sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

CRÔNICA DA SEMANA: PAU NA COXA

A aniversariante com o autor
"Parabéns pra você..."
Já pensou, você vai chegando num lote para um aniversário, tomado de gente e recebe o logo o seguinte convite, assim na bucha:
- Ei Doutor, o Senhor não quer tomar um pau na coxa?
Perguntei para anfitriã:
- O quê?
Ela na bucha:
- O senhor não quer tomar um pau na coxa?
Eu fiquei até mudo, sem saber nem o que dizer. Até pensei: “Será que eu estou ouvindo direito?” e continuei falando com meus botões: “É, porque às vezes o povo fala de supetão determinadas coisas que a gente pensa até que não ouviu direito”.
- E aí, doutor, vai querer ou não?
Eu disse ainda desconfiado:
- Mas, o que?
Ela com um sorriso do tamanho do mundo respondeu:
- O pau na coxa. É uma mistura de leite moça com vinho.
Eu ainda assim desconfiado, diante de uma situação inusitada que naquele momento era o maior enigma do mundo, perguntei:
- E por que cargas dágua, esse troço se chama pau na coxa?
Ela rindo respondeu:
- Sei lá. É porque é, e pronto. Tem coisas que são porque são e sem explicação.
Eu tive que concordar reafirmando o que ela disse:
- É verdade.
E eu fui servido num copo plástico camuflado com aspectos de coro de onça. E continuei interagindo com as pessoas que estavam ali. E tomando tal drink. Muito bom, doce. Gostei da batida. Há tempos que não tomava algo tão inusitado. Há tempos que não tomava uma batida, pois, ultimamente na minha vida só mesmo batida policial. Um dia desses estava pensando: “Na próxima reencarnação eu quero vier a passeio, de bermuda, camiseta e óculos de sol”.
De repente encontro com Dona Marly:
- Doutor, o que é isso que o senhor está tomando?
Eu:
- Me deram um tal de pau na coxa.
Marly:
- Isso não é leite de onça não?
Eu:
- Me falaram que era pau na coxa.
Ela:
- Para mim isso é leite de onça.
Eu:
- Pronto! Tô lascado, primeiro me dizem que é um tal de pau na coxa, depois é um tal de leite de onça. Não sei mais nada. Enquanto isso, mais um gole.
E Viviane aparece:
- Doutor, seu drink  está acabando, trouxe mais um.
Depois de minutos, sabe lá quantos drinks eu tomei, somente sei que eu estava ótimo. Até que chegou Dilma e disse:

- Doutor, vamos almoçar? O que é isso que o senhor está tomando?
Eu respondi:
- Sei lá. É um tal de pé na jaca.
Ela:
- Pé na jaca?
Eu:
- Sim, pé na jaca.
Dilma:
- Ei, alguém pode me dizer o que foi que deram para o Doutor?
Eu:
- Tô te falando Dilma. É um drink potente que acaba com todos os males do mundo chamado de Pé na tábua.
Ela:
- Pé na tábua? Mas não era pé na jaca?
Eu:
- Pé na jaca, na tábua, na coxa, na porta, sei lá. Tá é ótimo.
Dilma:
- Tá bom de drinks, vamos cantar os parabéns e almoçar.
Eu:
- Feliz ano velho, adeus ano novo, que tudo se realize no ano que vai entrar, muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender.
Dinha:
- Doutor, já estamos em 2017.
Eu:
-Ah ta, música errada. Volta a fita: “Parabéns para você nessa data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida...”. Sou do tempo da fita.
E a festa acabou, eu voltei ao meu status quo ante bellum, mas trouxe comigo uma receita que é uma paulada.

Dona Nídia dos Anjos de Almeida foi um aniversário inesquecível, pois foi um único em que fui recebido de forma insólita.
Entre o real e o imaginário, entre a verdade e a fantasia aqui contada, com muito gelo e dois dedos dágua, o que eu já nem sei mais, encerro a crônica do dia. Um beijo à todos, fiquem com Deus. Ary Vital Filho.
E vocês já tomaram um pau na coxa? Lá nas curiosidades eu ensino a receita.
Curiosidades:
(1)       O termo status quo ante bellum (ou statu quo ante bellum), é uma expressão em Latim que significa literalmente, "o estado em que as coisas estavam antes da guerra". Foi originalmente usado em tratados para se referir à retirada de tropas inimigas, e a restauração da liderança antes da guerra.
Quando utilizado como tal, isso significa que ninguém ganha ou perde parcialmente seu território ou direitos econômicos e políticos.[1] Isto difere com uti possidetis, onde cada lado mantém qualquer território ou bens que detém no fim da guerra. O termo tem sido generalizado para formar a frase status quo (ou statu quo) e status quo ante (ou statu quo ante). Fora desse contexto, o termo "antebellum" nos Estados Unidos está geralmente associado com o período anterior à Guerra Civil Americana, enquanto na Europa e em outros lugares, com o período anterior à Primeira Guerra Mundial.
(2)       Pau na coxa, é uma bebida bem antiga, feita de vinho e leite condensado, principalmente em festas de faculdade, já que a mistura de álcool e leite condensado é sempre bem vinda. A bebida é tão conhecida que tem até um funk para ela.

(3)       RECEITA: PAU NA COXA (VINHO COM LEITE CONDENSADO)
INGREDIENTES
1 litro de vinho natural
1 (lata) de leite condensado
4 cubinhos de gelo ou você pode trocar o gelo por soda para não ficar muito forte
MODO DE PREPARO
Pegue o vinho e misture o leite condensado
Bata no liquidificador por uns 5 minutos mais ou menos
Dê preferência ao vinho gelado

Se quiser coloque o gelo ou a soda

VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO

















Nenhum comentário:

Postar um comentário