sexta-feira, 18 de abril de 2014

MUITA CHUVA, MAIS OS FIÉIS CONTINUARAM FIRME NA PROCISSÃO DA VIA SACRA.



Chuva forte mas não tirou a coragem dos jovens
Na Sexta-feira Santa, é apresentado pelos Cristãos,  o drama imenso da morte de Cristo no Calvário. A cruz erguida sobre o mundo segue de pé como sinal de salvação e de esperança. Com a Paixão de Jesus segundo o Evangelho de João contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que lhe traspassou o lado. A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril. Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. 
Encenação de Jesus crucificado
A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia. Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos. No entanto, mesmo sem a celebração da missa, tem lugar, no rito romano, uma celebração litúrgica própria deste dia. Tal celebração tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo fato de não ter Oração eucarística, a mais importante parte da missa católica. 
Dramatização - Jesus com os Apóstolos
A celebração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor vermelha (google). Aqui em nossa cidade, novamente debaixo de uma forte chuva, a Igreja católica deu continuidade nos trabalhos da Semana Santa, com a Procissão da Via Sacra, dramatizando a Paixão de Cristo que foi realizada pelo Grupo de Jovens. A Procissão saiu da casa da senhora Fábia Siqueira, no Bairro do Aeroporto (em frente a ADEPARÁ), com o início às 13:00 horas, passou pelas ruas da cidade e se dirigiu até a Igreja Matriz, onde foi realizada a solenidade, com a celebração da Paixão de Cristo, ministrada pelo Pároco Padre Yosef Mapang e Padre Jean Paul. Durante a procissão e a dramatização da Paixão de Cristo, desabou uma forte chuva, mais os fiéis não arredaram o pé e continuaram com a peregrinação. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Fotografias de H. Marinho e Herik Guilherme Marinho







Para ver em tamanho grande, clique em cima das fotos.













Padre Jean Paul enfrentando a forte chuva

















Padre Yosef Mapang enfrentando a forte chuva













Jesus está com vocês, a vitória está chegando

































































Nenhum comentário:

Postar um comentário