sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

47 ANOS... RURÓPOLIS, NOSSO ESPAÇO, NOSSO LUGAR E SUAS MUDANÇAS

Pedra Fundamental...

Noely Kurt...

Hoje comemoramos o aniversário de fundação de Rurópolis. Ela foi fundada em 1974, em 12 de fevereiro. Essa data me remeteu a minha vinda para essa cidade que me abriga há mais de 30 anos, uma vez que vim em 1982.

Fiquei imaginando o que mudou desde a minha chegada. Talvez dirão que pouca coisa, mas para eu, muita coisa mudou. Lembro que quando cheguei, minha expectativa, enquanto adolescente era grande, mas a cidadezinha não oferecia muita coisa. Não tinha energia elétrica e nem televisão, pois aqui não tinha canal de retransmissão. Nosso único contato com o mundo lá fora era a rádio Nacional da Amazônia. Era pelo rádio que ouvíamos novela, lançamentos de novas músicas e a política como estava. Quem era adolescente nesse período, com certeza se apaixonou por algum locutor da referida rádio.

Bandeira de todos os Estados brasileiro, incluindo o Distrito
Federal - Praça Cívica

Nosso lazer era o rio que corta nossa cidade, o Leitoso. Mas não era ainda a cachoeira, mas alguns lugares no próprio bairro do Leitoso. No final de semana, todos os jovens que gostavam de se divertir, desciam a tão famosa ladeira do leitoso para ir nos locais destinados a esse fim.

Outro espaço muito frequentado pelos jovens da época, era a quadra do AAR, lá eram realizadas os jogos de futsal e vôlei, bem como as festas dançantes no referido clube, que na época era chamada de ASIPI.

O Hotel Presidente Médici também era usado por festas mais restritas a funcionários federais, mas o VECAN, atual Sporting, era destinado ao povo em geral, sendo muito requisitado por todos os jovens do local. Festas eram realizadas uma vez por mês e olhe lá. Quando eram realizadas, eram um evento tipo a festa da virada ou a festa de emancipação da cidade, que são as principais e que reúnem mais pessoas.

Titular: Joselino TAKÁ Padilha

Nossa única escola urbana era o Eurico Valle, que quando cheguei aqui, só tinha turmas até a 7ª série, o que fez com que alguns alunos tivessem que ficar esperando para poder continuar estudar, como foi o caso do meu irmão. Quem estudou nesse período, deve lembrar dos parques de diversão que vinham e se instalavam ao lado da escola, pois ela ainda não era murada. Demorou quase dez anos para que tivéssemos o 2º grau, atual ensino médio. Como sempre, poucos conseguiam sair para estudar fora, então quando foi instalada uma turma de magistério, comemoramos como se fosse uma turma da universidade. Nesse período, tínhamos apenas um professor, que ainda estava cursando pedagogia, mas que fez toda a diferença, pois era um amante da educação e fez com que nos encantássemos pelo ensino, formando professores que já atuavam e novos professores, como foi meu caso e acendeu a luz da vontade de estudar, na maioria de seus alunos. Não tem como não citar o nome dele, professor Alderi Campiol Baségio. A escola Eurico Vale, foi berço de outros excelentes educadores, e ainda o é, bem como todas as outras escolas, cada um em sua modalidade, também o são.

Câmara Municipal - Titular: Anderson Guimarães Pinto

E o esporte, quem lembra? As disputas entre o Sporting e o ARR, com suas torcidas organizadas, no futebol de campo. Quadra de esporte só tínhamos uma, a do ARR, o que dava um status melhor ao time, apesar de que o Sporting conquistava mais títulos. Detalhe, sempre fui torcedora apaixonada do Sporting, portanto, sou suspeita de falar.

A cidade foi crescendo, com a vinda de pessoas de diversas regiões do país. Novos bairros foram surgindo, e o que era tão distante ficou sendo apenas um logo ali. Surgiram novos lugares de lazer, novas escolas e novos estabelecimentos comerciais. Alguém lembra de como era difícil encontrar alguns alimentos antes de ter energia elétrica por aqui? De como muita coisa mudou com a chegada da energia?

Provavelmente ficaria o dia todo escrevendo o quanto nossa cidade mudou, desde que foi inaugurada, há 47 anos atrás. Porque muita coisa com certeza mudou para melhor e hoje seria impossível viver sem algumas delas, como a internet, por exemplo, ou a energia, ou as mercadorias que temos acesso, novos espaços de lazer entre tantas outras mudanças.

Mesmo que ela não seja a cidade ideal e que precisamos ainda de muita coisa, é a cidade que aprendemos a amar e a querer voltar quando vamos embora, pois aqui é o nosso lugar, é onde conhecemos quase todo mundo e que temos a segurança de ir e vir onde e quando quisermos.

Parabéns Rurópolis, que cada dia nossa cidade cresça, em todos os sentidos, para que nosso povo possa viver dignamente em uma cidade que ofereça todas as condições para isso.

Texto: Noely Kurtz é Professora, com Licenciatura Plena em Geografia, e Pós Graduada em Metodologia do Ensino de História e Geografia.


PARABÉNS RURÓPOLIS!!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário