segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

PLACAS/PA: PIPERICULTORES DA VICINAL DO SANTA ROSA NO AVANÇO DA TECNOLOGIA

Senhor Ancelmo Burmann, orientando os companheiros no cuidado com a pimenta do reino
Técnicas observadas pelos agricultores
O plantio
Um grupo de vinte agricultores da vicinal do Santa Rosa liderados pelo senhor ANCELMO BURMANN se organizaram para trabalhar de maneira diferenciada no município de Placas. Resolveram se capacitar, fazer um treinamento para utilizar novas tecnologias no campo, diminuir custos e reduzir as perdas e os riscos no cultivo da pimenta do reino. Ao buscar mais rendimentos no campo, o agricultor brasileiro está cada vez mais ágil, conectado, “digital” e muito mais ligado ao que ocorre dentro e fora da sua propriedade.
Já produzindo
Orientações do Engenheiro
Por isso, investir no lado empreendedor pode fazer toda a diferença para a gestão da empresa rural, aumentando sua produtividade e, consequentemente, a rentabilidade da agricultura familiar. A meta desses pipericultores é produzir de 6 a 8 quilos de pimenta por pé após três anos; a produção atual é de 1 kg por pé em média. Mas o engenheiro agrônomo Jaldemir Cardias nos informou que isso é possível sim, mas os pipericultores terão que seguir a risca o que lhes fora ensinado, e utilizar as tecnologias agro-ecológicas aplicadas durante o curso. 
O engenheiro Agrônomo Jaçdemir Cardias com o
 senhor Ancelmo Burmann
Na colheita
Na primeira etapa, Jaldemir Cardias ministrou o curso na teoria e na prática, com técnicas detalhadas sobre solos, escolha de área, calagem, adubação e nutrição de plantas de pimenteira-do-reino, sistema de irrigação, principais cultivares, produção de mudas e controle da fusariose com nim indiano e outros inseticidas naturais. No curso foi construído um viveiro com mudas que o agrônomo trouxe de um viveiro certificado pelo Ministério da Agricultura, os agricultores utilizaram na prática as tecnologias de controle nas mudas das doenças causadas por fungos e vírus, insetos associados a cultivos de pimenta-do-reino. 

Sendo importante ressaltar que todo o material de adubação e controle de pragas é orgânico, o que faz com que a pimenta produzida por esses agricultores não cause nenhum dano à saúde humana.  Na segunda etapa além de ensinar novas técnicas de manejo da pimenta do reino, o Engenheiro Jaldemir Cardias também inseriu no treinamento o cultivo de verduras orgânicas. Jaldemir explicou que o produto orgânico não é apenas um produto cultivado sem o uso de adubos químicos e agrotóxicos. 

É um produto limpo, saudável, que provém de um sistema de cultivo que observa as leis da natureza e todo o manejo agrícola está baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais. A agricultura orgânica promove a fertilidade do solo, a conservação dos recursos naturais e o aumento da biodiversidade, além de ser uma excelente fonte de renda extra para os agricultores, e traz consigo a utilização de novos hábitos saudáveis, que é o de utilizar mais verduras na alimentação e ter uma melhor qualidade de vida, evitando assim algumas doenças provocadas por maus hábitos alimentares. 

Ainda na segunda etapa que ocorreu em outubro de 2018 11 meses após o inicio do curso, O agrônomo Jaldemir Cardias ensinou técnicas de como fazer o novo enraizamento do Pimental, podas adequadas, e o período correto de fazer as devidas podas. Uma das técnicas utilizadas é a de utilizar uma nova cultura no meio do Pimental, no Santa Rosa os agricultores plantaram o feijão, pois o feijão ajuda a fixar o nitrogênio  e colabora com a fertilidade do solo, pois contem micro-organismos que transformam o nitrogênio, presente em grande quantidade na atmosfera, em nutrientes, mantendo assim as pimenteiras nutridas e com um desenvolvimento superior, e muito mais resistentes. 
Hora do 0800 que ninguém é de ferro

Na Segunda Etapa do treinamento, os agricultores aprenderam a fazer a adubação nos corredores das pimenteiras, entre uma estaca e outra, esse tipo de adubação é cem por cento orgânicos e mantem o solo
preparado para nutrir as pimenteiras, pois as raízes se deslocarão rumo ao local adubado, e nas próximas adubações está garantido que as pimenteiras receberão nutrientes da forma correta e sem desperdícios. Mas o engenheiro Jaldemir Cardias explicou ainda que não basta utilizar essas técnicas, tem que ter um controle preventivo das doenças, por isso treinou os produtores a produzirem pesticidas orgânicos a base de Nim indiano, fumo, cupinzeiro e outros produtos naturais, e orientou todos a realizar as 

pulverizações de forma preventiva, pois após o seu estabelecimento, a maioria das doenças não pode mais ser controlada. Uma das principais instruções preventivas é a de evitar ao máximo o trânsito de pessoas e de máquinas que podem levar estruturas de patógenos de uma área para outra. E orientou os Pipericultores do Santa Rosa a utilizar um único local de entrada no Pimental, e utilizar uma caixa com cal virgem na entrada para desinfestação de calçados. 

A terceira Etapa do treinamento ocorreu entre os dias 04 e 08 de Dezembro de 2018, onde os agricultores continuaram na prática a utilizar as técnicas de podas e adubação em um Pimental antigo o no novo viveiro. Com as técnicas utilizadas na produção de Verduras, trabalharam um passo a passo no plantio e a produção de pimentão, alface e outras verduras. Além de ter iniciar um treinamento sobre o plantio e o manejo do Açaí, e já começaram a produzir as primeiras mudas. No dia 09 de Dezembro foi encerrada a terceira etapa do treinamento, na ocasião os produtores fizeram um delicioso almoço, com um suculento churrasco, estive presente no encerramento do curso, 

e aproveitei bem o churrasco e o "kisuco", pena que os amigos Helder Marinho e Edson Azevedo não puderam comparecer para fazer a cobertura do Evento, mas eu estive lá e os representei bem, tanto na coleta de material para a matéria, quanto na hora do churrasco, tive que fazer esse sacrifício por vocês amigos, não foi fácil, mas fiz. Não dá pra finalizar essa matéria sem enfatizar o trabalho e a luta do Guerreiro Ancelmo Burmann, que juntamente com os demais pipericultores lutam incansavelmente pelo desenvolvimento de seus ideais, correm atrás, aprendem estudam, e estão sempre buscando algo novo, novas técnicas, notas tecnologias, e procurando sempre trabalhar da forma correta. 
Ancelmo Burmann, Gilberto Leite, Engenheiro Jaldemir Cardias e
participante do curso
Lembrando a todos os leitores que todo esse trabalho iniciou a partir de uma matéria publicada no blog Sem Polêmica do amigo Helder Marinho, com um desabafo do Sr. Anselmo Burmann, matéria essa que fiz questão de compartilhar, e a partir daí se iniciou uma grande amizade entre eu o Anselmo e a família Burmann, vale lembrar que o Blog Sem Polêmica deu voz ao Ancelmo Burmann, e a milhares de agricultores que sentem na pele o que Anselmo descreveu na simplicidade de suas palavras. Anselmo Burmann agradeceu de coração a todos os que colaboraram, ou apoiaram o seu projeto de alguma forma, fez um agradecimento especial a todos os pipericultores, pois sem eles nada disso estaria acontecendo, agradece o agrônomo Jaldemir Cardias por se deslocar de Melgaço no Marajó para acompanhar esse maravilhoso trabalho, agradece Helder Marinho, Gilberto Leite e o Radialista Edson Azevedo por divulgarem o trabalho, os cursos e mostrar a todo o Brasil essa luta incansável. Ao amigo e projetista Luis Ricardo (luis da Ceplac), por incentivar e ajudar a divulgar o trabalho do grupo, além de fazer projetos naquela região, e agradece ao Sr. Newton Gerente do Banco da Amazônia de Placas, que está acompanhando o projeto e incentivando a diversificação das fontes de renda, o investimento e a capacitação para a utilização de novas tecnologias no campo, e que logo fará uma visita presencial aos produtores, agradece também ao Deputado Airton Faleiro pelo apoio dado ao grupo. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Clique no link abaixo e veja as matérias anteriores sobre esse projeto: 

SEM POLEMICA: QUE PAIS É ESSE? DESABAFO DO AGRICULTOR ...



Matéria “quase” na íntegra extraída do blog do Gilberto Leite.










Nenhum comentário:

Postar um comentário