quinta-feira, 21 de abril de 2016

HOJE ALEM DE TIRADENTES SE COMEMORA O DIA DA POLICIA CIVIL E MILITAR NO BRASIL

Delegado da Policia Civil  Doutor Ary Vital e o Comandante da 17ª CIPM Major Alexandre

Como digo sempre, se é para comemorar, vamos comemorar os 365 dias, principalmente falando de policiais, que estão diuturnamente à disposição da sociedade. Mas, como hoje é um dia especial para as corporações, em nome de o delegado titular de Policia Civil deste município, Doutor Ariosnaldo da Silva Vital Filho e do comandante da 17ª Companhia Independente de Policia Militar, Major Alexandre Oliveira, nosso humilde blog, estende a todos os policiais civis e militares essa pequena homenagem, ratificando a nossa admiração e respeito pelos trabalhos realizados em todo nosso Brasil e especialmente em nosso município. Que o Homem lá de cima os proteja sempre em suas missões que são cheias de periculosidade. Amigos são muitos que ostentam essas fardas, por esse motivo não vou citá-los nominalmente, pois sempre faltaria um, então vai o meu abraço e meu respeito a todos e tenho certeza que aqueles que me consideram, se sentiram lembrados. Veja um pouco do histórico das policias no Brasil.
No dia 21 de abril comemora-se o Dia da Polícia Civil e Militar do Brasil. Neste dia também é comemorado o Dia de Tiradentes. Não por coincidência, o mártir da independência brasileira é também o patrono das policias civis e militares.
Pela sua história de sacrificar a própria vida em virtude da defesa da pátria e da sociedade, Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, é o patrono das policias brasileiras. Normalmente, o dia 21 de abril é celebrado com paradas cívico militares, que são compostas por desfiles de tropas, concessões de medalhas e promoções militares.

 
Mas qual a história da Polícia aqui no Brasil? A Polícia, enquanto instituição do governo chegou ao Brasil com Martim Afonso de Sousa, em 1530. O objetivo inicial dessa força era combater os traficantes franceses, bem como fundar núcleos povoados no litoral do país, promover a justiça civil e nomear funcionários públicos. Desde essa época, a polícia passou por várias reformulações até que, após a independência, foi instituída uma lei onde obrigava a presença de um delegado, subdelegado e chefe de polícia em cada município da Corte.
A atribuição dessa lei foi muito importante para o Brasil, pois estabeleceu relevantes disposições judiciárias, como o inquérito policial que existe até os dias de hoje. Após uma atualização – inspirada na polícia londrina – as cidades do estado de São Paulo passaram a contar com um grande efetivo de policiais uniformizados para auxiliar a Força Pública no policiamento ostensivo de rua – era a chamada Guarda Civil. Durante o regime militar, a Guarda Civil e a Força Pública foram unidas em uma só força, a Polícia Militar.
A partir de então, não só o estado de São Paulo, mas todos os outros estados da federação passaram adotar a Polícia Militar para o policiamento ostensivo e a Polícia Civil na investigação dos crimes. Mas quais são, realmente, as atribuições e funções de cada polícia?


POLÍCIA CIVIL
Atualmente, cada estado do Brasil tem uma Polícia Civil. Essa autoridade é responsável pela investigação e elucidação de crimes praticados apenas em seu território de atuação. É de sua responsabilidade elaborar boletins de ocorrência de qualquer natureza, expedir cédulas de identidade, bem como atestado de antecedentes criminais e de residência. A Polícia Civil também fiscaliza o funcionamento de determinadas atividades comerciais e autoriza a realização de grandes eventos.

POLÍCIA MILITAR
A Polícia Militar, assim como a Polícia Civil, também tem a sua atuação limitada ao estado. Ela é responsável pelo policiamento preventivo, realizando a rota ostensiva nas diversas modalidades: policiamento motorizado ou a pé; policiamento florestal; policiamento de trânsito e rodoviário; policiamento escolar e radio patrulhamento aéreo. A Polícia Militar também é considerada pela constituição como uma força auxiliar e de reserva do Exército Nacional.
Fonte: site da UNEPPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário