sexta-feira, 19 de maio de 2017

I CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DAS MULHERES

Alguns dos participantes do encontro 
Dra Glaucia, Sra. Domingas, Prefeito Taká, 1º Dama Maria Padilha,
Secretária Fernanda, Enfermeira Sheylla, e Miguel Neto
I CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DAS MULHERES
Hoje, sexta-feira (19/05), às dez horas, no Salão Nobre do Hotel Presidente Médici, situado na Rua Ayrton Senna, Centro, reuniu-se a Comissão Preparatória da Primeira Conferência de Saúde das Mulheres, tendo como tema DESAFIOS PARA INTEGRALIDADE. Às 08h00min, teve inicio o credenciamento dos participantes, e as 10h00min, teve seu encerramento. A senhora Cledilene Farias de Assunção, responsável pelo cerimonial, fez a abertura, chamando as autoridades para a composição da mesa. A mesa composta pelo Prefeito Municipal, o senhor Joselino TAKÁ Padilha; 
Enfermeira Fernanda Cardoso - Secretária Municipal de Saúde
Secretária Municipal de Saúde de Rurópolis, Enfermeira Fernanda Jacqueline Teixeira Cardoso; representante da Universidade do Estado do Pará, Enfermeira Sheylla Maria Silva Oliveira; Presidente do Conselho Municipal de Saúde do Munícipio de Rurópolis, senhora Domingas Bonfim Santiago; a diretora Clínica do Hospital Municipal de Rurópolis, Doutora Danildes Glaucia Gomes Wanderley; a representante da Secretaria de Assistência Social, senhora Maria Padilha; e o Assistência Social, senhor Miguel Pereira Neto, tendo a participação dos representantes de entidades para tratar de assuntos inerentes à preparação da Primeira 
Prefeito Joselino TAKÁ Padilha
Conferência Municipal de Saúde das Mulheres. Após a composição da mesa, os alunos do CEPROEN, cantaram o hino do municipal de Rurópolis, e hino nacional do Brasileiro. Posteriormente foi dada a palavra a cada membro da mesa, que se pronunciaram cumprimentando a organização e a todos os participantes da reunião. Foram citadas as lutas para o melhoramento do atendimento de saúde das mulheres e fizeram um breve relato dos direitos adquiridos pelas mulheres ao longo da história. Foi lembrado também, que a Primeira Conferência de Saúde das Mulheres está sendo realizada por todos os municípios do Estado do Pará, e a Segunda Conferência, será a nível nacional.
Senhoras Madalena e Neli, Enfermeira Shayanne e  ACS Luzineide
Após os discursos, a senhora Domingas e a Enfermeira Fernanda realizaram a leitura do regimento interno da I Conferência Municipal de Saúde das Mulheres do município de Rurópolis, em seu inteiro teor. Foi proposto aos presentes, sugestões sobre o teor do regimento apresentado. A Presidente da Comissão esclarece sobre a formulação de propostas junto aos delegados participantes relacionados algum acontecimento ou tema para serem inseridas nas moções a serem encaminhadas, regimento apresentado e aprovado por unanimidade. VEJA A MATÉRIA COMPLETA CLICANDO ABAIXO. 

Informações: Fabrícia Cardoso - Fotografias: H. Marinho




Turma do CEPROEN - Centro de Ensino Profissionalizantes. Técnicos de enfermagem em formação, dispostos a atuar no nosso município. Já estão estagiando nas Unidades de Saúde e no Hospital Municipal. os futuros Técnicos estão atuando em trabalhos voluntários junto com a secretária de Saúde. A turma de 2017 é formada por 37 alunos
Enfermeiras Sheylla Maria e Franciane de Paula
A Secretária de saúde propõe alteração na metodologia dos trabalhos, para explanação dos grupos de modo que se tenha aproveitamento do tempo, o qual foi aprovado por unanimidade; escolhido a forma da representação. A Enfermeira Fernanda Cardoso, Secretária Municipal de Saúde apresentou os representantes do 9º Centro Regional de Proteção, Enfermeira Franciane de Paula Fernandes, o qual saudou a todos os presentes com uma frase de Paulo Freire “Atividades educativas são momentos de encontro e nesses encontros não há ignorantes absolutos, nem sábios absolutos: há pessoas que, em comunhão, buscam saber mais”. 
Senhora Domingas Bonfim

