domingo, 6 de janeiro de 2019

CRÔNICA: VILA DE ALTER DO CHÃO EM FESTA

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde em Alter do Chão na década de 1930 (foto de Apolônio Fona extraída do Blog do Padre Sidney Canto)
Imagem registrada da residencia do autor da crônica

Hoje, estou aqui em Alter do Chão. É dia de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da Vila. Acordei sob acordes da “alvorada” e do foguetório de saudação e do louvor a Ela.
Interessante como esse modo interiorano de festejar a Santa ainda em mim suscita emoções reminiscentes.
Envolvido pela fleuma da fé pedi a Ela que nos ajudasse, que nos protegesse, que nos desse força...
Levantei mais cedo para apreciar a luz do sol iluminando todos os recantos sombrios que a noite escurecera. Acordei mais cedo para ver um novo amanhecer com a marca registrada da bondade e poder de Deus e a minha pequena grande ânsia de viver e ser feliz.
Parte da vista da bela praia de Alter do Chão
Não quis ir tomar café em hotel ou restaurante. Minha cunhada Rosalba, daquelas “antigas” matronas que acordam cedo, já preparava o nosso desjejum aqui mesmo na cozinha de nossa casa.
Ainda motivado pela emoção alegre da alvorada da Santa fui ao Mingote comprar pão, manteiga, queijo e filtro para coar café.
Fui a pé.
O povo começava a chegar na Vila. Na praça da Matriz os garis lentamente faziam seu nobre e difícil trabalho.
Aliás, a Vila está suja, as calçadas descontinuadas, quebradas, invadidas por lixo e areia… E essa visão me traz vontade de colaborar.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde - hoje
Pergunto-me, - como?
E creio que não sou o único a me auto questionar dessa forma. Você, em algum momento, ao vir neste belo e conhecido balneário, já se fez essa mesma pergunta.
Os administradores da bela Vila dizem que faltam recursos. E o senhor prefeito, os vereadores, os secretários de governo, talvez não se preocupem tanto com o “bem comum” como deveria ser. Alguns, e isso eu vejo como cúmulo do absurdo, propõe mudança de nome de ruas como se isso fosse algo que contribuísse para o bem comum ou que valesse a pena.
A festa da padroeira continua!
A Santa Missa acabou! Quem rezou sai feliz para encarar as belezas da ilha, desfrutar o calor do sol, refrescar-se no vento ameno que do Lago Verde, Belterra…
Quem, como eu não foi a Missa, mas rezou em silêncio, também se alegra com este belo dia de domingo que também e dia de reis, Reis Magos.
O dia segue bonito!
O mundo é novo e segue com seu turbilhão de acontecimentos. Bons e ruins.
E eu escrevo e descrevo minha emoção de viver mais um belo dia de minha vida. (Santarém-Pá, 06/01/2019 - 10:20hrs - Alter do Chão) - Emanuel Teixeira Figueira

EM TEMPO: Devido estarmos com problema no site, é que abrimos essa exceção de colocarmos matéria de outro município no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário