quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

CENTENAS DE FIÉIS SE FIZERAM PRESENTES NA MISSA DE QUARTA FEIRA DE CINZAS

Pároco Padre Jaime Maria Gato, na Homilia

“JESUS CRISTO, SOIS BENDITO, SOIS O UNGIDO DE DEUS PAI!

OXALÁ OUVÍSSEIS HOJE A SUA VOZ: NÃO FECHEIS OS CORAÇÕES EM MERIBA! (SI 94,8)”

A igreja ficou pequena para a quantidade de pessoas
presentes

Com essas palavras, o Pároco Padre Jaime Maria Gato, iniciou o Evangelho (Mateus 6,1-6.16-18), da Santa Missa de ontem, dia 14 de fevereiro de 2024, QUARTA FEIRA DE CINZAS.

Centenas de fiéis se fizeram presente à Igreja de São Francisco de Assis, mais conhecida como Igreja Católica Matriz para ouvir as palavras do Senhor Nosso Deus, através do Pároco Padre Jaime Maria Gato.

A celebração teve inicio às 20:00 horas, com seus ritos habituais, com acolhida, 1ª Leitura (Joel 2,12-18); Salmo Responsorial (50)51; 2ª Leitura (2 Coríntios 5,20-6,2); Evangelho (Mateus 6,1-6.16-18); Homilia; Benção, Distribuição das Cinzas e seguindo com os ritos normais da Santa Eucaristia.  

A Quarta-feira de Cinzas é uma data presente no calendário litúrgico do cristianismo, ela marca o encerramento do Carnaval e, consequentemente, o início da Quaresma. Esta última marca o início do período de preparação e antecipação da Páscoa. A Quarta-feira de Cinzas é observada em diversas denominações cristãs, como o catolicismo, o anglicanismo, o luteranismo. 

Equipe de Cântico

O encerramento do Carnaval com a Quarta-feira de Cinzas coloca fim no período de celebrações tidas como carnais, afinal, o Carnaval é comumente conhecido como a festa da carne.

Com o fim do Carnaval, inicia-se um período que tem uma característica diferente: a de conservação de uma vida religiosa, santa e devota. Esse é o momento da Quaresma, o tradicional período de 40 dias que antecede a Páscoa e que deve ser observado mediante a realização de penitências, tais quais o jejum e obras de caridade.

Missa de Quarta-feira de Cinzas

Durante a Quarta-feira de Cinzas, acontece a missa que é muito conhecida pelo ritual de imposição de cinzas. Esse ritual tem todo um simbolismo que faz sentido dentro daquilo que acreditam os cristãos.

A imposição de cinzas, dentro do que acreditam os cristãos, simboliza o caráter transitório dos seres humanos na Terra, pois o pó relembra o que se torna o corpo humano depois da morte. Sendo assim, acreditam os cristãos, a mortalidade do ser humano é encarada como um fator pelo qual ele deve buscar a graça de Deus. A participação dos fiéis nesse ritual denota exatamente essa devoção.

Comunhão
Oração Eucarística

Sua origem é bastante nebulosa, mas acredita-se que tenha surgido baseado em tradições orientais que foram absorvidas pelo cristianismo durante a existência da Igreja primitiva. Especula-se que a prática se consolidou como um ritual da Quarta-feira de Cinzas em algum momento da Idade Média.

As cinzas usadas na imposição não são quaisquer cinzas, mas as que foram obtidas da queima dos ramos usados na missa de Domingo dos Ramos do ano anterior. Esse é o dia que marca o início da Semana Santa dentro da tradição cristã. Os ramos queimados, ainda, são abençoados com água benta, e as cinzas obtidas da queima recebem aromatizantes.

Somente o padre pode realizar a imposição de cinzas, e, durante o ritual, ele faz o desenho de uma cruz na testa do fiel. A Igreja pede aos fiéis que vão para a missa de Quarta-feira de Cinzas em jejum.

Texto de Daniel Neves Silva, adaptação H. Marinho – Fotos Jonas Lourenço - VEJA MAIS FOTOS CLICANDO NO LINK ABAIXO👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇











Nenhum comentário:

Postar um comentário