entre o real e o imaginário, entre a verdade e a fantasia aqui contada, o que nem mais eu  mesmo já sei, encerro a crônica da semana. Um beijo à todos, fiquem com Deus e até semana que vem. Ariosnaldo da Silva Vital Filho.



sexta-feira, 26 de junho de 2015

POLÍCIA CIVIL E MILITAR DE RURÓPOLIS TRANSFEREM MAIS UM CUSTODIADO DE JUSTIÇA PARA O PRESÍDIO DE ITAITUBA/PA.


O "CANTOR" 
 Edson dos Santos Silva, vulgo “Cantor”, nascido em 15/10/1985, natural do município de Rurópolis, sem ocupação, sem residência fixa, o qual se encontrava recolhido na delegacia da cidade, enquanto aguardava por uma vaga prisional. De acordo com o delegado titular do município, Ariosnaldo Vital Filho, consta em relatório de Serviço de Inteligência policial dos Estados, que na data de 19/03/2015, Edson Santos fugiu da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, onde cumpria pena por crimes de furto, roubos e danos ao patrimônio Público e na madrugada de 21/06/2015foi recapturado por policiais militares da 17ª CIPM durante uma abordagem na comunidade de 
Divinópolis e apresentado na delegacia de Polícia Civil por forma de Mandado de Prisão expedido de Mmnº Juiz da Vara de Execução da Comarca de Boa Vista/RR.  A prisão foi oficializada ao Juiz da Comarca de Rurópolis que determinou a imediata transferência do custodiado para o Centro de Recuperação de Itaituba, assim como, foram tomadas as demais medidas de ciência ao Juízo da Vara de Execuções Penais de Boa Vista/RR. O recambiamento do preso de Justiça foi realizado pelo investigador Hércules dos Santos Araújo e pelo Policial Militar Carlos Antônio da Silva Amorim com as devidas cautelas necessárias, inclusive, o referido foi submetido a exames de corpo de delito no Centro de Perícia Científicas Renato Chaves da cidade de Itaituba.
Na manhã de ontem, 26/06/2015, foi transferido para o Presídio de Itaituba/Pa, o nacional
Fotografia e informações: POLICIA CIVIL

PROERD/RURÓPOLIS FORMA PRIMEIRA TURMA

Prefeito Pablo e Sargento Siqueira com os formandos
Sargento PM Siqueira e Sargento PM Sargento Antonio  Carlos
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education – DARE (educar para resistir ao abuso de drogas) implantado inicialmente na polícia de Los Angeles em 1983, com o objetivo de atuar na prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes, e atualmente presente em mais de 64 países.
No Brasil, o programa foi recepcionado em 1992 pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e após adaptações recebeu o nome de PROERD
Mesa composta pelas autoridades
Aplicado exclusivamente pelas polícias militares do Brasil, tem como principal público beneficiário os estudantes do 5º e 7º anos do ensino fundamental das escolas públicas e particulares. No Pará, o PROERD iniciou em 2003, tendo como municípios pioneiros: Barcarena, Augusto Corrêa e Conceição do Araguaia. E desde então, já formou aproximadamente 150.000 (cento e cinqüenta mil) crianças, tanto na capital como em diversos municípios de nosso Estado.
O PROERD é desenvolvido dentro de sala de aula, em 11 (onze) lições ministradas por policiais militares devidamente capacitados na metodologia do programa que preconiza técnicas eficazes de ensinar às crianças e adolescentes a resistirem às pressões quanto ao uso de drogas e violência; sendo assim, um importante instrumento no combate à violência escolar e ao tráfico de drogas, pois reúne família, polícia militar e escola.

Aqui em nosso município, o PROERD foi implantado no mês de abril do corrente ano, sob a responsabilidade do Major Alexandre, comandante da 17ª Companhia Independente de Policia Militar e do Sargento Siqueira. Ontem, dia 26, já foram colhidos os primeiros frutos desse grandioso trabalho, com a formação de cento e cinqüenta crianças e adolescente. A entrega de diplomas foi realizada nas dependências da Escola Almir Gabriel, e contou com a presença dos pais dos formando e várias autoridades, dentre elas o Prefeito Pablo Genuíno, Primeira Dama Katyussy Bonami, Secretário de Educação Adilson Silva, Secretário de Finanças Igor Touta, a diretora do colégio, professora Celiene Neres, Coordenador de Defesa Civil Manuel Cleudes, Sargento PM Elenilda, Sargento PM Anael, Sargento PM Joci e Cabo Isabel, todos eles trabalhando no PROERD de Itaituba. A abertura e a apresentação do evento foram feitas pelo Sargento PM Antonio Carlos e no decorrer houve entoação do Hino Nacional, e do PROERD. Houve entrega de lembranças às crianças, entrega de diplomas e discursos das autoridades presentes. Para fechar com “chave de ouro”, foi distribuído um coquetel, onde todos degustaram de salgadinho e refrigerantes. Comandante Alexandre e Sargento Siqueira, agrade ao Prefeito Pablo Genuíno pelo apoio e participação. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.







quinta-feira, 25 de junho de 2015

POLÍCIA CIVIL E MILITAR DE RURÓPOLIS TRANSFEREM ACUSADOS DE HOMICÍDIO PARA O PRESÍDIO DE ITAITUBA/PA.

Pablo e Antonio
No início da manhã do dia 23/06/2015, foram transferidos para o Presídio de Itaituba/Pa, os nacionais ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA, VULGO “TICO”, auxiliar de serviços gerias, natural de Gandu/Ba, nascido em 07/09/1991 e PABLO GEORGE MARTINS BARBOSA, VULGO “DINDIN”, auxiliar de serviços gerais, natural de Belo Horizonte/MG, nascido em 16/12/1993, acusados de terem matado à golpe de faca o braçal GERONILSON VIANA SOUZA CARVALHO, natural de Zé Doca/Ma, nascido em 03/01/1989, durante uma discussão na frente de um bar, localizado na comunidade de Divinópolis, Km 70, BR 230, zona Rural de Rurópolis, fato ocorrido na madrugada de 07 de Junho do corrente ano. Os acusados estavam presos na delegacia desta cidade, enquanto aguardavam por vagas prisionais. De acordo com o delegado titular do município, Ariosnaldo da Silva Vital Filho, os autores do delito foram presos em flagrantes delitos logo após o crime por policiais militares do Posto Policial Destacado da comunidade, sendo que a custódia foi convertida em prisão preventiva determinada pelo juiz da Comarca de Rurópolis. Segundo o delegado que presidiu o inquérito, ao final das investigações, os autores do fato foram enquadrados no crime de Homicídio qualificado, previsto no artigo 121 § 2º, II e IV DO CPB, por terem provocado uma discussão, estando sob o efeito de álcool, com a vítima por motivos fúteis, ceifando lhe a vida à golpe de faca e empreendendo fuga depois do ato criminoso.O recambiamento dos presos de Justiça foi realizado pelo investigador Hércules dos Santos Araújo e dos policiais militares Marlio Sousa Serra e Deyson Silva de Aguiar com as devidas cautelas necessárias, inclusive, os referidos foram submetido a exames de corpos de delitos no Centro de Perícia Científicas Renato Chaves da cidade de Itaituba.
Informações e fotografias: Policia Civil

ESCOLINHA DE FUTEBOL ARI PASSE 10 REALIZA PARTIDA AMISTOSA COM ATLETAS DE SANTARÉM.


Sub 15 da Escolinha Ari Passe 10

No último domingo (21/06/2015) os atletas da escolinha ARI PASSE 10 desta cidade, receberam os atletas da escolinha de futebol LIVRO NA MÃO BOLA NO PÉ da cidade de Santarém.  Foram realizadas três partidas, com atletas das categorias sub 11 e sub 15. O primeiro jogo, de categoria sub 11, foi no Ginásio Poliesportivo e a equipe da escolinha visitante venceu a partida pelo placar de 5 x 3. Após a realização do jogo de futsal, ainda houve dois jogos de futebol, realizado no Estádio Municipal Nicias Ribeiro. 
Sub 11 da Escolinha Ari Passe 10
Sub 11 da Escolinha Livro na Mão Bola no Pé
A primeira partida foi entre as equipes da categoria sub 15, na qual a escolinha LIVRO NA MÃO BOLA NO PÉ venceu pelo placar de 5 a 0. O segundo confronto foi na categoria sub 11. O jogo foi bem equilibrado e disputado onde as equipes acabaram empatando o jogo, ficando no placar de 1 x 1.  O senhor Ari, responsável pela escolinha de futebol ARI PASSE 10, aproveita o espaço para agradecer aos pais da garotada e aos patrocinadores: C/A construção, Novo Lar, Gazin, Blog Sem Polêmica e Setor de Esporte do município, que contribuíram para a realização deste evento.  VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Informações de Arimatéia (Ari) – Fotografias: Anderson Fraga – o famoso Téo Gordinho a lenda do Jiu-jítsu.