quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

CRÔNICA DA SEMANA: OS VERDADEIROS HERÓIS

2020, um ano de mudanças de estilo de vida e de reflexões.

2020, o ano que colocou o amor à prova e nos fez sentir na pele o real significado da máxima: “Cada dia é um presente de Deus” e aprendemos que cada momento deste presente deve ser vivido ao lado de famílias e amigos. 

2020, ano que tirou o véu e mostrou todas as verdades escondidas dentro de nós enquanto seres humanos. Muitos mudaram, outros melhoram e alguns... Ah, estes alguns... Digamos que ainda estão num processo de aprendizagem. 

2020, ano que aprendemos uns com os outros a sorrir com os olhos e nos abraçar com a alma. Vimos que as coisas mundanas são todas findáveis e que patrimônio nenhum vale mais que uma vida.

2020, ano que aprendemos a usar máscaras e álcool em gel, e que tais acessórios podem salvar vidas.

2020, ano de advertência e prevenção, de medidas de contenção, de lockdown e de muita oração.

2020, ano que trouxe à tona os verdadeiros heróis aqueles que realmente salvam vida.

Perdoem-me aqueles do cinema com máscaras e capas, mas 2020 me trouxeram outras referências, heróis de carne e osso como nós, que choram e sangram como eu e você, e que mesmo não estando num bom dia e recebendo um bombardeio de críticas ainda estão ali fiéis aos seus juramentos e se importando com a gente e nossa família. 

Nascimento... O milagre da VIDA

Heróis estes que estão numa atividade de risco, sujeitos a uma maior contaminação, mas estão ali pelos corredores, salas e quartos de hospitais cuidando de seus semelhantes contando na maioria das vezes com seu conhecimento técnico e fé.

Heróis que viram muitos negacionistas morrerem por ignorarem a existência do vírus, e ainda assim sofreram com estas pessoas e seus familiares. 

2020, ano de estatísticas positivas e negativas. Ano que se roga a todo tempo pela consciência e santa paciência.

Anônimos.
Os heróis...

2020, ano de vídeo conferências e de um novo mundo, o virtual.

2020, ano que mostrou que a ciência, a educação e a tecnologia são a base de uma sociedade.

2020, um ano difícil e de tomada de decisões árduas frente a uma pandemia mundial e de um número considerável de infectados, de medo latente da doença e da contaminação, de angústia diante de superlotação de leitos de terapias intensivas por único diagnóstico, de realização da assistência de qualidade sem muitas vezes equipamentos adequados ou em quantidade insuficiente, de carga excessiva de trabalho, de confinamento e distanciamento da família em hotéis, pousada ou afim para evitar a disseminação do vírus em parentes, de distanciamento familiar e solidão.

Heróis que vivenciaram tudo isso e mais um tanto de outras coisas coloca o profissional da área da saúde como Heróis Nacionais.

Parabéns aos médicos (as), enfermeiros (as), técnicos (as) trabalhadores da linha de frente que enfrentam esta dura rotina. A batalha não terminou, e sei que até os corações mais incrédulos contam com vocês.

Entre Heróis reais, somente eles, a verdade aqui contada, encerro a crônica da semana. Um abraço virtual a todos, fiquem com Deus. Ary Vital Filho.

EM TEMPO:

Obrigado Enfermeira dos Anjos pela foto, uma imagem inspiradora há tempos que queria fazer esta crônica e deixar registrado os meus sinceros agradecimentos, e não desanimem, pois precisamos de vocês. Ei, TMJ misturados e mascarados.

Você DEVE gostar de você, de seus familiares e de seus amigos, ENTÃO CUIDE-SE! NADA E NINGUÉM É MELHOR PARA SABER DO QUE VOCÊ PRECISA. CUIDE-SE VOCÊ É IMPORTANTE, MUITO IMPORTANTE PARA VOCÊ!


Nenhum comentário:

Postar um comentário