quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

PROMOTORIA DENUNCIA EXECUTOR E MANDANTE DO ASSASSINATO DA SINDICALISTA LEILA XIMENDES

Leila Ximendes e o amigos quando do seu enterro
Leila Ximendes

Leila Ximendes foi assassinada em outubro de 2016. Promotoria de justiça de Rurópolis apresentou denúncia nesta segunda-feira (7)
A promotoria de justiça de Rurópolis, por meio da promotora de justiça Mariana Sousa Cavaleiro de Macêdo Dantas, apresentou na segunda-feira (7), denúncia contra o executor e dois mandantes do assassinato da sindicalista e militante do Partido dos Trabalhadores (PT), LEILA CLEOPATRA XIMENDES DE SOUSA, ocorrido em outubro de 2016. Com o recebimento da denúncia começa a ação penal e os investigados passam a ser réus do processo, que corre em segredo de justiça.
Leila Ximendes foi assassinada no dia 1º de outubro de 2016, por volta das 20h30, na BR 230, ladeira do Bairro do Leitoso, na cidade de Rurópolis, pelo executor denunciado, em razão de paga ou promessa de recompensa garantida pelos mandantes.  
Quando do seu enterro
O assassino desferiu duas facadas na vítima, que teve uma parada cardiorrespiratória em decorrência de hemorragia, causada por esfaqueamento múltiplo, conforme os laudos periciais. Inicialmente as investigações apontavam para um suposto crime político. Contudo, fatos novos apresentados ao MPPA descartaram essa possibilidade.  A promotoria denunciou os envolvidos por homicídio qualificado, sendo o executor incluso na qualificadora, em razão de paga ou promessa de recompensa e mediante emboscada, sem chances de defesa para vítima. A pena é de reclusão de 12 a 30 anos. Os mandantes também estão denunciados por homicídio qualificado, em função de paga ou promessa de recompensa, com a mesma previsão de pena, de 12 a 30 anos.
Muita gente compareceu ao enterro
“Os crimes dolosos contra a vida, conforme dispõe o texto constitucional, são de competência do Tribunal do Júri. O Ministério Público deu o primeiro passo ao iniciar a ação penal com a denúncia e espera-se que os denunciados sejam pronunciados pelo juízo da comarca e encaminhados para que a sociedade os julgue no Júri Popular e os condene nos termos da denúncia”, esclareceu Mariana Dantas. A promotoria requereu o recebimento da denúncia em todos os termos, com a citação dos denunciados para acompanhar a ação penal até a pronúncia, nas sanções punitivas do art. 121, § 2º, I e IV do Código Penal Brasileiro (executor), e os dois mandantes nas sanções descritas no delito do art. 121, § 2º, I, do Código Penal Brasileiro. Clique nos links e veja as matérias anteriores referente ao caso:






Texto: Promotoria de Justiça de Rurópolis
Edição: Ascom MPPA
Fotos: Arquivo do Blog Sem Polêmica

Nenhum comentário:

Postar um comentário