sexta-feira, 26 de setembro de 2025

LICENÇA DE OPERAÇÃO - K & K LOJAS DE DEPARTAMENTOS LTDA

DOCUMENTO REQUERIDO: LICENÇA DE OPERAÇÃO

INTERESSADO: K & K LOJAS DE DEPARTAMENTOS LTDA

CNPJ: 37.967.271/0001-20

 

Torna-se público que protocolou junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo o pedido de Licença de Operação sob o nº 174/2025, em 25/08/2025, para a atividade de comércio varejista de móveis, localizado no município de Rurópolis-PA. 



quarta-feira, 17 de setembro de 2025

RURÓPOLIS E PLACAS ESTÃO ENTRE OS MUNICÍPIOS COM MENOR ÍNDICE DE DESMATAMENTO NO PARÁ

Relatório da Semas, com base em dados do INPE, aponta queda de 61% em relação ao mesmo período de 2024.

Os municípios de Rurópolis e Placas, na região oeste do Pará, fecharam o mês de agosto de 2025 com uma redução de 68% no índice de desmatamento em relação a agosto de 2024. Agosto foi o mês em que o Pará registrou o menor número de alertas de desmatamento para o período desde o início da série histórica, em 2019.

Segundo dados do DETER/INPE analisados pela Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (SEMAS), o recuo foi de 61% no estado. Em relação a 2020, quando os alertas somaram 824 km², a queda chegou a 91%. Já a área sob alerta no estado caiu de 192 quilômetros quadrados (km²) em agosto de 2024 para 74 km² neste ano.

O governo estadual atribui o desempenho à combinação de fiscalização, estímulo a práticas produtivas sustentáveis e valorização das comunidades locais. A estratégia, segundo a gestão, busca consolidar o Pará como referência em políticas ambientais voltadas à Amazônia.

Combate à crise climática

De acordo com o governo do Estado, os resultados refletem a estratégia de combinar comando e controle, incentivo a modelos produtivos sustentáveis e valorização das comunidades locais. “A redução histórica em agosto mostra que o Pará está avançando com firmeza no combate ao desmatamento. É a prova de que é possível alinhar desenvolvimento econômico e preservação da floresta, dando segurança para seguir ampliando nossas ações contra a crise climática”, afirmou o governador do Pará, Helder Barbalho.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade, Raul Protazio Romão, a conquista é fruto de planejamento e integração de esforços. “Esse desempenho é resultado do monitoramento contínuo, da presença em campo e do uso de tecnologia. O Pará se consolida como referência em políticas ambientais voltadas à Amazônia, e reafirma seu compromisso no enfrentamento às mudanças climáticas”, destacou.

No cenário da Amazônia Legal, o mês de agosto também marcou o menor patamar da série histórica, com 319 km² sob alerta. A participação do Pará caiu de 37% em 2024 para 23% em 2025, evidenciando avanços consistentes no combate ao desmatamento.


Fonte G1/SANTARÉM/REGIÃO

terça-feira, 16 de setembro de 2025

BRASIL ANTENADO: MAIS DE 65 MIL FAMÍLIAS DO PARÁ ESTÃO APTAS A RECEBER GRATUITAMENTE O KIT DA NOVA PARABÓLICA DIGITAL

Programa reflete compromisso com inclusão e acesso à informação, segundo Leandro Guerra, CEO da EAF, responsável pelas instalações

Programa reflete compromisso com inclusão e acesso à informação, segundo Leandro Guerra, CEO da EAF, responsável pelas instalações

A Entidade Administradora da Faixa (EAF), o Ministério das Comunicações (MCom) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) detalharam em entrevista coletiva de imprensa, como vai funcionar o atendimento do Brasil Antenado no Pará. O programa vai distribuir e instalar gratuitamente kits de uma nova parabólica digital para mais de 65 mil famílias no estado. 

“Instalamos o equipamento em municípios onde o sinal é inexistente ou precário, sem custo e garantindo maior qualidade de imagem e som”, disse Leandro Guerra, CEO da EAF.  No caso do Pará, oito cidades já podem solicitar o agendamento. “Nosso compromisso é claro: inclusão, acesso à informação e um Brasil que precisa ser visto, ouvido e antenado.”

Executado pela EAF, o Brasil Antenado é um programa do MCom em parceria com a Anatel que visa garantir a famílias de menor renda inscritas no CadÚnico acesso gratuito à TV aberta digital. Sidney Nince, Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, frisou que a iniciativa vai garantir maior oferta de canais – mais de cem. “O programa permite a democratização do acesso à TV”, afirmou.

Agendamento e instalação

Inscritos no CadÚnico já podem solicitar o agendamento, sem nenhum custo, da instalação da nova parabólica digital. O serviço está disponível para moradores de Aveiro, Bannach, Cumaru do Norte, Jacareacanga, Palestina do Pará, Piçarra, Santa Maria das Barreiras e Trairão. As famílias que se enquadrem nos critérios de seleção e residam nas cidades mencionadas devem procurar os canais de atendimento da EAF: pelo número 0800 729 2404 (ligação e whatsapp) e pelo site www.brasilantenado.org.br.

Leandro Guerra, da EAF, reforçou que o programa será executado em três fases, em 323 municípios de 16 estados, até abril de 2026. Iniciada em julho e com término previsto para 12 de outubro, a primeira fase contempla 77 municípios — 8 deles no Pará. A segunda começa em 13 de outubro e vai até 11 de janeiro de 2026, abrangendo 138 cidades, incluindo 7 do Pará. A terceira e última etapa ocorrerá de 12 de janeiro a 12 de abril de 2026, atendendo mais 108 municípios de outros estados.

Saiba mais:

www.brasilantenado.org.br

Contato:imprensa@eaf.org.br