quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

SESPA E INSTITUTO EVANDRO CHAGAS INVESTIGAM CASOS DE EPIZOOTIA NO MUNICÍPIO DE RURÓPOLIS

No centro, a Secretária Municipal de Saúde, Enfermeira Fernanda Cardoso
Nesta quarta-feira, 08 de fevereiro, chegou à cidade de Rurópolis a equipe da Secretaria Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA): Doutor Fernando, Doutor Alberto Begot, Doutora Carmem Carneiro (nível central - Belém), Doutor Alberto Soares e Doutora Claudenice Cardoso (9° Regional - Santarém), José Wilson Rosa Junior e Durval Bertram Vieira, do Centro Nacional de Primatas do Instituto Evandro Chagas (IEC), referência nacional em virologia. Esta equipe veio investigar os casos de epizootia (mortes de macacos) na comunidade Estrela do Norte, mais conhecida como Piçarreira.
Profissionais de Belém reunidos com a equipe local
Nesta tarde, a equipe se reuniu com a Secretária Municipal de Saúde Fernanda Cardoso, a Enfermeira Shayanne Mattos (coordenadora da Atenção Básica), Enfermeira Jeane Facioni (coordenadora da Vigilância Epidemiológica) e Enfermeira Rosicléia Borges (consultora de planejamento da SEMSA), Enfermeira Edna Melo (coordenadora da USF Estrela do Norte) e Dona Rosimar, Agente Comunitária de Saúde da comunidade para esclarecer as ações a serem realizadas no município. Os profissionais da SESPA permanecerão na cidade até o dia 11 e enquanto que os pesquisadores do IEC permanecerão até o dia 14 de fevereiro.
As ações a serem realizadas serão inquérito soro epidemiológico nos primatas da região e entomológico, bem como ações educativas e vacinação de bloqueio na comunidade. A SEMSA esclarece que esta vacinação se destina às pessoas que estão com esquema em atraso. As pessoas que já tomaram duas doses da vacina contra Febre Amarela não necessitam vacinar novamente! Na sexta-feira, convidam-se todos os profissionais de saúde para participarem de palestra com esses profissionais para obterem maior conhecimento sobre as doenças infecto parasitárias transmitidas por vetores!
Na ocasião, a equipe parabenizou o município pela agilidade e seriedade com que conduziu os casos, o que viabilizou a resposta imediata da SESPA e do IEC. Ressalta-se que estes pesquisadores do IEC são os mesmos que investigam a epizootia em Minas Gerais!

Informações e fotografias: Ascon/Secretaria Municipal de Saúde de Rurópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário