sexta-feira, 14 de julho de 2017

REPRESENTANTES DO EXECUTIVO E LEGISLATIVO COBRAM DA UFOPA IMPLANTAÇÃO DE CURSOS UNIVERSITÁRIO NO MUNICÍPIO.

Representantes da Universidade, Prefeito Joselino TAKÁ Padilha e Deputado Estadual Airton Faleiro
Prefeito de Rurópolis - Taká, expõe necessidade de ensino superior
 em Rurópolis
NA TERÇA-FEIRA 11/07/17 O Prefeito Taká acompanhado de vereadores e secretários do município de Rurópolis, estiveram  mais uma vez na UFOPA – Universidade Federal do Oeste Paraense em  Santarém, onde se reuniram com a reitora Raimunda Monteiro e  o Vice-reitor Anselmo Colares, além de professores da universidade que fazem parte dos estudos para viabilizar a implantação de cursos universitários na cidade de Rurópolis. A reunião foi agendada por intermédio do deputado estadual Airton Faleiro. O Município de Rurópolis cobra há décadas, a implantação de cursos universitários através de universidades públicas, para atender a grande demanda e necessidade dos alunos. 
Representantes de Rurópolis em audiência na UFOPA. 
Todos os anos, pelo menos 350 jovens concluem o ensino médio e ficam sem opção de dar prosseguimento nos estudos, com algumas poucas exceções, a grande maioria não tem condições de pagar uma universidade particular ou sair para morar em outra cidade e continuar seus estudos, perdendo as oportunidades de inclusão no mercado de trabalho. O grande entrave para atender a necessidade dos municípios como Rurópolis, segundo a direção da UFOPA, sempre foi à falta de recursos e parceria com os municípios. Atento a essas questões o deputado Airton Faleiro, levou ao conhecimento de todos, um plano para viabilizar a implantação de cursos em quatro municípios que são:
Grupo de trabalhos debate possibilidades de implantação de cursos.
Rurópolis, Prainha, Novo Progresso e Jacareacanga. Segundo o Parlamentar petista, preocupado com as cobranças e as necessidades desses municípios, recentemente Ele teve uma audiência com o Ministro da Integração Nacional Hélder Barbalho, onde apresentou uma proposta de custeio para implantação de polos da UFOPA nos quatros municípios, através de uma parceria entre o Ministério de Helder e o Ministério da Educação, o projeto inicialmente trabalhado e já apresentado, ficaria no valor de R$ 10 milhões de Reais. 
O Prefeito Joselino Padilha, com sua simplicidade no trato com os acadêmicos, colocou-se a disposição da direção da universidade disponibilizando as estruturas do histórico Hotel Presidente Médici para funcionar como base da UFOPA, e disse “não sei falar a linguagem dos senhores, mas sei que me entendem, portanto quero que me digam: O que é preciso para que as necessidades dos nossos jovens sejam atendidas? Não mediremos esforços para alcançar esse tão almejado sonho, mas para isso temos que saber o que temos que fazer, esse é um compromisso nosso enquanto prefeito e enquanto cidadão”. 
Como conclusão, após analises dos professores, colocando em destaque o grande esforço feito por toda a sociedade de Rurópolis, a boa vontade do prefeito e o empenho do deputado para viabilizar o recurso e dar as possibilidades de funcionamento de pelo menos um curso inicial em Rurópolis, ouve o comprometimento dos reitores da UFOPA de intensificar os trabalhos de um grupo de trabalho já formado, para elaborar um Projeto Técnico que vise à implantação de cursos em Rurópolis, podendo ser inicialmente de Agronomia ou Zootecnia. “São passos importantes e necessários para que se possa iniciar um curso em um município fora da cidade polo, mas acredita-se que no inicio do ano que vem 2018, possa iniciar os trabalhos com um ou dois cursos” Concluiu Airton.
Acompanharam o Prefeito Taká na reunião: Vereadores: Anderson Guimarães, Jonas Lourenço, Robson Alves, Marcelo da Piçarreira; Secretários: Luiz Medeiros (Agricultura), Éder Baségio (Meio Ambiente), e o técnico da CEPLAC Eduardo Senna.




Texto e fotografias sob responsabilidade de Paulino Magno – ASCOM/P.M.R.


Nenhum comentário:

Postar um comentário