Aproximadamente 20 km de fila |
Lama... |
Poeira... |
Um
carreteiro é uma pessoa (geralmente homem) que transporta produtos, mantimentos
e artigos variados se valendo de carreta de bois. Ele sabe como lidar com os
bois, como cangá-los ao carro, como manter a carreta, como guia-la nos
diferentes terrenos e bem acomodar a carga para que não se estrague e nem se
perca. Mas... Isso foi no passado, atualmente, chama-se de CARRETEIRO o motorista da moderna carreta tracionada por cavalo
mecânico – caminhão potente com uma carroceria engatada e articulada. Dessas
carretas se podem ver muitas rodando pelas estradas. Apesar da modernidade,
devido ao descaso das autoridades competentes com a manutenção das rodovias, as
dificuldades e a preocupação de chegar ao destino, com a carga “sadia”, ainda
continua.
São dezenas, centenas, e/ou milhares de carretas atravessando o País diuturnamente,
conduzindo alimentos do sul para o norte e daqui levam o adubo. No trecho de
Mato Grosso aos portos de Miritituba, distrito de Itaituba no Estado do Pará,
os carreteiros sofrem com as dificuldades da viagem. Além dos buracos nas
Rodovias, o clima que fica em constante mudança. É vários quilômetros sob
fortes chuvas, com lamas, estradas escorregadias, e logo o clima muda, para
poeira, prejudicando a visão e facilitando para os vários acidentes que ocorrem
diariamente. Dirigir nesse trecho deixa o motorista apreensivo, pois nunca é a
mesma coisa, sempre há uma mudança, infelizmente, quase sempre para pior, ou
seja, o buraco aumentou, ou é o atoleiro que não dá condições de seguir em
frente.
Nessa batalha, está meu filho, vencendo os obstáculos que a profissão
lhe oferece. Sempre quando é possível, minha nora e meus netos o acompanham
nessa aventura. São dias viajando; dias esperando para carregar; dias esperando
para descarregar, viagens difíceis, haja vista, as condições das estradas,
centenas de carretas querendo ocupar o mesmo espaço, e ficam em enormes filas,
como dessa vez, a fila (tanto indo, como voltando) estava da Serra Marge, até a
cidade de Novo Progresso, ou seja, aproximadamente 20 km, conforme informações.
Porque que entra governo e sai governo e problema continua o mesmo nas
rodovias? Porque que as Rodovias Santarém/Cuiabá (BR 163) e a Rodovia
Transamazônica (BR 230) que são tão importantes para o desenvolvimento de nosso
País, por causa das politicagens, vivem abandonadas, ou gastando milhões com “manutenções”
que não aparecem? O Ministro de Infraestrutura do Governo Bolsonaro, Tarcísio
Gomes de Freitas, desfilou pelas Rodovias, prometendo solucionar esse problema,
com a maior brevidade possível. Apesar de ele ter sido chefe do DNIT em meados
de 2011 e não ter feito nada, o governo é novo, e vamos torcer para que dessa
vez, as promessas saiam do papel. OS
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Informações e fotografias: Carla Araújo
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