segunda-feira, 20 de junho de 2022

20 DE JUNHO – “DIA DO VIGILANTE”

Vereador Paulo Soares (ao centro); Secretário Municipal de Administração (camisa cinza), Anderson Santos; Diretor Administrativo do HMR, senhor Ubiracy Luiz Aranha e parte dos vigilantes

Secretário Anderson e Vereador Paulo Soares

Em 20 de junho de 1983, o vigilante teve sua profissão regularizada por meio da lei 7102/1983 e, desde então, é comemorado o Dia do Vigilante. A data relembra e ressalta a importância dos profissionais dedicados a manter a segurança e harmonia dos locais públicos e privados.

Os vigilantes, tanto os que atuam e fazem parte do quadro de trabalho de empresas públicas, como aqueles que atuam como empregados na área privada, são essenciais para a manutenção e garantia do bem-estar e segurança das pessoas que frequentam esses espaços. “O vigilante exerce um papel importantíssimo, pois ele promove a salvaguarda e proteção do patrimônio público e oferece segurança aos que ali frequentam, sejam funcionários, e/ou como também à sociedade em geral".

Então, hoje, para comemorar esse dia, os vigilantes se reuniram e fizeram uma grande festa, regada a muita fruta, salgados, refrigerantes e muita descontração. Pela primeira vez, esse dia foi comemorado com festa pelos profissionais da segurança e como foi um sucesso, já está agendada nova festa para o próximo ano.

Este ano, a iniciativa foi do Vereador Paulo Soares, que hoje está como vereador, mais sua profissão e sua Carteira de Trabalho é de vigilante.  “Quero dizer, que foi um prazer muito grande em estar servido esse café da manhã para os nossos colegas, e agradecer à Nice, Jair, João, e toda a galera da Prefeitura, que hoje estiveram empenhados, nesse trabalho de arrumação. Hoje é um dia muito especial, e desejo um Feliz Dia dos Vigilantes para todos nós.”  Finalizou o Edil.

Vale ressaltar, que o café da manhã, teve o apoio da Prefeitura Municipal, através do Prefeito Joselino TAKÁ Padilha e da Secretária Municipal de Finanças, senhora Patrícia Cavichioli. O prefeito Joselino TAKÁ Padilha, manda sua mensagem através de vídeo, a todos os vigilantes do município.

Como já dissemos, o “Dia do Vigilante” é comemorado anualmente em 20 de junho. Esta data é uma homenagem a todos os profissionais que se dedicam a proteger e vigiar propriedades públicas e privadas, com o intuito de evitar vandalizações e garantir a segurança do ambiente. No Brasil, os profissionais vigilantes estão amparados e são representados através da Confederação Nacional de Vigilantes e Prestadores de Serviços (CNTV).

Historicamente, a profissão de vigilante como é conhecida atualmente teria surgido em meados do século XIX nos Estados Unidos. No entanto, as empresas responsáveis em treinar e oferecer esse tipo de serviço só apareceram no Brasil na década de 1960, com o crescimento das instituições financeiras no país.

Prefeito Joselino TAKÁ Padilha, mandando
sua mensagem

Atualmente, para desempenhar a função de vigilante no Brasil, o profissional deve possuir um curso de formação e a Carteira Nacional de Vigilante.

Um dos mais antigos Vigilantes municipal, Zezinho
 e o Vereador e Vigilante Paulo Soares, falam sobre o dia

As empresas de vigilância também devem ser registradas no Ministério da Justiça, através da Polícia Federal, que é a responsável por fiscalizar as academias de formação dos vigilantes.


Texto extraído do Google, com adaptação de H. Marinho – Vídeos e Fotografias de Aroldo Aragão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário