sábado, 3 de fevereiro de 2024

RURÓPOLIS 50 ANOS DE HISTÓRIA - PARTE IV – UMA CIDADE PLANEJADA NO MEIO DA AMAZÔNIA


Inicio das construções em Rurópolis

Criada no ponto de entroncamento da BRs 163 (Rodovia Santarém/Cuiabá) e 230 (Rodovia Transamazônica), Rurópolis foi planejada para ser um centro administrativo para atender as demandas dos produtores rurais que vieram colonizar a Amazônia. A cidade foi construída pelo INCRA com indústrias, armazéns, sedes de instituições públicas e casas padronizadas para os funcionários.

O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto e urbanista José Geraldo da Cunha Camargo, que era amigo do presidente Médici. O esquema pretendia dar ao campo os benefícios da cidade, criando três tipos de assentamentos urbanos complementares: agrovilas, agrópolis e rurópolis.

Um conjunto de agrovilas deveria funcionar como satélites de uma agrópolis e cada conjunto de agrópolis e agrovilas seria dependente de uma rurópolis, que acumulava mais funções e mais equipamentos urbanos que os núcleos menores e devia ser o centro principal de uma grande comunidade rural. Essa rede hierarquizada deveria atrair o migrante para o projeto de colonização e dar condições para ele produzir.


Via ASCOM PMR

Nenhum comentário:

Postar um comentário