sábado, 1 de dezembro de 2018

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE ENFERMEIRA FERNANDA CARDOSO ESCLARECE:

Esse por do sol é na área ribeirinha do município
 
A matéria “RURÓPOLIS TERÁ EQUIPE DE SAÚDE RIBEIRINHA” que publicamos anteriormente gerou vários comentários de pessoas que apesar do conhecimento da necessidade, se faz de ignorante e ficam questionando as ações e os trabalhos realizados pelas secretarias tentando denegrir a imagem de seus titulares e atingir o gestor municipal. Apesar das várias matérias já publicadas (clique nos links abaixo e veja as matérias), informando as ações e os trabalhos realizados nas comunidades, ainda tem pessoas que desconhece que o município tem uma área ribeirinha, que conforme informações da Secretária Enfermeira Fernanda Cardoso, são compostas de NOVE comunidades, onde está estimada a existência de mais de mil habitantes nessas margens do Rio Tapajós.

Devido à falta de embarcação, ainda não foi possível nem fazer o cadastro das famílias, para saber na realidade os números existentes. Ainda pela falta de embarcação, os Agentes Comunitários da Saúde também não puderam realizar suas visitas; agora terão uma lancha e uma equipe completa de Saúde da Família para as ações regulares: Médico, enfermeiros, Técnicos de enfermagem e Microscopista, além da equipe do NASF que também incluirá a área para visita. Para melhor esclarecimento, a Secretária Enfermeira Fernanda Cardoso, colocou na página da Secretaria municipal de Saúde o texto abaixo:
Vereador Robson Alves, com a equipe da Saúde em ação na área ribeirinha
HISTÓRICO DO PROJETO EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA RIBEIRINHA
Talvez algumas pessoas não saibam, mas Rurópolis herdou do município de Aveiro, em sua emancipação em 1988, aproximadamente 40 km da margem direita do Rio Tapajós, onde se situam as comunidades: Santarenzinho, Itapacurazinho, Livramento, Nazaré, Igarapé Açu, Lago do Roque, Porto Franco, Batatal e Monte Cristo. Essas comunidades passaram a receber melhor assistência em Saúde a partir de Abril de 2017, quando uma equipe da SEMSA (Técnico Rudney Sousa, Enfermeira Shayanne Mattos, Farmacêutica Letícia Carvalho, Enfermeira Jeane Facione e Nutricionista Jhwllyane Moraes) realizou uma expedição acompanhada do Vereador Robson Alves. 
Praia e beleza do lugar

A partir dessa data foram realizadas diversas expedições e, para melhorar a cobertura da assistência em saúde, a SEMSA elaborou, apresentou e conseguiu aprovação do Projeto de Equipe de Saúde da Família Ribeirinha, tanto pelo Conselho Municipal de Saúde, na Comissão Intergestores Regionais, na Comissão Intergestores Bipartite, até chegar ao Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde e conseguir aprovação e habilitação para financiamento de mais esse serviço. 
Localização da área ribeirinha
Ao mesmo tempo em que o projeto tramitava, recebemos a Emenda Parlamentar do Deputado Joaquim Passarinho em que a Secretaria de Saúde cadastrou a aquisição de uma lancha para viabilizar a execução das Ações em Saúde na área Ribeirinha! Todo esse processo foi demorado, e contou com empenho de profissionais para ser realizado, pois elaboraram o projeto: Enfermeira Shayanne Mattos e Rudney Sousa. E também contou com o empenho de Arlete da Silva no processo de licitação e aquisição da lancha!  A Secretaria agradece o empenho desses profissionais para realização de mais um sonho, pois agora teremos financiamento federal para levar assistência em saúde para as nossas comunidades mais distantes e teremos embarcação própria para melhor atender as necessidades dessa população! A Secretaria agradece ainda a parceria do Vereador Robson Alves que se fez presente em todas as expedições a essas comunidades!!! O bom resultado sempre será fruto de um bom trabalho em equipe!!!

SE NÃO TEM COMPETENCIA PARA AJUDAR, NÃO ATRAPALHA!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário