sexta-feira, 25 de novembro de 2022

10ª CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

Participantes da Conferência

Senhora Maria Padilha, titular da SEMTRAS na solenidade
de abertura

Hoje, dia 25 de novembro de 2022, foi realizada nas dependências do Salão Nobre da SEMTRAS, a 10ª CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

Teve início às 8:00, e até às 09:00 horas, foi realizado o credenciamento; das 09 às 09:30 horas, aconteceu a abertura e solenidade; das 10 às 10:30 horas, foi realizada uma apresentação cultural e lanche. Posteriormente houve a leitura e aprovação do Regimento Interno. Às 10:30 horas, Palestra Magna com o palestrante Jonnatas Arrais, que é pedagogo, cientista social, e especialista em educação, desigualdade social, pobreza, gestão de políticas públicas Sociais e Instrumentalista do Serviço Social.

Jonnatas Arrais - Palestrante

Das 11 às 12 horas, foi feita a formação de grupos e exposição dos eixos. Após o almoço, das 13 às 16:30 horas, foi feita a Plenária para apresentação, discussão e aprovação das propostas/deliberações dos Grupos. Das 16:30 às 17 horas, Eleição dos Delegados; das 17 às 17:30 horas, entrega de Certificados e às 18 horas, encerramento da Conferencia.

As Conferencias dos Direitos da Criança e do Adolescente, são um importante marco na consolidação da participação definida na Constituição Federal, por estabelecerem uma série de mecanismo de inclusão da população na elaboração, deliberação e controle das políticas públicas.

Palestrante Jonnatas Arrais e
Secretária Maria Padilha
Entrega de Certificados
Assistente Social Ana Hard e
Secretária Maria Padilha

A queda na renda das famílias com crianças e adolescentes, a restrição do acesso a atividades escolares e à alimentação adequada, são alguns dos efeitos socioeconômicos da crise sanitária (UNICEF 2021). A pandemia aprofundou as desigualdades com maiores efeitos na vida de mulheres, negra e negros, afrodescendentes, povos indígenas e comunidades marginalizadas (OXFAM 2021). Com mais de 600 mil óbitos no Brasil, a pandemia tem múltiplos efeitos na vida de crianças e adolescentes, que vão desde óbito e sequelas em consequência da Covid-19, a violência, fome, restrição do acesso a serviços, entre outros.

Discussão dos Eixos

O objetivo  geral da 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, é promover ampla mobilização social nas esferas municipal, ESTADUAL/DO Distrito Federal e nacional, para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e suas famílias e para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia, construindo propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandêmico, construindo propostas voltadas para afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas. A 10ª Conferencia Municipal, chama todos para refletir sobre os direitos humanos de crianças e adolescentes, respeitada a diversidade, e a propor ações para reparação e garantia de políticas públicas de proteção integral.

A Pandemia evidenciou ainda, mais a necessidade de sistemas de proteção e promoção de políticas públicas que assegurem efetivamente os direitos de crianças e adolescentes e de reparação dos danos causados.

Visando o resultado esperado, está estruturado em cinco eixos temáticos, para orientar os debates:

EIXO TEMÁTICO 1: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia.

EIXO TEMÁTICO 2: Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19.

II.EIXO TEMÁTICO 3: Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia.

Um resumo...

EIXO TEMÁTICO 4: Participação da Sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico.

EIXO TEMÁTICO 5: Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e pós-pandemia de Covid-19.

Informações e fotografias de Brenda Gomes – Texto H. Marinho - VEJA MAIS FOTOS CLICANDO NO LINK ABAIXO👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇


















Nenhum comentário:

Postar um comentário