Em continuidade, fez uma explanação sobre a integralidade e equidade no contexto amazônico em suas diversidades, singularidades e pluralidades, onde a saúde deve chegar aos lugares mais longínquos e de difícil acesso; que nessa 1ª Conferencia possam absorver propostas para serem levadas a Conferencia Estadual, aprofundando o debate sobre a saúde física e mental e as demandas das trabalhadoras urbanas e rurais de diferentes segmentos, as quais estão inseridas nas políticas públicas, porém apenas em papel. Enfermeira Franciane, menciona uma frase sobre o manual orientador "Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados.
Doutora Glaucia
Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida." (Simone de Beauvoir); em sua fala, da exemplos de conversação, tratamento e preconceito machistas no comportamento da sociedade, sobre a ausência do respeito e compreensão para com o gênero feminino na forma de olhar machista e feminista; Enfermeira enfatiza sobre a importância desta 1ª Conferencia para construção desta política pública voltada para Saúde das Mulheres e parabeniza a todos pelos segmentos aqui representados para elaboração das diretrizes e frisa a importância em olhar para as jovens-adolescentes brasileira acima de 10 anos de idade;
Primeira Dama senhora Maria Padilha
como PAISM e PNAISM. A Enfermeira Fernanda, convidou a participarem à mesa de debates a Enfermeira Franciane de Paula Fernandes e a Enfermeira Sheylla Maria Silva Oliveira, ambas as professoras da Universidade Estadual do Pará. O debate começou com a Enfermeira Sheylla, abordando os temas: educação sobre saúde de adolescentes dentro das escolas; gravidez na adolescência; saúde ambiental, que abrange saúde das mulheres que moram em zonas rurais; saúde econômica. A Enfermeira Franciane explicou que os temas sobre a saúde da mulher devem ser bem mais amplos do que outros temas conhecidos, como PPCU, pré-natal entre outros. 
Enfermeira Sheylla
A Enfermeira Fernanda retomou a palavra e comentou sobre os problemas ambientais e socioeconômicas de saúde de mulheres são muito comuns no município, citando o tema de acidentes por picada de animais peçonhentos, que é corriqueiro no município. Ela citou também o acréscimo de casos de doenças sexualmente transmissíveis, ocasionado pelo aumento de fluxo de pessoas, causado sobre o desenvolvimento socioeconômico na região e ambiental. E falou também que todo o desenvolvimento ambiental que tem ocorrido no município, reflete diretamente na saúde das mulheres. A Enfermeira concluiu falando sobre a ausência do Estado para com o município. 
Assistente Social Miguel Pereira Neto
Com a palavra, a senhora Domingas frisou sobre os problemas enfrentados pelas mulheres do campo, tanto educativos, como assistenciais, que refletem na saúde das mulheres, como mães, esposas e filhas. A senhora Everalda, falou sobre a falta de segurança pública no nosso município e citou o despreparo de profissionais para acolherem mulheres vítimas de violência contra a mulher. Levantou a questão a todos para que fossem formuladas propostas voltadas à segurança públicas. A Doutora Glaucia, mencionou sobre mulheres que enfrentam problemas que as mães que trabalham que não tem onde deixar seus filhos, pois faltam creches no município e levantou a possibilidade de proposta para acolhimentos para as crianças.
Pessoal da "batalha"
A senhora Francisca abordou a violência contra a mulher, duas conselheiras mulheres mortas por violência, bem como outras mulheres dentro do município que são violentadas, por companheiros, esposos ou filhos. Lembrou também que violência contra a mulher não é só física, mas também psicológica. Abordou também os temas sobre gravidez na adolescência, segurança no trânsito, e sobre o consumo de drogas por adolescentes.  A senhora Maria Socorro falou, como professora sobre as dificuldades de receber, que são cientes da necessidade de vaga em creches, mas a demanda é grande para que todos esses professores atendam todas as crianças, refletindo na saúde desses profissionais. 
O cantor Gospel Carlos Rafael, Jhwllyanne Morais, Ezequias Veras e
Enfermeira Shayanne Mattos
A senhora Madalena, falou sobre a dificuldade de encaminhamento pacientes de Tratamento Fora do Domicilio para Santarém. Propôs para que o Estado organize ou mesmo regularize essa situação. O senhor Antônio Evangelista, do SINTRAF, falou sobre a entrada de drogas no município e que seja fiscalizado a entrada de entorpecentes do município, que chega ao adolescente sem qualquer fiscalização. Levantou a proposta de implantação de um posto da Policia Rodoviária Federal no município. A senhora Ana, abordou sobre os problemas enfrentados por pacientes encaminhados a Santarém, propondo o termino da construção do Hospital Regional em Itaituba.
O cantor Gospel Carlos Rafael, Jhwllyanne Morais, 
Enfermeira Shaynne Mattos e Ezequias Veras
Falou também sobre a implantação do tratamento de água no município. Abordou também o tema de gravidez, propondo que isso seja trabalhado com a família tenha essa conscientização de educação sexual. Em seguida a professora Enfermeira Sheylla, iniciou a palestra com a música Mulher Brasileira em Primeiro Lugar, como quebra gelo. Começando o terceiro eixo, falando sobre o ciclo de vida que são expressões biológicas e sócio-ambientais do ser humano. Explicou sobre as fases do ciclo de vida do ser humano que são, concepto, recém-nascido, criança, adolescentes, jovem, adulto, meia idade e idoso e exemplificou um caso de saúde da mulher de cada uma dessas fases.
Enfermeira Fernanda entregando o Diploma Enfermeira Franciane de Paula
Enfermeira Sheylla explicou ainda, que a atenção básica do SUS, é voltada à prevenção. A política de atenção integral a saúde de mulheres – PNAISM é trabalhada conforme a diversidade de cada mulher e suas diferentes condições de saúde. Frisou que é preciso reconhecer que algumas populações permanecem sem ter acesso, devido às diferentes vulnerabilidades as quais estão submetidas. Explicou a diferença entre risco e vulnerabilidade, onde risco é a probabilidade de ocorrências de eventos e vulnerabilidade é a susceptibilidades de indivíduos ou populações envolve pessoais, institucionais, aspectos sociais.
Senhora Domingas entregando Diploma a Enfermeira Sheylla
Levantou a ideia de propor a implantação o programa. Citou os três componentes da vulnerabilidade que são individual, social e programático.  A enfermeira falou sobre os trabalhos feitos em relação à infância, adolescente, adultez, maturidade e idosos. É necessário ouvir as mulheres e identificar a necessidade de cada uma. A enfermeira concluiu mostrando a importância das propostas levantadas na conferência. Voltando a palavra para a enfermeira Fernanda, a mesma explicou que a atenção básica do município está sendo reestruturada, para que todos os bairros sejam cobertos com acesso a atenção básica da saúde da família.
Dinâmica com a Fisioterapeuta Neusa Ribeiro
Unidade de Saúde da Família, no Comunidade da Cachoeira, no Km 40, no Km 95. Ela falou que primeiro passo e está sendo difícil, mas que aos poucos estará reestruturado para que possa atender os almejos da população. A senhora Ivonice, falou sobre as complicações das grávidas que não fazem acompanhamento pré-natal e gravidez na adolescência. Levantou propostas sobre projetos ocupacionais para adolescentes, e fiscalização no transito, escolaridade superior. O senhor Paulo Afonso, propôs que fosse implantado na atenção básica um ginecologista, para atender mulheres desde os 10 anos de idade, para que possa orientar mães e adolescentes.
Dinâmica com a Fisioterapeuta
Como profissional, falou sobre as dificuldades com a relação, profissional e paciente, por falta de materiais de trabalho. Das 13h às 14h teve intervalo para o almoço. A senhora Domingas reiniciou a reunião falando sobre a falta de recursos e propôs à população correr atrás dos recursos e direitos. Falou sobre as lutas que levaram as mulheres a adquirir os seus direitos. Disse que antes o povo se unia pelo amor e hoje pela dor. E lembrou que não adianta só dizer que não tem recursos se não forem atrás. A senhora Neuza explicou sobre a importância da fisioterapia e falou sobre os exercícios do assoalho pélvico. Explicou sobre as causas da flacidez nos músculos do assoalho pélvico:
idade, gravidez, uso de cinta. Falou que os meios para fortalecer esses músculos são: fisioterapia, pilates e cones vaginais. Logo após, ela explicou como fazer esses exercícios. Em seguida ela fez uma dinâmica para que todos participassem. A Diretora clínica do Hospital Municipal de Rurópolis, Doutora Danildes Gláucia Gomes Wanderley deu início à palestra, que teve como o tema: “O Mundo do Trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres” e em um breve relato sobre os programas do Sistema Único de Saúde, em relação à mulher. Falou sobre as conquistas femininas, dando o exemplificando pré-natal como uma dessas conquistas. Mencionou que a região norte, é a que mais tem casos de câncer de colo de útero, devido às dificuldades do acesso de mulheres, pela distância ou condições em estradas, para fazer o exame PCCU.
hora do 0800
Falou sobre a reestruturação de mercado de trabalho, onde a mulher mais velha acaba perdendo seu posto de trabalho por uma mulher mais jovem, e refletindo diretamente na saúde dessa mulher que acabam conseguindo apenas empregos em condições precárias. Falou também que na busca pela melhoria de trabalho e saúde, é importante o entendimento. O crescimento de participação ativa da mulher no mercado de trabalho subiu de 55% para 55%, sendo em sua maioria mulheres com mais de 30 anos de idade. Falou também, que em Rurópolis, a maioria das mulheres trabalham sem carteira assinada. Que apesar dos avanços graduais para o reconhecimento do trabalho doméstico culminaram apenas no ano de 2013.
Grupos formados para o debate
E que as mulheres adoecem com mais frequência, devido as precárias condições de trabalho, embora tenha uma incidência menor de acidentes de trabalho, afastamento, aposentadorias ou morte relacionadas ao trabalho. As mulheres adoecem, também, em função da violência de gênero. Ponderou também que a cada 1 minuto uma mulher sofre violência, a cada11 minutos uma mulher sofre estupro e cada 2 horas uma mulher é assassinada. Dados do ministério da saúde indicam que as mulheres são as principais usuárias do SUS, sendo por vezes como paciente e por vezes como acompanhante de pacientes. Concluiu citando questões ativadoras de debate, para que as políticas públicas se tornem mais eficazes.
Grupos formados para o debate
O senhor Paulo Afonso, disse que para as políticas públicas sejam melhoradas, as mulheres precisam ser unidas. Que a mulher tem que fazer a voz dela ser ouvida. Falou que a mudança tem que ser iniciada em casa, inclusive relação à saúde. A senhora Creuza, fez uma reflexão sobre as dificuldades que as mães moradoras da zona rural têm para enviar filhos para estudar na cidade, porque não existem escolas nas zonas rurais. Citou também sobre tráfico humano no interior. A senhora Sonia Terezinha, falou que os meios de saúde invistam e educação para que eduquem as pessoas de como se prevenir para que não fiquem doentes. 
Grupos formados para o debate
Frisou a necessidade de dar prioridade àquelas pessoas que vem da zona rural. E levantou a ideia para evitar os deslocamentos desgastantes para Santarém, trazendo médicos especialistas. A senhora Francisca falou sobre a jornada de trabalho da mulher que é maior a normal. Levantou a questão de aumentar o número de técnicos de enfermagem, e falou dos problemas que os técnicos tem enfrentados pelo aumento da carga de trabalho. Citou a importância com a preocupação com a qualificação profissional das mulheres. Lembrou que as mulheres têm que ter participação ativa na sociedade do município. 
Credenciamento
O padre João Paulo, frisou a falta de asilo no município de Rurópolis e assistência aos idosos. Comentou também sobre a dificuldade de aposentadoria de donas de casa. A senhora Everalda, explanou que as pessoas com idade avançada, a partir de 60 anos, tem direito a um benefício pela assistência social. A enfermeira Fernanda agradeceu a todos os participantes e patrocinadores do evento. E iniciou a palestra sobre Políticas Públicas e Participação Social. Explanou que política é uma ciência que é utilizada para regulamentar ações, principalmente no serviço público. Mencionou que a demanda no hospital é muito grande, alguns programas não estão funcionando, a cobertura de preventivo é pouca. 
Produtos das associações para venda
Fala que as políticas norteiam todas as ações de um gestor e devem ser organizadas. Lembrou que no município que existem problemas de acesso à saúde e também de acesso dos profissionais da saúde à comunidade. Informou que o Posto de Saúde Genuíno, estará funcionando no prédio do antigo CAPS e estará atendendo os moradores do bairro Centro, Bairro do Arroz e Bairro Zanotto. Mostrou aos presentes, as informações do município de Rurópolis. Que em Rurópolis tem 11.588 mulheres. Que esses dados são altos em relação às mulheres que fazem preventivo que são 1352 mulheres. Mostrou também sobre os casos de óbitos de mulheres e violência contra as mulheres
Chegada do Prefeito Taká
Em seguida, a senhora Domingas comentou sobre a participação social da mulher, onde a sociedade feminina tem que ter participação da sociedade tanto na saúde, educação e assistência social. Explanou que é preciso que a sociedade feminina participe de mais de debates, reuniões, conferências, e vários eventos onde seja necessário para buscar os direitos. Foram divididos os três seguimentos: Usuários, Trabalhadores e Gestão Municipal, em grupos para cada um, construírem propostas de benefício e escolherem delegados para representar o município na Conferencia Estadual. Foi determinado o tempo de 45 minutos. Foram realizados sorteios de livros e camisetas entre os delegados participantes dos três seguimentos. 
Produtos para venda
Depois de transcorrido o tempo destinado aos debates da proposta e a escolha dos delegados, o resultado ficou o seguinte: Usuários, Coordenadora: Maria do Socorro; Relatora: Maria de Fátima da Silva Sampaio.  Delegados para Conferência Estadual: Nely Borgaro e Maria Madalena. Dos seguimentos de Trabalhadores, Coordenadora: Everalda das Chagas de Moura; Relatora: Francisca Soares Schommer; Delegado para conferência Estadual: Titular Luzineide Brito dos Santos, e Suplente Elizangela Guedes Moreira. Prestadores – Coordenadora Shayanne Mattos; Relatora, Edna Silva de melo. Delegados para a Conferência Estadual. Delegada: Enfermeira Shayanne; Suplente: Enfermeira Jeane. 
Credenciamento
Em um dos intervalos dos trabalhos, conversamos com a Enfermeira Fernanda Cardoso Secretária Municipal de Saúde e solicitamos que a mesma fizesse um resumo do que estava acontecendo e qual o objetivo; ela nos respondeu o seguinte: “Como é a primeira Conferência municipal sobre o tema, o objetivo é apresentar as políticas públicas de saúde da mulher no Estado e Município, para então debater quais as nossas necessidades e vulnerabilidades, onde nossas políticas são falhas e precisamos melhorar e onde são mais eficazes e precisamos fortalecer! É um momento em que a sociedade vem debater e decidir o que queremos como políticas de saúde para as mulheres Ruropolense. 
Adicionar legenda
Dessas deliberações, elegeremos quatro delegados que nos representarão na Conferência Estadual de Saúde das Mulheres”. Estiveram presentes também, um grupo de estudante da área de saúde, da universidade West Virginia University, dos Estados Unidos, que estão fazendo um intercambio no Brasil, para conhecer a realidade da saúde nos municípios da Amazônia. Estavam em Santarém, e aproveitaram a oportunidade e vieram juntamente com as professoras palestrantes da conferencia, conhecer o nosso município. No encerramento, a Secretária Fernanda, agradeceu todos àqueles de uma forma ou de outra, ajudaram e contribuíram para o sucesso da conferencia. Vale ressaltar que a realização foi da Prefeitura municipal de Rurópolis, Secretaria municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde que foi a Comissão organizadora. A organização ficou por conta de Creuza Viana da Silva, Domingas Bonfim Santiago, Luzineide Brito dos Santos e Shayanna Gabriela Araújo de Mattos. A Comissão adjunta foi composta por Ana Alves de Oliveira Ribeiro, Anaíla Mendonçado Nascimento, Rosalia Cruz Alves, Rosikely Camargo e William Pereira dos Reis. A Comissão Executiva teve a responsabilidade de Fernanda Jacquekine Teixeira Cardoso e Iris Gerhardt. Ainda foi apresentado uma Moção de Repúdio assinado por todos os presentes (veja abaixo na íntegra).

O amanhecer em Rurópolis





















Prefeito Taká e Enfermeira Fernanda, recepcionando os estudantes oriundos dos Estados Unidos















A senhora Cledilene Farias, responsável pelo cerimonial














Ezequiel Veras


























































































Ezequiel Veras com a estudante de medicina Kate





















































































































































O cantor Gospel Carlos Rafael, Jhwllyanne Morais e Ezequias Veras




O cantor Gospel Carlos Rafael, Jhwllyanne Morais, enfermeira Shayanne Mattos e Ezequias Veras









Nenhum comentário:

Postar um comentário