sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O PADRE INFORMA...

Padre Yosef Mapang - Pároco


   ”Assumir a vida Missionária é a tarefa mais sublime do mundo”
( São José       Freinademetz)
----------------------------
“Nós MISSIONÁRIOS DO VERBO DIVINO na Amazônia, somos convocados pelo Deus Uno e Trino, a  testemunharmos os valores do Reino  com nossa Interculturalidade,  no meio dos pobres, injustiçados e excluídos, numa contínua luta solidaria e libertadora, no resgate de sua cultura, dignidade, cidadania e na defesa da integridade  da criação em vida plena para todos (as)!”
            Essa é a parte do compromisso dos Missionários do Verbo Divino aqui na região Amazônica há mais de trinta anos, mas precisamente do inicio deste século.  Revendo   a historinha da caminhada da Paróquia Santíssima Trindade Rurópolis, nós lemos que ate ano de 1994  a paróquia estava aos cuidados dos Frades Franciscanos. Nesse mesmo ano foi feito um contrato entre bispo da Prelazia de ITAITUBA, Dom Capistrano  com a Congregação dos Missionários do Verbo Divino (SVD). O contrato foi que a Congregação assume a paróquia que naquela altura se estendia  do município de RURÓPOLIS, ate  as comunidades do território  dos municípios  de Placas e de Belterra.  
Igreja ecumênica em Rurópolis que foi construida na época da construção de Rurópolis na década de 70. Atualmente é a sede da Radio União Comunitária.
          No decorrer do tempo,  entre as luzes e sombras, altos e baixos da caminhada do povo de Deus nas suas comunidades,  sabemos que foi feita redimensionamento destas áreas e algumas comunidades foram desestruturadas  por múltiplos  motivos e com todas as suas complexidades.
            Atualmente a nossa paróquia é formada  por áreas e distritos.
 Primeiro: : área CÉU AZUL em direção Cuiabá - Santarém com seguintes comunidades: Cristo Libertador, Espirito Santo, Estrela do Norte- Piçarreira, Menino Jesus,  Sagrado Coração de Jesus – Niceia, São João, Frei Rainerio, Santo Antonio – Mensagem ou Novo Paraíso, São Pedro, Santa Efigênia e São Mateus – km 145. 
Nova igreja matriz - São Francisco que foi construida nos anos 80 e que foi reformada desse jeito no  fim de 2011. Multidão no dia da chegada da Cruz e Ícone da Jornada Mundial da Juventude  em outubro de 2012.
Segundo: Área NOVA MISSÃO , direção para Placas. Com as seguintes comunidades: Transparaná,  Alto Transparaná, Padre Cicero, São João-Flor da Selva, Estrela Dalva, São Sebastião-Nova União, Santo Antônio-Ouro Verde, São Roque-Planalto Médio, Aparecida - 12 de  Outubro, São Raimundo Nonato – Panorama, São João e  São Pedro – Bom Sucesso.
Terceiro: Distrito 5 em direção da travessão da Cachoeira: Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora Aparecida e também em direção da travessão dos Baianos: São João, Sagrada Família – Vila Maranhenses,  São Francisco - Nova Esperança e Sagrado Coração de Jesus – Alto Alegre.
Quarto: distrito  9 em direção  à Itaituba, com seguintes comunidades: Nossa Senhora da Conceição – km 122, São Francisco- km 120, Aparecida – km 115, São Joao Batista- km 112, São Sebastião – km 100, N. S Aparecida – km 95, São João Batista – km 95, Santa Luzia – km 90 e São Raimundo Nonato – km 85
Quinto: distrito  6, contem  as comunidades urbanas: São Raimundo Nonato – Leitoso, São José Carpinteiro – Bairro do Arroz,  N.S Aparecida – Bela Vista e São Francisco de Assis – matriz. 

            Este ano 2014, viemos relembrar  todo povo das comunidades que estamos completando os 20 anos  da caminhada da Congregação  com povo de  RURÓPOLIS, o povo de Deus  deste chão Transamazônica.
 Por isso elevamos nossos agradecimentos e louvores  a DEUS, Uno e Trino, que nos cumula sempre de bênçãos, graças e também lições que nos fazem amadurecer na Fé e na vida cristã.
            Nossa esperança é, que a exemplo de Santo Arnaldo Janssen e São José Freinademetz,  cada comunidade realize suas atividades na sua  comunidade e participe das atividades nível da paróquia com novo ardor missionário, dando continuidade na construção do Reino de Deus.
            Fraternalmente no Verbo Divino,

Pe. Josef Mapang, svd (pároco)     e    Pe. João Paulo , svd

Nenhum comentário:

Postar um comentário