sábado, 10 de fevereiro de 2024

RURÓPOLIS ... DOS 36 ANOS AOS 50...

Prefeito Joselino TAKÁ Padilha, e os ex-prefeitos de Rurópolis
 
O INCRA - Unidade Avançada de Rurópolis, hoje funciona precariamente, haja vista, todos os problemas serem resolvidos pela Superintendencia de Santarém. Antonio Gilberto Ferreira de Barros, chegou em Rurópolis em janeiro de 1974, fez o período de experiencia e em 25 de março, foi admitido e continua até a presente data. Gilberto é o uníco remascente do Quadro do INCRA e é o unico que faz o atendimento na Unidade.

Prefeito, Vice e o primeiro escalão do Executivo 

Com a Construção da Transamazônica, no início da década de 1970, a colonização dirigida pelo INCRA, foi uma forma planejada de ocupação da Amazônia. É neste contexto histórico que surge Rurópolis, planejada para ser um centro urbano que assim como outros existentes no projeto que exigia uma infraestrutura padronizada que viesse cumprir com as normas estabelecidas no projeto.

Inaugurada em 12 de fevereiro de 1974, pelo então Presidente da República Emílio Garrastazu Médici, Rurópolis Presidente Médici, entra para a história por ser a primeira cidade construída na Transamazônica e a única rurópolis implantada pelo PIN, no cruzamento das rodovias Transamazônica e Cuiabá Santarém.

Após o fracasso do projeto de colonização do Governo Federal, Rurópolis Presidente Médici ficou sob administração de Aveiro já que seu território pertencia a este município. Elevada à categoria de distrito, pela LEI de nº 5.370 de 07 de maio de 1987, publicado no diário oficial de 29 de maio do mesmo ano. O distrito de Rurópolis Presidente Médici e a sede do município de Aveiro, não tinham nenhum tipo de ligação rodoviária ou fluvial, as relações comerciais entre os mesmos eram realizadas através dos municípios de Santarém e Itaituba.

Legislativo atual

Almejando a emancipação política e um maior desenvolvimento, a sociedade civil organizada, instituições sociais e lideranças locais realizaram mobilizações com o objetivo de formar uma comissão provisória pro-emancipação, que foi criada no dia 12 de fevereiro de 1987, composta por representantes de vários seguimentos da sociedade.

No dia 24 de abril de 1988 foi realizado o plebiscito, que teve resultado favorável à emancipação. A Rurópolis Presidente Médici foi finalmente emancipada, através da LEI Estadual nº 5446 de 10 de maio de 1988, na época abrangia uma área territorial de 6.922,96 km, elevada à categoria de município sob o nome de RURÓPOLIS, desmembrado de Aveiro.  O distrito sede foi instalado em 01-01-1989. Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Rurópolis é um município brasileiro do Estado do Pará, pertencente à Mesorregião do Sudoeste Paraense. Localiza-se no norte brasileiro. Sua população estimada pelo IBGE em 2021 era de 52.473 habitantes. Possui uma área de 6.991,379 km².

Doutora Juliana Fernandes Neves - Titular do judiciário

Nesta segunda-feira, dia 12 de fevereiro de 2023, RURÓPOLIS estará completando 50 ANOS DE FUNDAÇÃO. Apesar de ainda necessitar de muitas coisas, vemos que muita coisa mudou, e a área urbana cresceu e prosperou, juntamente com o número de munícipes.

Temos um ótimo Hospital Municipal, muito bem equipado, com UBS em vários bairros, como também na área urbana; bons e ótimos colégios, tanto na área urbana, como na área rural; a infraestrutura está sendo bem cuidada, com as recuperações constantes de estradas, vicinais, e asfaltamento na área urbana; na segurança, contamos com a Polícia Civil, Policia Militar, SIDETRAN, DEMUTRAN, etc. Como em toda localidade, também temos os nossos problemas, que são muitos, mais que os governantes, juntamente com os habitantes, estão tentando mudar esse quadro.

A gestão atual tem como titular o Prefeito JOSELINO TAKÁ PADILHA, e Vice, ERZENIR ORBEN, que tem como componentes de sua equipe de trabalho no primeiro escalão, os seguintes secretários: ANDERSON SILVA DOS SANTOS; Secretaria Municipal de Administração e planejamento – SEMAP; RENATO FERREIRA DE BARROS NETO - Secretaria Municipal de Finanças – SEMFIN; JURANDIR FERREIRA VIEIRA, Secretaria Municipal de Educação Cultura e Deporte – SEMECD; MARIA DOS SANTOS PADILHA, Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTRAS; FRANCISCA SOARES SCHOMMER, Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA; EDER DA SILVA BASEGIO, Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA; CARLOS MEURER NASCIMENTO, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – SEMAB e MARCIANO LIRA ALMEIDA, Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEMINFRA.

Câmara Municipal

O Poder Legislativo é composto por treze vereadores, tem como Presidente o Vereador Guto da Silva Touta (PSC); Vice, Anderson Guimarães Pinto (MDB); 1º Secretário, Jonas Lourenço da Silva (PT), e 2º Secretário, Elivaldo Conceição Silva (MDB)

Igreja Católica Matriz

Os demais Vereadores são: Elias José Zanetti (DEM); Francisco Flaviano de Sousa – Professor Flaviano (MDB); Ismael Carvalho Cunha - Ismael do Salão (PSB); Marcelo Duarte Correa (PSB); Paulo Soares de Sousa - Paulão (MDB); Raimundo Nonato Souza Silva - Nonatinho (PSDB); Robson Alves da Silva (PRB); Sebastião Rodrigues da Silva - Neguinho Labigó (PPS); e Sérgio Ribeiro (MDB). 

No Judiciário, contamos com os trabalhos da Juíza, Doutora Juliana Fernandes Neves. No momento o município se encontra sem Promotor titular.

Rurópolis, desde sua emancipação, já contou com sete nomes que administraram o município. Seis eleitos uma ou duas vezes pelo povo e um que administrou através de intervenção Estadual. Veja a seguir, os nomes dos prefeitos e interventor, e seus períodos à frente do executivo municipal:  Zericé da Silva Dias - Período: 1989 a 1992; Aprigio Pereira da Silva -Período: 1993 a 1996; Zericé da Silva Dias - Período: 1997 a 1998; Averaldo Pereira Lima, como interventor estadual - Período: 1999 a início de 2000; José Paulo Genuíno - Período: 2000. 

Escola Municipal

Era o vice de Zericé Dias e assumiu; José Paulo Genuíno - Período: 2001 a 2004; Aparecido Florentino da Silva - Período: 2005 a 2008; Aparecido Florentino da Silva - Período: 2009 a 2012; Pablo Raphael Gomes Genuíno - Período: 2013 a 2016; Joselino Padilha, Taká - Período: 2017 até 2020; Joselino Padilha, Taká - Período: 2021 – 2024)

O Prefeito Joselino TAKÁ Padilha, está exercendo o SEGUNDO mandato, e sua gestão ainda conta com a credibilidade de seus munícipes, haja vista, o trabalho que vem sendo realizado nesse período. Há pessoas contrárias? Claro que há, se não fosse assim, não haveria a política... A maioria dos munícipes acredita nesse governo, e com a ajuda e a participação de todos, o futuro é promissor. Parabéns Rurópolis, que todos juntos possamos lutar por dias melhores, que venha mais, muito mais! 


Texto feito com ajuda do Google e fotografias, algumas também extraídas do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário