sexta-feira, 1 de março de 2019

CONTROLE SOCIAL: UM DOS PRINCÍPIOS DO SUS


É garantida aos cidadãos a participação social no Sistema Único de Saúde na Lei nº8142/90, configurando o CONTROLE SOCIAL.
 A participação da população pode se dar de duas formas: nos CONSELHOS DE SAÚDE e nas CONFERÊNCIAS DE SAÚDE. 
O controle social é o controle exercido pela sociedade sobre o governo. Por meio do controle social, a sociedade é envolvida no exercício da reflexão e discussão para politização de problemáticas que afetam a vida coletiva.
A população verifica, assim, se o poder público está, de fato, atendendo às demandas da sociedade. Em resumo: a participação social visa ao diálogo entre a sociedade e o governo no processo decisório das políticas públicas, e o controle social permite que a sociedade fiscalize as ações do governo.
Em Rurópolis temos um Controle Social ativo, efetivo, participativo e co-gestor e TODAS AS DECISÕES PASSAM PELO CMS, pois essa deve ser a postura de uma GESTÃO TRANSPARENTE. Portanto, as sugestões e críticas para melhoria da saúde da nossa cidade precisam passar pelos espaços de discussão e decisão.
 Então não perca a oportunidade de exercer sua cidadania e colaborar para uma SAÚDE MELHOR E DE QUALIDADE, venha para as PRÉ-CONFERÊNCIAS, CONFERÊNCIAS e participe das reuniões do CMS (toda primeira quinta-feira do mês).
ESSES SÃO OS ESPAÇOS ADEQUADOS PARA SE CONSTRUIR E PLANEJAR A SAÚDE DE TODOS!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário