segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

A DIFÍCIL VIDA DE UM CARRETEIRO

Aproximadamente 20 km de fila
Lama...
Poeira...
Um carreteiro é uma pessoa (geralmente homem) que transporta produtos, mantimentos e artigos variados se valendo de carreta de bois. Ele sabe como lidar com os bois, como cangá-los ao carro, como manter a carreta, como guia-la nos diferentes terrenos e bem acomodar a carga para que não se estrague e nem se perca. Mas... Isso foi no passado, atualmente, chama-se de CARRETEIRO o motorista da moderna carreta tracionada por cavalo mecânico – caminhão potente com uma carroceria engatada e articulada. Dessas carretas se podem ver muitas rodando pelas estradas. Apesar da modernidade, devido ao descaso das autoridades competentes com a manutenção das rodovias, as dificuldades e a preocupação de chegar ao destino, com a carga “sadia”, ainda continua. 

São dezenas, centenas, e/ou milhares de carretas atravessando o País diuturnamente, conduzindo alimentos do sul para o norte e daqui levam o adubo. No trecho de Mato Grosso aos portos de Miritituba, distrito de Itaituba no Estado do Pará, os carreteiros sofrem com as dificuldades da viagem. Além dos buracos nas Rodovias, o clima que fica em constante mudança. É vários quilômetros sob fortes chuvas, com lamas, estradas escorregadias, e logo o clima muda, para poeira, prejudicando a visão e facilitando para os vários acidentes que ocorrem diariamente. Dirigir nesse trecho deixa o motorista apreensivo, pois nunca é a mesma coisa, sempre há uma mudança, infelizmente, quase sempre para pior, ou seja, o buraco aumentou, ou é o atoleiro que não dá condições de seguir em frente. 
Nessa batalha, está meu filho, vencendo os obstáculos que a profissão lhe oferece. Sempre quando é possível, minha nora e meus netos o acompanham nessa aventura. São dias viajando; dias esperando para carregar; dias esperando para descarregar, viagens difíceis, haja vista, as condições das estradas, centenas de carretas querendo ocupar o mesmo espaço, e ficam em enormes filas, como dessa vez, a fila (tanto indo, como voltando) estava da Serra Marge, até a cidade de Novo Progresso, ou seja, aproximadamente 20 km, conforme informações. Porque que entra governo e sai governo e problema continua o mesmo nas rodovias? Porque que as Rodovias Santarém/Cuiabá (BR 163) e a Rodovia Transamazônica (BR 230) que são tão importantes para o desenvolvimento de nosso País, por causa das politicagens, vivem abandonadas, ou gastando milhões com “manutenções” que não aparecem? O Ministro de Infraestrutura do Governo Bolsonaro, Tarcísio Gomes de Freitas, desfilou pelas Rodovias, prometendo solucionar esse problema, com a maior brevidade possível. Apesar de ele ter sido chefe do DNIT em meados de 2011 e não ter feito nada, o governo é novo, e vamos torcer para que dessa vez, as promessas saiam do papel. OS PROFISSIONAIS DO VOLANTE PRECISAM DE RODOVIAS COM CONDIÇÕES DE TRAFEGABILIDADE! VEJA MAIS FOTOS E VÍDEOS CLICANDO ABAIXO.



Informações e fotografias: Carla Araújo












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