sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O PADRE INFORMA...

Padre Yosef Mapang - Pároco


   ”Assumir a vida Missionária é a tarefa mais sublime do mundo”
( São José       Freinademetz)
----------------------------
“Nós MISSIONÁRIOS DO VERBO DIVINO na Amazônia, somos convocados pelo Deus Uno e Trino, a  testemunharmos os valores do Reino  com nossa Interculturalidade,  no meio dos pobres, injustiçados e excluídos, numa contínua luta solidaria e libertadora, no resgate de sua cultura, dignidade, cidadania e na defesa da integridade  da criação em vida plena para todos (as)!”
            Essa é a parte do compromisso dos Missionários do Verbo Divino aqui na região Amazônica há mais de trinta anos, mas precisamente do inicio deste século.  Revendo   a historinha da caminhada da Paróquia Santíssima Trindade Rurópolis, nós lemos que ate ano de 1994  a paróquia estava aos cuidados dos Frades Franciscanos. Nesse mesmo ano foi feito um contrato entre bispo da Prelazia de ITAITUBA, Dom Capistrano  com a Congregação dos Missionários do Verbo Divino (SVD). O contrato foi que a Congregação assume a paróquia que naquela altura se estendia  do município de RURÓPOLIS, ate  as comunidades do território  dos municípios  de Placas e de Belterra.  
Igreja ecumênica em Rurópolis que foi construida na época da construção de Rurópolis na década de 70. Atualmente é a sede da Radio União Comunitária.
          No decorrer do tempo,  entre as luzes e sombras, altos e baixos da caminhada do povo de Deus nas suas comunidades,  sabemos que foi feita redimensionamento destas áreas e algumas comunidades foram desestruturadas  por múltiplos  motivos e com todas as suas complexidades.
            Atualmente a nossa paróquia é formada  por áreas e distritos.
 Primeiro: : área CÉU AZUL em direção Cuiabá - Santarém com seguintes comunidades: Cristo Libertador, Espirito Santo, Estrela do Norte- Piçarreira, Menino Jesus,  Sagrado Coração de Jesus – Niceia, São João, Frei Rainerio, Santo Antonio – Mensagem ou Novo Paraíso, São Pedro, Santa Efigênia e São Mateus – km 145. 
Nova igreja matriz - São Francisco que foi construida nos anos 80 e que foi reformada desse jeito no  fim de 2011. Multidão no dia da chegada da Cruz e Ícone da Jornada Mundial da Juventude  em outubro de 2012.
Segundo: Área NOVA MISSÃO , direção para Placas. Com as seguintes comunidades: Transparaná,  Alto Transparaná, Padre Cicero, São João-Flor da Selva, Estrela Dalva, São Sebastião-Nova União, Santo Antônio-Ouro Verde, São Roque-Planalto Médio, Aparecida - 12 de  Outubro, São Raimundo Nonato – Panorama, São João e  São Pedro – Bom Sucesso.
Terceiro: Distrito 5 em direção da travessão da Cachoeira: Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora Aparecida e também em direção da travessão dos Baianos: São João, Sagrada Família – Vila Maranhenses,  São Francisco - Nova Esperança e Sagrado Coração de Jesus – Alto Alegre.
Quarto: distrito  9 em direção  à Itaituba, com seguintes comunidades: Nossa Senhora da Conceição – km 122, São Francisco- km 120, Aparecida – km 115, São Joao Batista- km 112, São Sebastião – km 100, N. S Aparecida – km 95, São João Batista – km 95, Santa Luzia – km 90 e São Raimundo Nonato – km 85
Quinto: distrito  6, contem  as comunidades urbanas: São Raimundo Nonato – Leitoso, São José Carpinteiro – Bairro do Arroz,  N.S Aparecida – Bela Vista e São Francisco de Assis – matriz. 

            Este ano 2014, viemos relembrar  todo povo das comunidades que estamos completando os 20 anos  da caminhada da Congregação  com povo de  RURÓPOLIS, o povo de Deus  deste chão Transamazônica.
 Por isso elevamos nossos agradecimentos e louvores  a DEUS, Uno e Trino, que nos cumula sempre de bênçãos, graças e também lições que nos fazem amadurecer na Fé e na vida cristã.
            Nossa esperança é, que a exemplo de Santo Arnaldo Janssen e São José Freinademetz,  cada comunidade realize suas atividades na sua  comunidade e participe das atividades nível da paróquia com novo ardor missionário, dando continuidade na construção do Reino de Deus.
            Fraternalmente no Verbo Divino,

Pe. Josef Mapang, svd (pároco)     e    Pe. João Paulo , svd

TÉCNICO VELHO PARÁ, DIVULGA E CONVOCA OS ATLETAS PARA IMPORTANTE JOGO NO DOMINGO.

"Atletas" no "aquecimento"

Técnico Pará


Será nesse domingo ás 09:00 hs, na Chácara do Jean, uma sensacional partida de futebol Máster, entre a equipe da AVEPLA (Associação dos Veteranos de Placas) e os Master de Rurópolis. No primeiro jogo lá em Placas, a AVEPLA venceu pelo placar de 3x2. Após a partida, os atletas dos dois times, serão recepcionados com um grande almoço na Chácara do Róbson Alves ao som do Grupo de Pagode Espanta Cão. Os convocados para fazerem parte da equipe de Master de Rurópolis são: Helder Marinho, Hewerton Marinho, Valdinor Lemos, Edgar, Renilton, Robertinho, Tec Sat, Bené Tempero, Jeferson Bergham, Rômulo Alves, Novo Pará, Si, Abraão, Roberto Galúcio e Chagas. O Técnico Novo Pará, pede para todos se fazerem presente na hora certa, para que o jogo comece no horário previsto. O Técnico Pará avisa ainda (aviso importante), que o atleta que já chegar embriagado, só jogará na segunda etapa da partida, isso se o mesmo, já se encontrar em condições. O jogador e também cartola, Valdinor Lemos, disse que o Técnico Pará, terá mais uma chance, caso aconteça mais uma derrota do time da casa, irá reunir com a diretoria e pedir a "cabeça" do treinador.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

RECORDANDO O PASSADO...

                                       EM PÉ: Careca, Zericé, Elias, Aprígio, Helder, Luiz Crescêncio, Zé Paulo e Zé Mário.                                                AGACHADOS: Edilson Boais, Amauri, Jorge Santos, Laurindo, Edilson Nobre e Mundico.

SERÁ QUE UM DIA ESSA EQUIPE VOLTARÁ A SE REUNIR?????????????

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

"METERAM" A MÃO NO VELHO PARÁ

Velho Pará


FURTARAM DA RESIDÊNCIA DO MEU AMIGO  JOSÉ WELLINGTON PEREIRA DE ASSIS, MAIS CONHECIDO POR VELHO PARÁ, NO DIA 25, SÁBADO, SUA CARTEIRA E O SEU CELULAR. OS DOCUMENTOS PESSOAIS ESTAVAM TODOS NA CARTEIRA: IDENTIDADE, CPF, TÍTULO DE ELEITOR, CARTÃO BRADESCO VISA, ETC. VELHO PARÁ, DIZ PARA QUEM SOUBER O PARADEIRO, OU ENCONTRAR SUA CARTEIRA, QUE  A QUANTIA EM DINHEIRO QUE ESTAVA DENTRO NÃO IMPORTA, ELE QUER RECUPERAR APENAS SEUS DOCUMENTOS PESSOAIS. SE SOUBEREM DO PARADEIRO DOS DOCUMENTOS É SÓ IR ATÉ AO CARTÓRIO ÚNICO OFÍCIO, OU “CARTÓRIO DO FELIPE” COMO É MAIS CONHECIDO, QUE O VELHÃO DARÁ UMA GRATIFICAÇÃO, OU ENTÃO QUE LIGUE PARA O  SEU NÚMERO: (93)  9187-5339. TENHO CERTEZA QUE PELO MENOS UMA CAMBADA DE ACARÍ DEVE SAIR.

DPC EDINALDO SOUSA É O NOVO CORREGEDOR DA POLICIA CIVIL NO OESTE DO PARÁ.

Doutor Edinaldo e amigos

DPC´s Edinaldo Sousa e Ary Vital

Servidores da Superintendência Regional do Tapajós reuniram-se no sábado (25/01/2014) em uma grande confraternização, no clube Caçador/ ITB, para marcar a despedida do Delegado Edinaldo Silva de Sousa que deixa o cargo de Superintendente Regional do Tapajós para assumir a Corregedoria de Polícia Civil do Oeste do Pará. Delegado Edinaldo Sousa ficou a frente da Superintendência por três anos e em discurso agradeceu a colaboração de todos os servidores pela competência, empenho e dedicação durante a sua gestão. 
Hora do "Ksuco"
A confraternização contou, ainda, com a presença de familiares, amigos, autoridades de diversos municípios, bem como da delegada Marcia Rabelo da Superintendência do Baixo e Médio amazonas. A festa tomou conta de todos e se estendeu ao longo do dia, sob forte emoção, entre abraços fraternos e renovação de laços de amizades todos se congratularam pela excelente administração e pelos trabalhos policiais realizados nestes anos. Doutor Ary Vital, titular da delegacia de policia civil aqui em Rurópolis, também esteve presente na despedida, que foi regrada a muito “K-suco” e “pão doce”, coisa que eu e meu amigo DPC Edinaldo, hoje, Corregedor do Oeste do Pará, somos bem chegados. Um Abração amigo, e que seja mais uma provação de sucesso em sua brilhante carreira. Veja mais fotos clicando abaixo.
Informações:  IPC Clivia Navarro.





DPC ARY VITAL SOCORRE CAMINHONEIRO ACIDENTADO NA RODOVIA TRANSAMAZÔNICA

Scaires sendo medicado no Hospital Municipal

DPC Ary Vital e o caminhoneiro

No sábado, dia 25/01/2014, por volta das 18hs, o delegado de polícia civil, Doutor Ariosnaldo  Vital Filho, quando retornava do município de Itaituba/Pa, pela Rodovia Transamazônica,  à cinquenta quilômetros do centro da cidade, acabou socorrendo o caminhoneiro Roberto Scaires , natural de Lages/SC, nascido em 15/05/1962, Filho de Maria Rosa Scaires,  que se encontrava com uma fratura exposta no antebraço esquerdo. De acordo com o delegado, Scaires lhe contou que estava com o seu caminhão no acostamento da estrada por medida de cautela, aguardando outros veículos e carretas passarem, uma vez que as chuvas torrenciais e a estrada bastante enlameada e lisa, dificultava o tráfego, quando ele resolveu sair do caminhão e acabou tomando um tombo no meio da pista causando-lhe a lesão.
 O caminhoneiro ficou aguardando ajuda, porém, em razão da dor que sentia, resolveu caminhar enfrentando a chuva e as condições adversas da estrada a procura de uma comunidade próxima até avistar a viatura da polícia civil que trafegava pelo local. Scaires, afirma que o acidente ocorreu por volta das 16hs e já tinham se passado 2hs até ser visualizado pela autoridade policial que imediatamente tomou as cautelas necessárias e o levou para o hospital municipal de Rurópolis lhe entregando aos cuidados médicos.
“Deus sempre no comando. Certamente, já estava escrito, eu acredito nisso. Eu tinha que passar ali naquele momento e ajudar alguém que realmente precisava. Desígnios de Deus. Tudo terminou bem”. Disse o delegado.