sexta-feira, 23 de junho de 2017

DELEGADO DE POLÍCIA, CRÔNICAS E LITERATURA À SERVIÇO DA COMUNIDADE.

Gestora do Colégio Eurico Valle Professora Mírian Albertino, DPC Ary Vital, autora do Projeto Professora Jocivânia Rodrigues e alunos
Na palestra com alunos...
Com professoras e alunos

Crônicas regionais do delegado Ariosnaldo Vital Filho, lotado nesta cidade de Rurópolis, vem aproximando a comunidade da polícia judiciária e incentivando os jovens da região ao hábito da leitura. Por meio da literatura, o delegado incentiva os jovens da região não só ao hábito da leitura, mas também a seguir pelo caminhar correto, além de ajudar no trabalho desenvolvido pela polícia judiciária, aproximando o delegado e a comunidade. Há mais de um ano ele criou a crônica da semana, publicadas neste blog, onde compartilha com os leitores experiências de vida, encontros inusitados, temas polêmicos, mas com suavidade e linguagem acessível, com intuito de fazer a população pensar, como assim foi feito em três: 

“Sob o céu de Rurópolis”, “A porteira” e “O recheio do bolo”, cuja narrativa é voltada para o poder de superação, sonhos, luta contra o preconceito de qualquer espécie, fez com que os cidadãos Ruropolense ficassem mais próximos da sua pessoa despida do cargo, compartilhando suas histórias.

Desde o início do ano de 2017, as crônicas estão tomando um novo espaço e passaram a ser adotadas em escolas do município de Rurópolis, onde o delegado atua, e como convidado de honra da Escola Municipal Eurico Valle, nesta semana, realizou uma palestra 

sobre o tema “Crônicas”, interpretando com os alunos dos 9 anos do ensino fundamental seus textos, músicas também regionais as quais para o policial são verdadeiras crônicas como “No meio do Pitiú” da paraense Dona Onete, além de “Língua” de Caetano Veloso e outras criações como as de Renato Russo. Tendo em vista a importância, o processo de leitura e escrita em sala de aula, observando também a proposta da crônica como gênero textual da olimpíada de língua portuguesa escrevendo o futuro, foi realizado um projeto, que tem como finalidade analisar, ensinar e motivar os alunos dos 9 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Eurico Valle. O referido projeto tem como ideia autora, a professora Jocivania Rodrigues, que para justificar o seu projeto, falou o seguinte: “Ao adquirirem o gosto pela leitura, às crianças podem também, provocar a capacidade de desenvolver textos leves humorísticos e dramáticos”. Atualmente, o delegado conta com mais de 100 crônicas, as quais pretende publicar em livro. Fato este almejado não somente por ele, mas pelos seus leitores do município, que passaram a se identificar com os textos e criar um elo de afeto e comunicação entre eles e o autor. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Veja as crônicas citadas, clicando no link a seguir: 

SEM POLEMICA: CRÔNICA DA SEMANA: SOB O CÉU DE RURÓPOLIS 

ehmarinho.blogspot.com/2015/04/cronica-da-semana-sob-o-ceu-de-ruropolis.html

SEM POLEMICA: CRÔNICA DA SEMANA: A PORTEIRA

ehmarinho.blogspot.com/2017/03/cronica-da-semana-porteira.html

CRÔNICA DA SEMANA: O RECHEIO DO BOLO | Sem Polemica














Um comentário: