domingo, 7 de maio de 2017

TRINTA E CINCO CATEQUIZADOS RECEBEM PELA PRIMEIRA VEZ A COMUNHÃO

Catequizados com a catequista Neusa Borgaro e Padre Jean Paul


A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é um ato religioso da Igreja Católica Apostólica Romana, onde é celebrada a primeira vez que a criança cristã recebe o Corpo e o Sangue de Cristo sob a forma de pão e vinho; e recebe pela primeira vez a hóstia que simboliza o corpo de Jesus Cristo. Hoje, 07 de maio de 2017, foram realizados na Igreja Matriz da Santíssima Trindade, a Primeira Comunhão de trinta e cinco catequizados, que tiveram a orientação da catequista Neusa Borgaro. 
A cerimonia foi ministrada pelo Pároco Padre Jean Paul, que ficou feliz ao ver a Casa do Senhor cheia de parentes e amigos dos jovens. Todas as crianças receberam certificados e um terço para guardarem como lembrança dessa data tão significativa na vida de um cristão. Vale ressaltar, que durante a cerimonia, foi realizada a renovação dos serviços ministerial da senhora Maria de Lourdes Almeida, para cumprir mais uma etapa de seu compromisso como Ministra Extraordinária da Eucaristia. VEJA A MATÉRIA COMPLETA, MAIS FOTOS E VÍDEO CLICANDO ABAIXO.







O que é a Hóstia?
A hóstia, é um pão sem fermento produzida com água e farinha de trigo, sem adição de fermento ou sal, em forma redonda e com cerca de 3 cm de diâmetro; a qual deverá ser colocada na boca da criança em momento de oração. A produção da hóstia que será consagrada pelo sacerdote, ainda é feita de forma artesanal em algumas localidades, mas já existem máquinas para facilitar o processo.
Como a criança se prepara para receber a Primeira comunhão?
Normalmente, antes da criança cristã receber a Primeira Comunhão, elas têm que passar por um cursinho preparatório denominado como ‘catequese’ ou ‘catecismo’  onde aprenderá os princípios e conhecimentos da Igreja Católica, como os 10 mandamentos, os 7 pecados capitais, os 7 sacramentos, vida e morte de Jesus Cristo, os deveres de um cristão, etc.
Também terá que saber responder, entre outras, às seguintes questões: “Quem é Deus?” e “Quem é Jesus Cristo? Para a realização da ‘Primeira Comunhão’ para além de aprender os ensinamentos da Igreja Católica, é necessário que o catequizando faça a confissão dos pecados particularmente com o padre, o que irá permitir que o catequizado, receba a Sagrada Eucaristia
Como é a Cerimônia da Primeira Comunhão?
É uma cerimônia muito bonita e permite que a criança conheça não só os ensinamentos de Deus, bem como também passe a ter um convívio religioso mais efetivo frequentando as missas dominicais, onde poderá encontrar os colegas que com ela fizeram a catequese.
A primeira comunhão é celebrada em uma missa solene, diferente de uma missa comum porque esta será dedicada exclusivamente à criança que receberá Jesus Cristo pela primeira vez.  A criança que faz a Primeira Comunhão leva o pão e o vinho ao altar, e o padre apresenta-as a Deus oferecendo para que se convertam no Corpo e Sangue de Cristo. A primeira comunhão é o momento da cerimônia, em que a criança receberá Jesus Cristo através do pão e do vinho.

O padre aproxima-se da criança e pronuncia as palavras «O Corpo e o Sangue de Cristo» ao que a criança responde «Amém», demonstrando sua fé no sacramento e recebendo em sua língua a hóstia consagrada.
Após a comunhão, a criança deve se manter em silêncio e em oração agradecendo tudo o que tem recebido a vida, sua família, a primeira comunhão e pedindo as bênçãos necessárias para ser um bom e generoso cristão.
Que roupa se usa na Primeira Comunhão?
Assim como o batismo, também é necessária uma roupa especial para receber a Primeira Comunhão. Geralmente a roupa é branca ou bege, devendo ser perguntado na Igreja onde a criança receberá a Primeira Comunhão se há algum procedimento extra a ser seguido.
Utiliza-se também nos momentos de oração uma vela longa branca decorada de acordo. Se for para o menino geralmente tem detalhes em tons de azul claro. Se for para a menina geralmente tem detalhes em tons de rosa claro. O terço não deverá ser esquecido, bem como uma pequena bíblia.
Após a Primeira Comunhão o que pode-se fazer para celebrar este momento único em família?
Tal e qual o batismo, os pais podem após a cerimônia optar por um almoço em família para a celebração da mesma. Sugerimos também que se façam lembrancinhas para oferecer aos convidados como forma de tornar esta data um marco religioso na vida da criança.
O que oferecer como lembrancinhas de Primeira Comunhão?
– Tercinhos
– Mini Biblias
– Mini velas decoradas
– Porta-Retrado alusivo ao tema Primeira Comunhão
– Marcador de Livros em Papel Vegetal contendo o simbolo da Primeira Comunhão
– Anjinhos
– Medalhas do Anjo da Guarda


















































Cleo farias, Andreia Santana, Cleusa, Irene e Jacy













Senhora Claudia Dallabrida

Senhora Maria França

Senhora Noely Kurtz



Sermão com o Padre Jean Paul

















A catequista Neusa Borgaro falando aos catequizados



Senhora Maria de Lourdes fazendo a renovação de seu compromisso


Sendo abençoada pelo Pároco Padre Jean Paul






























Senhor Mauricio Siqueira








Hora da "Ave Maria"



 CATEQUIZADOS RECEBENDO A PRIMEIRA COMUNHÃO:






















































As aniversariantes do dia


Senhor Cleo farias entregando as lembraças





















































Nenhum comentário:

Postar um comentário