quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

CRÔNICA DO JOE: HISTÓRIA E MEMÓRIA

Joevan de Mattos Caetano (Joe) e sua tia Ana Matos
Senhora Ana Matos
Tia Ana Matos! Me lembro de você visitando a casa de meus pais quando eu era criança. Recordo-me que teus filhos Beatriz (Bia Matos) e o Raulinho brincavam comigo com os jabutis no quintal da nossa casa em Rurópolis no interior do Pará.
Estamos aqui conversando em Mambucada região de Angra dos Reis fazendo um recuo histórico no tempo do tempo. O mundo dá voltas para alguns, né?
Conte-nos um pouco sobre os anos que antecederam a decisão de migrar para o norte do Brasil! Quero entender este quebra cabeça.
Joevan! Em 1971, eu e a tua mãe (Maria Evangelista) fizemos concurso para professora em São João de Miriti no Rio de Janeiro. Fomos aprovados com facilidade e começamos a lecionar. Trabalhávamos meio turno e recebíamos um salário relativamente estável. Eu adestrada na roça e depois em Campos (cidade calma e segura naquela época), senti o impacto da cidade grande e comecei a sofrer de SÍNDROME DO PÂNICO. Não havia tratamento adequado para isto naquela ocasião e eu fui pirando. Eu chutei o balde, pedi demissão do emprego público e voltei para Campos com aquele assombro psicológico que continuou.
E a minha mãe?
Joe! A tua mãe e a tia Lídia tinham unção de beatas super espirituosas. Tua mãe ficou possessa pela vocação e pelo chamado divino para fazer Missões e também abandonou aquele emprego estável para estudar no IBER (centro teológico batista para ninfetas com e sem santidade).
Ninfetas absurdamente fogosas né? Aham..Certamente
Hum!!
Tia! Me lembro da minha mãe contando que meu avô paterno (Oséias Mattos) não gostava de negros, pois era racista. Minha mãe dizia que quando ela foi estudar no IBER, enviaram ela para fazer estágio na Favela do Jacarezinho e lá 99,999999% das pessoas eram NEGRAS cor de carvão. Minha mãe dizia que era convidada para almoçar na casa dos irmãos da Igreja (negros) e quando colocava a comida sobre a mesa, o estômago travava tudo. A corneta do meu avô apitava na consciência e ela não conseguia comer sequer 10 gramas de comida. Se comesse vomitava, pois era comida cozinhada por negros. Minha mãe disse que aquele racismo foi sendo curado pela convivência direta com os afros favelados. Foi um longo processo de desintoxicação herdado do meu avô racista descendentes de portugueses donos de escravos.
Senhora Bia Matos
Sim Joe...lembro disto. Tua mãe casou com um negro em 1977.
Teu avô pirou. Nem foi na cerimônia de casamento na Igreja Batista Monte Tabor no Rio.
Você poderia nos contar como ocorreu o processo de migração do Rio de Janeiro (Sudeste) para aquele fim do mundo que era o norte do Brasil nos anos 80?
Eu estava desempregada em Campos e tua mãe havia migrado para Rurópolis (Pará) em 1984 e trabalhava como professora no Colégio Estadual da cidade. Ela se prontificou a me ajudar lá arrumando emprego.
Em 1987 recebi uma parte da herança da minha avó e fiquei na dúvida se comprava uma boa casa em Campos ou se migrava para o Pará. Deus ou Satanás me tentaram para ir para o Pará. A viagem de ônibus e navio fazendo trocentas conexões durou 10 dias. Eu, meu marido (falecido em 2016), meus dois filhos pequenos sofremos muito viajando. Erramos o caminho e ferrou tudo. Conseguimos chegar em Belém e tivemos que ficar 3 dias esperando um navio para Santarém. Conhecemos Belém naquela peregrinação.
 A viagem de navio durou 3 dias e foi uma Aventura. Num andar do navio havia cultos petencostais e no outro andar havia festas de carnaval. Fomos para o culto e meu filho de 7 anos se converteu à Jesus. Meu marido ia para as festas de Carnaval e voltava porre e todo cheio de marca de batom. A mulherada lá atacava homens solteiros e casados sem pudor e temor. Durante aquela travessia, meu marido lindo e maravilhoso foi atacado por mulheres paraenses ávidas por muito sexo em alto mar. Ele não resistiu a sensualidade conjunta daquelas piranhas e cedeu. Quando o navio aportou em Santarém, meu marido seguiu a vida dele (sem dinheiro) e eu viajei com meus filhos para Rurópolis.
Rolou divórcio naquele navio?
Sim Joe...levei muitos chifres naqueles 3 dias.
E teu ex marido?
Ah! Mal ele desembarcou solteiro e sem dinheiro em Santarém, ele já arrumou uma amante com dinheiro e ela sustentou ele durante alguns anos. Eu viajei para Rurópolis sozinha com os meus dois filhos pequenos
E tua vida em Rurópolis?
Pegamos um ônibus de Santarém até Rurópolis e enfrentamos estrada de chão. 
Senhora Carina Salles

Quando desci do bus na Rodoviária, LEVEI UM SUSTO. Me dei conta que eu estava num buraco e quase sem dinheiro. A grana da herança havia sido consumida naqueles 10 dias de viagem com 4 pessoas com voracidade de dinossauros comilões.
Tu arrumou emprego em Rurópolis?
Trabalhei como professora de português na escola estadual que tua mãe trabalhava. Trabalhei uns 5 meses e não recebia. Tua mãe tirava do salário dela para eu não passei fome, mas mesmo assim passamos necessidade. Tua mãe assumiu a direção daquela escola e descobriu que os meus documentos não haviam sido enviados para Belém para o registro de funcionária estadual. Tua mãe pediu para eu ficar porque ela iria regularizar a situação, mas eu com filhos pequenos e sem receber, decidi ir para Santarém.
Eu estava dura e tua mãe doou um salário para eu me manter temporariamente em Santarém com duas crianças pequenas. Em Santarém aluguei um quarto e toquei minha vida.
Lá tu foi professora?
Sim. Lecionei em escolas particulares e afins. Fiz de tudo um pouco.
E o teu marido?
Quando brigava com a amante, voltava para mim. Apesar de tudo, eu amava muito ele. Se Salomão tinha 1000 mulheres e todas viviam sem conflitos, porque deveria eu pirar o cabeção com algumas concorrentes? Ele era LINDO. Quando bebia, ele se tornava UM MONSTRO com muito mais ferocidade do que o temível Leão da Tribo de Judá, mas quando ele estava lúcido, era um Top cavalheiro, manso e divertido de coração.
Como ocorreu a decisão de retornar ao Sudeste no final da década de 80?
Meu filho Raulinho sofria de problemas de saúde e o médico recomendou que ele retornasse imediatamente para o Sudeste, pois o clima no norte era geratrix daqueles males na pele, etc. Caso eu permanecesse lá, meu filho padeceria e morreria. Decidi voltar para Campos e informei a gravidade da situação ao meu marido garanhão. Ele lutou com unhas e dentes para conseguir dinheiro para 3 passagens de avião pela VASP, mas não foi possível. Avião era somente para RICOS nos anos 80. Ele comprou 3 passagens de Navio saindo de Santarém para Belém e lá eu peguei um ônibus de Belém para o Rio de Janeiro. Eu viajei grávida da minha Terceira filha Carina. Quando chegamos em Belém 3 dias depois, não havia passagem pela manha e tivemos que esperar até a noite a saída do Bus. A viagem de bus durou 2 dias. Não foi fácil viajar 5 dias com duas crianças pequenas e uma bebê agitando-se na barriga.
Senhora Ana com a sua filha Bia Matos
E como foi o recomeço no Sudeste?
Acertei com o meu marido que eu iria para Campos e meu marido conseguiu um Kitchnet da família dele para eu morar temporariamente. A família do meu falecido esposo, me deu suporte naquele começar de novo”.
E teus filhos Beatriz e Raulinho quando voltaram? O que fizeram da vida?
A Bia entrou em crise quando ficou reprovado na sétima série do antigo primeiro grau. Quis se suicidar e tudo. Desistiu de estudar e só retornou posteriormente para concluir o Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Ohhhhhhhhhh my god. Os chineses que agem assim. Piram o cabeção quando são reprovados em alguma disputa. Desde criancinhas são adestrados a serem perfeitos. Tia! Tu sabia que eu fiquei reprovado em matemática na quarta série e minha mãe teve uma ideia genial? Ela me colocou na aula de violão e minha vida mudou. Saí daquela vida de peão boia fria e a música me levou para Itaituba, Manaus, Espírito Santo, Rio de Janeiro e em 2013 para o doutorado em Musicologia numa Universidade na Alemanha.
Interessante, Joe!!!!
Joe! Desde os 11 anos a Bia tinha corpão e os homens paraenses e nordestinos ficavam alucinados com libido de gavião loucos para namorarem minha filha. Bia sempre foi linda, sensual e super comunicativa. No sudeste, ela conviveu com advogados, juízes, professores universitários, empresários, engenheiros, etc da elite. Bia não fez Faculdade, mas é uma mulher culta porque acessou gente altamente escolarizada. Bia viajou muito para várias regiões do Brasil. Em São Paulo, Bia trabalhou e ajudou sustentar a casa. Eu doente e desempregada, só não sucumbi porque a Bia ralava muito fazendo trocentos trabalhos alternativos para não deixar a peteca cair. Bia estabilizou-se financeiramente quando casou-se com um homem 20 anos mais velho do que ela que era divorciado. Ele tinha uma boa estrutura $$$$$$ e foi uma pessoa muito importante para a estabilidade da nossa família. Sou muito grato à ele.
Tia Ana! O Brasil é um país marcado pela tradição oral. A tradição escrita, outrora reservada somente para os filhos (as) dos ricos era epigonal. De alguns anos para cá que a tradição escrita foi acessada pelos pobres. A tua filha foi e é portadora da tradição oral. Chamar uma pessoa que não sabe ler e escrever de “burro e analfabeto” é um ato de ESTUPIDEZ RETÓRICA daqueles que evocam a tradição escrita num país dominado pela TRADICAO ORAL. 
Senhora Carina Salles com o marido
Quem carrega a tradição oral, é portador de muita cultura. Se acessamos narrativas nos evangelhos atribuídas à Jesus, é porque elas foram resgatadas da tradição oral. Jesus discursava em aramaico e a tradição escrita registrou aqueles discursos e adaptou-os a língua grega. Lembram do Senhor Lula? Independente de quem gosta ou nao (figura publica divide opiniões), Lula sabe mais de política do que trocentos doutores e pós doutores em Ciências Políticas. Lula aprendeu política na MELHOR ESCOLA DE POLÍTICA DO PLANETA: Convivência direta com políticos profissionais e grandes empresários no mundo todo ao longo da carreira dele. Quem chamava Lula de “analfabeto” dava tiro no próprio pé. Salve a Bia e a super cultura fruto da tradição oral e pelo convívio com uma pluralidade.
É isso aí, Joe!
E o Raulinho? Tomei conhecimento que ele faleceu vítima de um câncer na cabeça. Pode esclarecer sobre o ocorrido?
O Raulinho tinha uma doenca desde o nascimento. Aquele tumor já veio desde a infância, mas não foi descoberto. O Raulinho vivia com preguiça, sono, tonturas e uma sinusite braba. Quando ele ia ao medico, faziam apenas o Raio X e receitavam remédios que nao curavam. Quando a situação dele piorou, resolveram fazer a tumografia e o teste acusou um TUMOR NO CÉREBRO. Era incurável. Raulinho já tinha 30 anos e aquele tipo de câncer só se manifesta depois dos 30. Raulinho morreu com 32 anos e com paralisia no corpo todo. Nossa comunicação nos últimos meses ocorria apenas por movimentos dos olhos. Está sentindo dor? Fecha os olhos. Está sentindo pouca dor? Abre os olhos. Ele entendia os comandos emitidos por mim, mas a boca não conseguia reagir. Ele sucumbiu assim. Abrindo e fechando os olhos quando eu falava com ele. Ele morreu em 2010. Era uma pessoa muito divertida. Todo mundo aqui gostava dele. Estou triste!!! Saudade é a mãe arrumar o quarto para o filho que já morreu.
E a tua filha Carina?
Carina casou-se com um rapaz que trabalha na Usina Nuclear aqui em Angra dos Reis. Ambos estão estabilizados. Carina nasceu fruto daquele fuca fuca meses antes do nosso retorno ao sudeste. O marido brigava com a amante e ia para a minha casa e lá ROLOU. Carina veio ao mundo e é a minha anja da guarda. É ela quem me dá suporte na velhice.
Pois é tia..
Conheci a Carina em 2005 em Teresópolis na Igreja do pastor Zilmar e agora aqui em Mambucaba.
Ela e o marido são duas pessoas gentis. Ambos cabeça fresca…Ambos jovens sem frescuras e EMANCIPADOS.
Muito obrigado pela atenção e pelas informações que nos ajudam a entender parte da família Matos recuando no túnel do tempo.
Muito obrigado pelo depoimento.
Para você, filhos e netos, deixo esta citação do saudoso Historiador Eric Hobsbawm:
(...) “a melhor história é escrita por aqueles perderam algo. Os vencedores pensam que a história terminou bem porque eles estavam certos, ao passo que os perdedores perguntam por que tudo foi diferente, e esta é uma questão muito mais relevante."
Eric Hobsbawm (livro Pessoas Extraordinárias).


Entrevista concedida à mim (Joevan de Mattos Caitano) em 15 de Janeiro de 2017 na casa da minha tia Ana Matos em Mambucaba (parque perequê em Angra dos Reis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário