terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

RELATÓRIO GERAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ANO 2013 E PLANEJAMENTO PARA 2014

Secretária Katyussy Bonami e colaboradores



A atual administração do município de Rurópolis iniciou seus trabalhos em janeiro de 2013. Podemos dizer que as condições administrativas de todo o município, estava em situações precárias e que a Secretaria de Assistência Social não estava diferente. Os atendimentos aos usuários eram prestados de maneiras irregulares e os serviços se baseavam praticamente em distribuição de algumas cestas básica e cadastro único. Não recebemos nenhum histórico real de atendimento da equipe do PAIF (Programa de Apoio Integral a Família). Havia espaço físico inadequado e equipe técnica incompleta, e o Conselho Municipal de Assistência Social não estava atuando de maneira regular, em função de vários fatores, principalmente a falta de estrutura e espaço físico.
Atendimento aos idosos
Com base na realidade encontrada, entendemos que a política nacional de assistência social e o sistema único de assistência social em nosso município evoluíram durante o decorrer do ano 2013. Com a chegada da nova administração, um novo paradigma se criou na assistência social do município com a nova equipe de governo. A gestão vem trabalhando para efetivação dos serviços sócio assistencial que norteiam e direcionam a política nacional de assistência social da perspectiva de implementar o sistema único de assistência social no munícipio de Rurópolis.
Nessa linha de mudança, a atual administração municipal esta sendo inovadora, ao elaborar o plano municipal de assistência social e investir na infraestrutura da secretaria, disponibilizando um prédio próprio da prefeitura e executando reformas e ampliações além das adequações para atender as exigências da     NOB/LOAS (Normas Operacionais Básicas/Lei Orgânicas da Assistência Social), e providenciando um espaço físico exclusivo para funcionamento do Conselho Municipal de Assistência Social.
Distribuição de prêmios
Umas das ações executadas em 2013 por essa Secretaria foi a implantação de um setor de identificação em parceria com a Policia Civil do Estado, o qual fornece carteira de identidade a população Ruropolense, promovendo a cidadania e acessibilidade.
Investiu na estrutura humana aumentando o número de profissionais em serviço social e demais de nível superior (sociólogo, psicólogo e pedagogo), além de desenvolver pesquisa para formação de diagnósticos e elaborar projeto de intervenção social.
A Secretaria de Assistência Social através do Centro de Referencia e Assistência Social (CRAS), atualmente referencia aproximadamente 2.500 famílias, as quais participam dos programas sociais desenvolvidos no referido CRAS, que são os seguintes:
Ø     PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (06 a 14 anos)
Ø     PROJOVEM ADOLESCENTE (15 a 17 anos)
Ø     JOVENS SEMPRE RENOVADOS (acima de 60 anos)
Ø     CADASTRO ÚNICO DA FAMILIA 
Distribuição de Cesta Básica (parceria com INCRA)
Dentro do CRAS temos a equipe técnica do PAIF (Proteção Integral a Família), composta por assistente social, uma psicóloga, uma pedagoga, a qual realiza atendimentos diariamente, assim como palestras acompanhamentos e atendimentos psicossociais.
Também se fez o aceite do CREAS e está providenciando um espaço físico estruturado e adequado para implantação do mesmo assim como montagem da equipe técnica para o seu funcionamento, (Lei de cargos carreira e salários).
Cadastramento para recebimento da cesta básica
A atual administração entende também que mudanças não dependem somente de vontade, de entusiasmo e de muita força, mais também de recursos financeiros e vem estudando o orçamento da Secretaria de Assistência Social, pois o mesmo foi elaborado na gestão anterior e esses números hoje não atendem a necessidade da atual conjuntura de demandas e serviços desta secretaria por isso a uma forte discussão no colegiado de governo para aumento do orçamento. 
Cestas básicas distribuídas
Pessoas beneficiadas
Ressaltamos que no decorrer de todo o processo de gestão desta secretaria estaremos reavaliando nossas metas, ações prazos sempre na perspectiva de aumentar os serviços, assegurando um crescimento qualitativo de forma regular.
Finalizamos as considerações relatando que essa administração preza pela ética, transparência e pelo processo participativo e mesmo com as dificuldades encontradas pelo caminho temos consciência que as politicas públicas podem ser pensadas repensadas discutidas e elaboradas por todos os seguimentos da sociedade.
  
KATYUSSY BONAMI GENUINO
Secretária de Assistência Social
 Informações e texto, sob a responsabilidade total do assessor de imprensa Marinaldo Braga.
 

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