quinta-feira, 15 de novembro de 2018

MAIS DE 400 PESSOAS FORAM BENEFICIADAS NA 1ª JORNADA CIRÚRGICA DE CATARATA.

Doutor João Neto no trabalho cirúrgico
Prefeito Joselino TAKÁ Padilha, Secretária Municipal de Saúde
Enfermeira Fernanda Cardoso, Doutor João Neto e parte dos beneficiados

A Prefeitura de Rurópolis Governo Trabalho e Desenvolvimento, através da Secretaria de Saúde do Município, concluiu na segunda-feira 12/11, a Iº Jornada Cirúrgica Oftalmológica. Ao todo foram atendidas 404 pessoas que passaram por avaliação; 117 foram operadas de Catarata; 30 de Pterígio a chamada carne crescida. A Primeira etapa da Jornada aconteceu nos  dias 16 a 20 de outubro, quando 167 passaram por avaliação, 62 foram operadas de catarata e 21 de Pterígio (carne crescida). 
Técnicas de Enfermagem, com pacientes no aguardo da cirurgia
Sábado (20) pela manhã os pacientes passaram por avaliação pós-operatório, com o  Doutor   João Neto que realizou ás cirurgias, sem que nenhum apresentasse qualquer reação contrária  aos procedimentos. A Segunda e última etapa da Iº Jornada Cirúrgica Oftalmológica,  aconteceu nos dia 10 a 12 de novembro; Desta vez 237 pessoas foram  avaliadas (se realmente necessitavam da cirurgia), 55 foram operados de catarata e 09 da chamada carne crescida. A Realização do Iª Jornada de Cirúrgica de Catarata em Rurópolis,  atende a um grande número de pessoas que precisavam fazer o procedimento, muitos esperavam há anos em uma fila do SUS; 
Prefeito Joselino TAKÁ Padilha fez questão de agradecer pessoalmente
ao Doutor João Neto
"já tinha perdido a esperança, não tenho dinheiro para pagar uma operação, e nem ir para outra  cidade" disse um dos pacientes  que passou pela cirurgia, em agradecimentos ao prefeito Taká e a equipe de profissionais da saúde. Essa jornada era uma necessidade e uma vontade nossa disse o Prefeito Taká, quando visitou os pacientes no Hospital Municipal,  " É um sonho de vocês voltar a ver, a ter a visão,  era meu sonho poder fazer isso acontecer, e graças a Deus e graças ao esforço e o empenho da equipe da saúde, nós podemos colocar em prática mais uma promessa nossa, me sinto gratificado e agradecido a todos que participaram dessa missão" Conclui o Prefeito. 
Pessoal aguardando a avaliação
Prefeito, juntamente com o cirurgião, ao lado dos pacientes
após a cirurgia
Ás pessoas que passaram por avaliação com o Doutor João Neto e que Ele diagnosticou não precisar da cirurgia de catarata ou carne crescida, foram encaminhadas para outros profissionais da saúde. A Secretária de Saúde Fernanda Cardoso, mais uma vez agradeceu a oportunidade de poder contribuir, para a realização dessa importante Jornada Cirúrgica, agradeceu ao Prefeito Taká, que segundo Ela, dá as oportunidades para colocar em prática atividades como essa, agradeceu o Doutor João Neto, e aos demais Profissionais de saúde que trabalharam diretamente Enfermeiras: Rosicleia Borges, Jessica e Cristina; Técnicas em enfermagem: Antônia Rosa, Maria do Carmo, Marines, Ilaila, Cledilene, Raquel, Neuzirene, Adriana, Claudionete, Angelina, Maria de Lourdes, Tereza, Larissa, Andreia, Elizangela, Maura, Lila.


Texto e fotografias sob a responsabilidade total de Paulino Magno ASCOM/PMR.




Nenhum comentário:

Postar um comentário