sábado, 15 de junho de 2019

RURÓPOLIS TERÁ DOIS REPRESENTANTES DOS USUÁRIOS DO SUS NA 16ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE

 
Nos dias 13 e 14 de junho, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o Conselho Estadual de Saúde realizou a 13ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DO PARÁ com o tema central “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. Essa Conferência é a instância máxima de deliberação do controle social do SUS, cuja função é debater as necessidades e vulnerabilidades da população e temas pertinentes para o fortalecimento dos programas e ações de saúde adotadas no âmbito do Estado do Pará. O evento teve como objetivo de 

"analisar o consolidado das propostas aprovadas nas Conferências ou Plenárias Municipais de maneira a avaliar a situação da saúde a partir das necessidades de saúde locais e participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual (PPA) e dos Planos Municipais, Regionais, Integrados, Estadual e Nacional de Saúde, no contexto dos 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS)". Também são objetivos do evento discutir o tema central a partir dos quatro eixos: “Democracia e a Participação Social na Saúde”, “Saúde como Direito”, “Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde” e “Financiamento adequado e suficiente para o SUS”. 

A Conferência contou com a participação de 1.025 pessoas, das quais 900 foram de delegados e delegadas municipais, sendo 25% de gestores e prestadores de serviços de saúde, 25% de trabalhadores de saúde e 50% de usuários do SUS. 
O município de Rurópolis foi representado pelos Delegados: Luzineide Brito (trabalhadora), Rudney Sousa (gestão), Edinalva Silva (usuária) e Eduarda Costa (usuária). 

Durante a Conferência, foram eleitos os 104 delegados, que vão representar o Pará na 16ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada, de 4 a 7 de agosto em Brasília. Dentre esses, pela primeira vez Rurópolis terá 2 representantes, dentre os 08 da região oeste do Pará, que irão à Brasília para defender as propostas para região do Tapajós. A Secretaria de Saúde parabeniza todos seus delegados que nos representaram brilhantemente nas discussões, agradece aos delegados Rudney e Luzineide pela articulação com demais delegados para eleição de nossas delegadas Edinalva Silva e Eduarda Costa, ambas representantes dos usuários do SUS de Rurópolis, para nos representar na Conferência Nacional de Saúde.


Informações e fotografias; ASCOM/SEMSA
 
VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO⇙




















Nenhum comentário:

Postar um comentário