domingo, 2 de dezembro de 2018

DEZESSETE JOVENS CONFIRMAM SUA FÉ ATRAVÉS DA CRISMA E PADRE JHON WAYAN PURNAWAN (“JOÃOZINHO”) É NOMEADO PELO BISPO DOM WILMAR SANTIN COMO PÁROCO DA IGREJA CATÓLICA NO MUNICÍPIO.

Dom Wilmar Santin, Pároco Joãozinho, a Catequista Noely Kurtz e os crismandos
Os jovens...

ADVENTO: recebe este nome as quatro semanas antes do Natal. Este período litúrgico evoca a dupla vinda de Jesus Cristo: a verificada em Belém, quando Ele veio ao mundo, e a que ocorrerá no Seu regresso no Dia do Juízo. Por isso a característica deste tempo, com o qual começa o ano eclesiástico, é a purificação como preparação para receber Aquele que está para vir. O caráter penitencial do advento é acentuado pela cor litúrgica, que é o roxo. Advento é um período mencionado no calendário religioso, é um tempo de alegria para os cristãos, caracterizado pela preparação para o nascimento de Jesus. 
As jovens...
É por essa razão que hoje em dia o período do advento é definido pelas quatro semanas que antecedem o Natal, tendo início no Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro, indo até o dia 24 de Dezembro, sendo o primeiro tempo do ano litúrgico. Segundo a Bíblia, o Anjo Gabriel apareceu a Maria numa visão, dizendo que em breve ela daria à luz a um menino, o filho de Deus que viria para trazer luz ao mundo. Esse tempo de espera é caracterizado hoje como advento. Coroa do advento: A coroa do advento é uma coroa de ramos de abeto, com quatro velas (círios), que se acendem uma após a outra nos quatro domingos do advento. 
Padre Joãozinho fazendo seu juramento
Este costume é relativamente recente, que remonta talvez ao século XIX, e que se difundiu a partir da I Guerra Mundial. Este ramo está pleno de simbolismo. A sua forma circular representa a eternidade e a sua cor remete para a esperança e vida. Em muitas coroas, existe uma fita vermelha, que simboliza o amor de Deus pela humanidade e o amor das pessoas que esperam o nascimento de Jesus. As quatro velas da coroa representam cada uma das quatro semanas e são acesas em cada Domingo do Advento.
Hora do Crisma...
A Crisma ou Confirmação, segundo a doutrina da Igreja Católica, é um sacramento em que o fiel recebe, através da ação do bispo, uma unção com a Crisma (óleo de oliveira). Trata-se de um rito em que o ministro sagrado impõe as mãos sobre os confirmandos, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo de oliveira. "O Crisma é um sacramento que nos dá o Espírito Santo, imprime na nossa alma o caráter de soldados de Cristo, e nos faz ser perfeitos cristãos." É uma confirmação do Batismo. A Crisma é inseparável do Batismo. Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, por exemplo, são considerados pela Igreja Católica como sendo os "sacramentos da iniciação cristã". 
Hora da Comunhão...
A imposição das mãos é reconhecida pela tradição católica como a origem do sacramento da Confirmação. Após esse preâmbulo, Ontem, dia 01 de Dezembro de 2018, já sendo comemorado o primeiro dia do Advento, haja vista, que a celebração do sábado já corresponde a de domingo, obedecendo a normas da Igreja, tivemos a presença do Bispo Dom Wilmar Santin, que ministrou a celebração da Santa Eucaristia, juntamente com o Padre Joãozinho. Na oportunidade, com a transferência do Padre Jean Paul, que durante sua permanência em nosso município, prestou relevantes serviços, ontem, Dom Wilmar, nomeou o Padre JHON WAYAN PURNAWAN para exercer oficialmente o cargo de Pároco 
Pároco Joãozinho, acendendo a vela verde, simbolo da esperança
da Igreja Católica, neste município de Rurópolis, para o qual desejamos que DEUS lhe ilumine e que faça o seu trabalho da melhor forma possível, sempre levando a palavra do Senhor aos necessitados. Durante a nomeação, Dom Wilmar, entregou simbolicamente alguns objetos: A chave da Igreja; a chave do Sacrário; instrumento do Batismo; a Estola Rocha, que é símbolo de penitencia, e que deve ser usada quando no atendimento da confissão. Após as entregas simbólicas dos objetos que lhe impõe os direitos e deveres, Padre Joãozinho fez o seu juramento de fidelidade. 
Padre Joãozinho recebendo a Estola
Após a confirmação da nomeação, a celebração seguiu, e logo chegou a hora do CRISMA. Com a orientação e capacitação da professora Noely Kutz, dezessete jovens foram crismados, confirmando assim a sua Fé em Cristo. Os crismados foram: Amanda Jamilly O. Silva, Arlian Jamem O. Silva, Allanya Angelina de O. Silva, Ana Clara Fraga dos Santos, Clara Irlana S. Serra, Daniele Barros Matos, Eliaby Oliveira Silva, Josivaldo de Jesus C. Mendes, Hiago Bonato dos Santos, Karollyna Mell Ramos Kurtz, Marcelle Lorrany Godoi Ferreira, Matheus Cauã Rodrigues Scalabrin, Naara Camilly Gomes de Oliveira, Sandiely Barros Matos, Taiguara da Silva Penha, Tainara Barros Matos e Vandressa Pedrosa Silva. Posteriormente ao Crisma, houve um agradecimento emocionado da Catequista Noely Kurtz, apresentação dos aniversariantes do dia, e a Benção Final. Após a realização da Santa Missa, todos se reuniram ao Barracão Comunitário, onde foi servido um farto jantar a todos os presentes. VEJA VÍDEOS E MUITAS FOTOS CLICANDO ABAIXO.

Fotografias: H. Marinho – Vídeos: Anderson Fraga e H. Marinho






Igreja Matriz
















































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário