quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE: NOTA DE ESCLARECIMENTO

Equipe da Saúde de saída para a missão...
Equipe para o Travessão 115

Equipe para a Comunidade Piçarreira
Nesta terça-feira 21 de fevereiro, em torno de 17 h, a Secretaria Municipal de Saúde de Rurópolis recebeu o resultado do exame realizado no primata da Comunidade Estrela do Norte, mais conhecida como Piçarreira. O exame genético realizado em amostras de vísceras do animal, denominado Reação em Cadeia da Polimerase, identificou a presença de DNA viral da febre amarela.
Equipe para o Travessão dos Baianos 

A dificuldade para as equipes
chegar ás localidades
A SEMSA esclarece que desde o primeiro evento de epizootia, notificou as autoridades competentes e obteve resposta em menos de uma semana com a vinda da equipe da SESPA e do Instituto Evandro Chagas. Essa agilidade na informação permitiu que ações de vigilância epidemiológica fossem realizadas precocemente, principalmente bloqueio vacinal e pesquisa de focos do mosquito transmissor da doença na comunidade em questão.
Este animal foi monitorado pelas equipes de vigilância e atenção básica até a confirmação do óbito e posterior encaminhamento à cidade de Belém.
Importa ressaltar que a SEMSA tem investigado casos de epizootia nas vicinais do Sonrisal, Km 115 e dos Baianos e tem tomado as medidas adequadas a cada caso.
Informa também que o município já recebeu 2000 doses adicionais da vacina e que no dia 23 deste mês chegará mais 1000 doses. Aguarda-se ainda o atendimento ao Plano de Ação para estes casos em que foi solicitado 20000 doses para todo o município.
A dura batalha dos agentes 

Técnica Andréia aplicando a
vacina
Portanto, esta Secretaria ofertará a imunização durante todo mês nos postos de saúde e na recepção do Hospital Municipal. Deixando claro que a prioridade são as comunidades que necessitam de bloqueio vacinal, as crianças e adultos que ainda não foram vacinados. Idosos precisam de avaliação médica para então receber a vacina.
Gestantes e as mães que amamentam bebê menor se 6 meses também não poderão ser imunizadas, além daqueles que são alérgicos ao ovo. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO

A SEMSA continuará no monitoramento e manejo dos casos de epizootia e solicita da sociedade participação para controle dos mosquitos transmissores da Febre Amarela.
ASCOM/SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RURÓPOLIS





Técnica Eliete Barros


Vera Fernandes aplicando a vacina

Enfermeira Lucia Marques, Eliete Barros e Técnico Tarcísio

Técnica Josiane Silva e ACS Vanea Scalabrin

Nenhum comentário:

Postar um comentário