terça-feira, 8 de setembro de 2015

DESFILE CELEBRA 193 ANOS DE INDEPENDENCIA DO BRASIL

Desfile e apresentação das escolas
Prefeito Pablo Genuíno, Primeira Dama, no palanque com autoridades
A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo. Ontem aqui em nossa cidade, também foi comemorado essa data, com o desfile das escolas, grupo de escoteiros e o pelotão da 17ª Companhia Independente de Policia Militar, que fizeram uma bonita apresentação, para a satisfação do Prefeito Pablo Genuíno e várias autoridades que o acompanharam no palanque oficial, como também ao povo que lotou as arquibancadas e as laterais das ruas por onde passou o desfile. Muitas foram às apresentações e homenagens, mais vamos destacar a evolução das fanfarras que deram um show à parte. Parabéns a todas, principalmente a fanfarra da Escola Almir Gabriel e da Escola Eurico Valle que foram aplaudidas de pé pelo público presente. VEJA A MATÉRIA COMPLETA CLICANDO ABAIXO.







 CRECHE MUNICIPAL O CANTINHO DA CRIANÇA
HISTÓRICO – A ESCOLA CRECHE MUNICIPAL “O CANTINHO DA CRIANÇA”, foi fundada em 25 de outubro de 2001, na administração do prefeito municipal Sr. José Paulo Genuíno, tinha como coordenadora a Prof.ª Nadir Lima Valentim, atendia um total de 125 alunos, com faixa etária de 03 a 05 anos de idade, distribuídos em dois turnos. Hoje, a Escola Creche Municipal “O Cantinho Da Criança”, tem como coordenadora a Profª. Elizeth Soares Sousa, Orientadora Pedagógica a Profª. Lidiany Santos Galucio da Silva. A instituição de Ensino Infantil atende uma demanda de 275 discentes entre 03 e 05 anos de idade, funcionando em dois turnos. A Creche Municipal O cantinho da Criança que defende o tema: Educação: Ferramenta indispensável na construção de um futuro melhor, vem com as seguintes apresentações:
Ordem dos pelotões da creche
1º Nome da escola : Creche Municipal “O Cantinho da Criança
2º Tema: Educação: Ferramenta indispensável na construção de um futuro melhor
3º Porta bandeira ( Brasil, Pará, Rurópolis e Escola )
4º Faixa: Agradecimento ao prefeito PABLO RAPHAEL GOMES GENUINO
5º Maquete da escola
6º Farda
 PRIMEIRA FANFARRA – ESCOLA DEPUTADO NICIAS RIBEIRO.



















 ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL O MUNDO DA CRIANÇA
 HISTÓRICO - A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil “O Mundo da Criança”, localizada na Avenida J. K. com a Rua José Rodrigues da Costa, nº. 230, Bairro Centro. Zona urbana do município de Rurópolis, Estado do Pará, foi fundada em 1997, com atendimento apenas a educação infantil e no ano de 1999 iniciou o ensino fundamental. Hoje, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental O Mundo da Criança está sob a Direção da professora ISABEL FRAGA DOS SANTOS, na vice direção MANOEL MESSIAS DOS SANTOS, na Orientação Pedagógica do ensino fundamental a professora ALINE EDINEIA KOSSMANN BRITO, na orientação pedagógica da educação infantil VALDILENE CUNHA
OLIVEIRA, e como Secretária EDICÉLIA DE OLIVEIRA ROSA. E conta com um quadro funcional constituído por 45 funcionários.
A escola tem uma clientela de 570 alunos distribuídos nos dois turnos.
A escola o Mundo da Criança está trabalhando os seguintes projetos em 2015:
 PROJETO “O DESCOBRIMENTO DO BRASIL; ”.
 PROJETO “DISCIPLINA: FAMÍLIA E ESCOLA IMPONDO LIMITES NA MEDIDA CERTA; ”.
 PROJETO “A CULTURA NA ESCOLA; ”.
 PROJETO “VIAJANDO NA LEITURA; ”.
 ORDEM DO DESFILE
1° ordem: Faixa com nome da escola: ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL O MUNDO DA CRIANÇA
Tema: FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE: NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS.
2° ordem: Pelotão das bandeiras
 Bandeira do Brasil
 Bandeira do Estado
 Bandeira do Município
 Bandeira da Escola
3° ordem: Educação Infantil
Faixa: EDUCAÇÃO INFANTIL
4° ordem: Pelotões representando as profissões
5º ordem: Pelotão Pais e Filhos
6º ordem: Pelotão do projeto cultural
7° ordem: Pelotões de alunos fardados do ensino infantil
8° ordem: Pelotão do Ensino Fundamental:
1ª FAIXA DO PELOTÃO DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL: AQUI COMEÇA NOSSA HISTÓRIA: “...TERRA ADORADA, ENTRE OUTRAS MIL, ES TÚ, BRASIL, O PÁTRIA AMADA!...”
9º ordem: Pelotão Projeto “Descobrimento do Brasil”
2º FAIXA: O LIVRO É UM BRINQUEDO FEITO COM LETRAS: “LER É BRINCAR”
10º ordem: Pelotão do Projeto de Leitura 2015: Viajando na leitura.
3ª FAIXA: ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE: VALORES E PRINCÍPIOS BÁSICOS.
11º ordem: Pelotão de alunos com a camiseta do Projeto: “Disciplina: Família e escola, impondo limites na medida certa”.
12ª ordem: Fechando o desfile da escola o pelotão de alunos fardados com a faixa:
4ª FAIXA: A EDUCAÇÃO É UM PROCESSO SOCIAL EM DESENVOLVIMENTO. NÃO É
PREPARAÇÃO PARA A VIDA: É A PRÓPRIA VIDA.
 SEGUNDA FANFARRA – CLUBE DE DESBRAVADORES PIONEIROS DA SELVA






















































 CLUBE DE AVENTUREIROS “JÓIAS DECRISTO”.
 HISTORICO – Quem são os Aventureiros?
É um programa internacional de lazer e atividades, patrocinado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, através do Ministério Jovem. Seu objetivo é auxiliar pais, mães ou responsáveis na tarefa de desenvolver os aspectos físico, mental, espiritual e social de meninas e meninos, num ambiente seguro e agradável. Sua Missão é desenvolve as crianças, envolvendo os pais neste trabalho.
Quem é o Aventureiro?
É um menino ou menina com idade entre seis e nove anos de idade que faça parte do Clube. Ele é uma mensagem cifrada, dizendo Deus AINDA não desistiu da humanidade.
Seus Ideais:
Lei – Jesus me ajuda ser: obediente, puro, reverente, bondoso e colaborador.
Voto – Por amor a Jesus, farei sempre o meu melhor.
Alvo – A mensagem do advento a todo o mundo em minha geração.
Objetivo – Salvar do pecado e guiar no serviço.
Lema – O amor de Deus me motiva.
Tudo começou Assim:
 Em 1972 a Igreja atentou pela primeira vez criar um programa específico para crianças, isso aconteceu em Washington (EUA).
 Em 1975, outra associação estava realizando outro programa para crianças
menores de 10 anos.
 Já em 1988 a idéia ganhou forças, e a Divisão Norte Americana convidou
Associações para estudar e oficialização do Clube de Aventureiros.
 No ano de 1989, estabeleceram normas de funcionamentos e regulamentos,
oficializando as Classes dos Aventureiros (Abelhinhas Laboriosas, Luminares, Edificadores e Mãos Ajudadoras).
 Em 2003 na Igreja Adventista do Sétimo Dia - Central distrito I, as irmãs Marcia
Estela e Leila Araújo, com o desejo de atender as crianças, montaram o Clube de Aventureiros, recebendo o nome de Clube de Aventureiros Joias de Cristo, por acreditar que as crianças seriam Joias para o Senhor. Desde sua criação, já passou por varias diretoras e um diretor, dentre elas estão às irmãs: Marcia Estela, Leila Araújo, Lizandra Souza, Maria Aparecida Oliveira, Clenilde Rufino e o irmão Enos Amorim.
Hoje o Clube desenvolve seus trabalhos com a seguinte Liderança:
 Diretora: Eliciane Montanher
 Diretora associada: Rosangela Lima
 Secretária: Evelina Lima
 Conselheiras: Geralda Cavalcante, Aparecida Oliveira, Kelly Nunes, Reciane
Carvalho, Rosália Alves, Marciele Matos.
 Capelã: Tia Maria.
 Ancião: Davi Vicente.
 Instrutores de Ordem unida e especialidades: Kelvi Lopes, Gilzandra Silva. Presentemente temos cinqüenta e três (53) Aventureiros ativos, no qual buscamos a cada dia, que esta criança seja melhor membro na família, um melhor aluno na escola e ainda que ele obtenha o melhor aproveitamento de sua experiência como membro do Clube de Aventureiros Jóias de Cristo.
CLUBE DE DESBRAVADORES PIONEIROS DA SELVA
 HISTÓRICO - O Clube de Desbravadores, ou simplesmente Desbravadores, é um departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), que trabalha especificamente com a educação cultural, social e religiosa, de crianças e adolescentes situadas na faixa etária entre 10 e 15 anos. Semelhante em diversos aspectos ao escotismo, diferencia-se deste pela ênfase religiosa dada as atividades desenvolvidas. Faz parte do programa oficial da Igreja Adventista desde 1950. Mundialmente o Clube de Desbravadores faz parte do Ministério Jovem da IASD. Grande parte do programa do clube de desbravadores é construída em torno de atividades físicas. Segundo o manual do clube de desbravadores, o foco nisto explica-se porque “os jovens entre 10 e 15 anos de idade estão num estágio de crescimento e desenvolvimento físico muito rápido”. Segundo a filosofia do clube, atividades que envolvam ação, aventura, desafio e atividades em grupo, “oferecem oportunidades para o desenvolvimento de novas atitudes e habilidades que produzem o crescimento pessoal, de equipe e espírito de comunidade”, que ainda de acordo com a filosofia do programa, fazem parte do tripé da “cidadania e lealdade” que prega o respeito para com “Deus, Sua criação, e Sua igreja. O clube de Desbravadores Pioneiros da Selva, foi fundado no ano de 1985, sob a Liderança de Wesley Costa Araújo, hoje com 30 anos o mesmo busca cumprir com o seu papel social na formação de cidadãos responsáveis e conhecedores de seus direitos e deveres. O mesmo faz parte da Igreja Adventista do 7º Dia Central de Rurópolis, e tem como diretores a professora Lizandra e Enaque Castro.
















ESCOLA ADVENTISTA DE RURÓPOLIS
 HISTÓRICO - A Escola Adventista de Rurópolis está localizada na Avenida Edson Arantes do Nascimento s/n, Centro. Têm no seu corpo administrativo e docente 12 funcionários e 96 alunos ativos. Fundada no dia 1º de março de 1983. Há 32 anos, vem cumprindo a missão de oferecer uma Educação Integral e de qualidade. Formando seres pensantes, futuros cidadãos de destaque, úteis à sociedade à pátria e a Deus. Nossa visão está fundamentada em princípios éticos cristãos, na busca de ações pedagógicas e práticas inovadoras de educação para a formação do caráter, visando o comprometimento da equipe educacional, o reconhecimento da sociedade por excelência e a  preparação dos educandos para esta vida e para a eternidade. Educação Adventista: Há 120 anos
– educando gerações.
1º – (BANNER) Escola Adventista 120 Anos - Educando gerações.
2º – Porta – bandeiras: Brasil (Tainá), Pará (Laís), Rurópolis (Isabelle) e Escola (Maira). Este ano, o tema abordado pela escola é: Natureza – “Presente de Deus”.
3ª – (BANNER) Tema: Natureza – “Presente de Deus” Deus deu a Adão um presente maravilhoso antes que Ele fosse criado. O presente de Adão seria um presente especial, pois serviria para toda a humanidade. A natureza é um presente lindo e importante que Deus deu a todos nós.
1º PELOTÃO – (ÁGUA)
A água é a fonte fundamental da vida que sustenta todos os seres, sem ela seria o fim da vida neste planeta, nós temos impensadamente desperdiçado e envenenado este recurso natural finito, que é um elemento vital para a existência, temos que preservar o meio ambiente e os mananciais, pois desta forma estaremos contribuindo com o futuro do nosso planeta e de todas as espécies.
2º PELOTÃO – (FLORESTAS/DESMATAMENTOS)
As florestas possuem função vital para a atmosfera do Planeta: retiram gás carbônico e produzem oxigênio. Além disso, regulam o clima e o ciclo das águas, mantêm os ecossistemas equilibrados, fixam o solo e o conservam úmido, além de proporcionarem habitat para milhões de espécies animais. Contudo, nos últimos dois séculos as florestas vêm sendo destruídas para dar lugar a inúmeras áreas de urbanização, agricultura, pecuária e indústrias. Essa exploração desordenada provoca prejuízos à Natureza e a nós mesmos. A aceleração do aquecimento global, o agravamento das mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a escassez de água potável são alguns dos problemas já enfrentados cotidianamente. Os guardas florestais tem a missão deproteger a flora brasileira. Faça você também a sua parte! Proteja o verde, plante uma árvore!
3º PELOTÃO – (ANIMAIS SELVAGENS)
Os animais selvagens ou silvestres são todos os animais não domesticados que vivem nos seus habitats naturais, tais como florestas, desertos ou oceanos. Infelizmente, quase todos os locais no planeta estão direta ou indiretamente afetados pela atividade humana e como resultado, extinções sucedem-se de forma descontrolada. Depois que Deus terminou de criar todas estas coisas, ele viu que era à hora de criar o homem a mais bela criação de Deus. Fez o homem com suas mãos, e então, Ele soprou em suas narinas e o homem viveu e pode receber de Deus o grande presente, A NATUREZA. Sabemos que o presente de Deus, que é a natureza, não foi só para Adão, mas foi para todos nós. Deus fica triste quando destruímos a natureza, muitos dos animais e das plantas que ele criou não existem mais, pois nós acabamos com elas. Pense nisso. Cuide bem do presente maravilhoso que Deus nos deu. Cuide da Natureza.












 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
 HISTÓRICO - A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social do Município de Rurópolis Estado do Pará, é um órgão que executa as políticas públicas de assistência social em todo o território de abrangência do município. Visando a valorização da participação popular, a humanização do atendimento, o respeito aos conselhos e ao controle social são marcas importantes da Administração Municipal. E Juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), o principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso aos direitos sociais e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, dessa maneira os serviços ampliar trocas culturais e de experiências vivenciadas, proporcionando cidadania e ofertando socialização e a convivência comunitária desenvolvendo capacidades e potencialidades dos usuários dos serviços de convivência e fortalecimento de vinculo para o enfrentamento da vulnerabilidade social.
EQUIPE DO CRAS:
Coordenadora e Psicóloga: Darlandia Pontes
Assistente social: Miguel Pereira Neto
Maria Nazaret Guedes
Pedagoga: Rita Santana
Educador Fisico: Joao Carlos de Oliveira
Professora de Dança: Maricelia Pereira
Professora de artesanato: Lusilene Borges
Chefe de divisão: Jociel Oliveira
Os serviços de convivência e fortalecimento de vinculo agradece a nossa primeira dama a Senhora Katyussy Nayara Bonami Genuíno pelo apoio prestado. E agradecemos a Senhora Glauciene Genuíno pelo apoio INCONDICIONAL dedicado aos serviços de convivência e fortalecimento de vinculo. Os bons resultados deste trabalho devem-se ao apoio da Secretaria de Assistência Social do Município de Rurópolis e a secretária Vanusa da Conceição Carvalho Félix.
6.1 - O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULO (ACIMA
DOS 60 ANOS) - “JOVENS SEMPRE RENOVADOS”
O grupo ‘Jovens sempre renovados’ é, também, um serviço do Governo Federal em parceria com o Governo Municipal, tem como objetivo Realiza atividades que contribuem para o processo do envelhecimento saudável, para o fortalecimento da autonomia, de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social. As intervenções da equipe técnica são pautadas nas características, nos interesses e nas demandas dessa faixa etária, considerando as vivências em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer. Além disso, o serviço promove a valorização das experiências vividas como formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social. Teve início em 2005 com 34 inscritos, acompanhados por um profissional em educação física, uma técnica de referência e o apoio da equipe da assistência social. Hoje conta com 219 inscritos no programa.
Coordenadora: Márcia Rosangela Brito
Educador físico: Professor João Carlos de Oliveira e toda sua equipe.
FAIXA: O grupo da melhor idade agradece o apoio do governo Renovando com
a força do povo.
1º pelotão: Fardas
Faixa: O grupo jovens sempre renovados valorizando as culturas Regionais e
Estaduais.
2º pelotão: Danças Culturais
Dança Cigana Dança da Bomba
Dança Farroupilha Dança Caipira
Lambada Carnaval
Carimbo
6.2 - O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULO 6 A 14
ANOS (PETI)
É Ofertado pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Rurópolis e Assistência Social do Município, o principal objetivo e estabelecendo o fortalecimento de vínculos e a socialização, centrados na brincadeira, na acolhida e no convívio familiar e comunitário. Por meio do acesso a brinquedos e de experiências lúdicas, culturais e esportivas orienta aos familiares sobre o cuidado com a criança pequena. As atividades previnem a ocorrência de violação de direitos, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social. Iniciou em 2001 com 50 crianças até 2004. Em 2005 foram ofertadas mais 150 vagas, sendo assim 200 crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço, distribuídos em dois turnos manhã e tarde, e vem abordando os seguintes temas:
*EM BUSCA DE IGUALDADE ESTAMOS AQUI
*DESENVOLVENDO HABILIDADES
*ESPORTE E LAZER
1º PILOTÃO: Porta Bandeiras e Guarda Bandeiras (Brasil, Para, Rurópolis Peti)
2º PILOTÃO: Os Três Poderes (Executivo Legislativo e Judiciário)
3º PILOTÃO: Enfermeira
4º PILOTÃO: Bailarinas
5º PILOTÃO: Alunos Fardados
6° PILOTÃO: Jogadores
Coordenadora: Rita Catarina Carvalho de Souza e toda sua equipe.
6.3 - O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULO 15 A 17
ANOS (PROJOVEM)
Também, um Serviço do governo federal em parceria com o governo municipal, que atende aos adolescentes com faixa etária entre 15 e 17 anos de idade. Teve início no ano de 2010, com 120 alunos, tem como o principal objetivo desse serviço é o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, contribuindo para o retorno ou permanência dos adolescentes e jovens na escola, por meio de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. Atualmente, oferta aulas de informática, violão, pintura em tecido, crochê, artesanato, reciclagem e dança. Conta com 75 alunos inscritos.
Tema: Reciclar é o caminho para um mundo.
1º PILOTÃO: BAYNNER: Valorizar os jovens é acreditar no futuro.
2º PILOTÃO: Os alunos com a faixa da reciclagem.
3º PILOTÃO: Informática - a informação move o mundo
4º PILOTÃO : Projovem convida a população Ruropolense a dizer não as drogas:
Drogas
Prostituição
Trabalho infantil
Exploração sexual
Corrupção
Preconceitos
DIGA SIM A VIDA!
COODENADORA: Dilma Mendes e toda sua equipe.
STAFF – Felipe – Mileni – Verônica – Leila - Martinha
 TERCEIRA FANFARRA – ESCOLA DIVINÓPOLIS























































 ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL PADRE JOSÉ DE ANCHIETA
 HISTÓRICO - Escola Pe. Jose de Anchieta, foi construída no ano de 1992, através de um convenio com a SEDUC na administração do Sr. Zericé Da Silva Dias. O primeiro nome da escola foi ‘Flor de Acácia ‘’ hoje chama- se Pe.José de Anchieta. Tendo como coordenador escolar o Professor EZEQUIAS DE SOUSA OLIVEIRA. Temos no  quadro funcional hoje, seis professores, duas agentes administrativas, três vigias e três serventes, no momento funciona com 93 alunos.
 ORDEM DO DESFILE:
FAIXA COM O NOME: ESCOLA Pe. José De Anchieta
Porta Bandeiras,
Faixa Tema da Escola: juntos somos mais fortes
Pelotão: representando a escola.
Pelotão de Farda: fundamental e infantil
Pelotão: representando a família













ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL TEOTÔNIO VILELA
 HISTÓRICO – A Escola Municipal de Ensino Fundamental Teotônio Vilela foi
fundada em 11 de março de 1985, está localizada na Rua Mirian Borges, s/n. bairro do Leitoso. A escola conta com esfera administrativa: Municipal sob a gestão escolar da professora Marlene Claudia da Silva. A escola conta também com a colaboração de 13 professores e 13 funcionários na equipe de apoio, somando um total de 26 educadores. A instituição oferta Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 8º ano tendo clientela total atendida em 2015 é de 201 alunos.
FORMAÇÃO DA ESCOLA TEOTÔNIO VILELA
 Faixa com o nome da Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Teotônio Vilela.
 Oito Portas Bandeiras: 02 Com a Bandeira do Brasil, 02 Com a Bandeira do Pará, 02 Com a Bandeira do Município, 02 Com a Bandeira da Escola.
 Alunos com A Faixa Tema da Escola: Saúde e Bem-Estar;
 Pelotão Caracterizado;
 Pelotão Uniformizado.









































ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ALMIR GABRIEL
 HISTÓRICO - A Escola Municipal de Ensino Fundamental Almir Gabriel, localizada na Rua Airton Sena, nº. 624 no Bairro da Lagoa, no Município de Rurópolis /Pará, foi fundada em 09 de junho de 1987 e atualmente atende uma clientela de 491 alunos do 5º ao 9º ano, desse total, 12 alunos são inclusos e uma lotação de 51 funcionários. A Escola Almir Gabriel possui 10 (dez) salas de aula, 01 (um) laboratório de informática, 01(uma) sala de AEE- Atendimento Educacional Especializado, além da cozinha, diretoria, secretaria e sala dos professores. Podemos contar com a Fanfarra composta por 80 (oitenta) componentes tendo como instrutor: Bruno Campelo Lopes. A Escola tem na sua direção a Professora Celiene Machado Neres, o Vice-Diretor o Professor Gidalte de Sousa Oliveira, secretário André da Silva Baségio e as Coordenadoras Pedagógicas, as Professoras Raquel Sousa Santos e Leila Maria Silva Araújo A direção da escola agradece antecipadamente a participação de todos os alunos, professores e demais funcionários no desfile da escola. Vale ressaltar que logo após a apresentação das Escolas, a Fanfarra retornará com o desfile da 17ª Companhia Independente de Policia Militar de Rurópolis-CIPM , juntamente com um pelotão de alunos da Escola
TEMA:
Educação de qualidade através de projetos. Ao longo do ano letivo a escola vem aplicando projetos que procuram desenvolver habilidades na língua portuguesa e matemática. No I semestre realizou a I amostra de jogos e demonstração matemática, projeto que envolveu toda a comunidade escolar. Teve, também o Proerd - programa educacional de resistência às drogas e violência ministrado pela Polícia Militar, com duração de dois meses. No II semestre está desenvolvendo o projeto Entre Literatura e Leitores, de Língua Portuguesa, com culminância prevista para 12 de novembro.
 ORDEM DOS PELOTÕES
1-Nome da Escola
2 - Porta Bandeira
 QUARTA FANFARRA – ESCOLA ALMIR GABRIEL
3- Tema: Educação de qualidade através de projetos.
3.1 – BANNER I- I amostra de jogos e demonstração de matemática
3.2 –BANNER II - Nunca considere a “matemática” como uma obrigação, sim como uma oportunidade para penetrar em um belo e maravilhoso mundo do saber. Parafraseado de Albert Einstein.
5- Pelotão do PROERD - programa educacional de resistência às drogas e violência
6- Concluintes
8- BANNER III – Projeto entre Literatura e Leitores
9- Pelotão Feminino
10 – Pelotão Masculino
STAFF – Vanessa – Leandra –– Erenilde – Elenice – Leide























































ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL VILA NOVA
 HISTÓRICO - A Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Nova está localizada na Rua Paulo Freire, nº 232. Inaugurada no dia 14 de agosto de 1990. Oferta o ensino de 1º ao 9º do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) 3º e 4º etapa no período noturno. A Escola conta com um quadro de 60 funcionários e 544 alunos. Atualmente a escola está sob a direção da professora NÁRIA ALVES DE SOUSA, vice-diretora MARIA FRANÇA e Coordenadoras Pedagógicas MARIA DE JESUS DA SILVA SOUSA para o 1º ao 5º ano e VILMA LOPES DOS SANTOS para o 6º ao 9º ano e EJA e como secretária escolar GILVANIA DE ARAUJO OLIVEIRA SANTOS.
MISSÃO
A escola tem como prioridade fornecer serviços educacionais inovadores, formando cidadãos éticos para que possam desenvolver um trabalho com seriedade, e tratando todos com igualdade.
VISÃO DE FUTURO
Sermos reconhecidos em nossa região pela inovação nas nossas práticas educativas tratando todos os funcionários, alunos, pais, colaboradores e comunidade escolar com igualdade e acima de tudo desenvolvendo um trabalho com ética profissional.
 ORDEM DO DESFILE
1º - NOME DA ESCOLA;
 PROJETO “LER É PRECISO”
2º - TEMA: LER É IMAGINAR, CRIAR E PROJETAR UM NOVO SABER;
3º- PORTA BANDEIRAS;
4º - ALUNOS REPRESENTANDO A LITERATURA BRASILEIRA, CONTOS E FÁBULAS;
5º - ALUNOS FARDADOS;
6º - CONCLUINTES 2015;
7º- EJA
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Nova, parabeniza as famílias,
alunos e funcionários em geral e toda a comunidade pela participação e apoio nos projetos desenvolvidos pela escola.














































ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL BELA VISTA
 HISTÓRICO - A Escola Municipal de Ensino Fundamental Bela Vista, foi construída na gestão do Prefeito José Paulo Genuíno e inaugurada em 02 de abril de 2000, com um número de 06 turmas somando um total de 132 alunos e 12 funcionários, tendo como coordenador o professor Oseias de Sousa Oliveira. Sua clientela tem aumentado a cada ano letivo e no ano de 2015 a Escola Bela Vista conta com um total de 21 turmas somando uma clientela de 557 alunos e um quadro de 48 servidores, assim distribuído: Um gestor (Prof. Oseias de Sousa Oliveira) 01 vice-diretor (Prof.ª Mirian Costa Carnaúba Oliveira), 02 coordenadoras pedagógicas (prof.ª Helena Silva Santos e Marlete Sousa Soares) 01 Secretário (Roseane Correa Sousa), 25 Professores, 4 Agentes Administrativos, 12 Auxiliares de Serviço Gerais e 4 Vigilantes.
Programação do Desfile da Escola
A Escola Bela Vista vem apresentar neste ano o tema: “Se educar é preparar para a vida, educar para o transito é salvar vidas”. Este Projeto apresenta importância de priorizar a segurança, defesa e preservação da vida, uma vez que trânsito em condições seguras é um direito de todos.
 ORDEM DO DESFILE
 ESCOLA M.E.F. BELA VISTA: alunas - Idailane (6ºA) Cleane (7ºA) Luzia (7ºA)
 Porta Bandeiras
 QUINTA FANFARRA – ESCOLA MUNICIPAL BELA VISTA
 Tema da Escola: (Se educar é preparar para a vida, educar para o transito é salvar vidas.) Alunas- (Janaina (7ºA) Josicléia (7ºA) Ana Vitória (7ºA)
 Pelotão motociclista (jardim II) faixa: “Motociclista você não foi feito de aço Fanfarra
 Pelotão dos Guardas de Transito (jardim III) faixa: “Quem respeita o transito valoriza a vida. ”(Joseilda, Estelita e Rubiana)
 Pelotão dos Sinais de Transito (1º ano) faixa: “Na falta de sinalização use a consciência.
” Pelotão caracterizando os acidentados (1º e 3º ano)
 Pelotão do transporte 2º ano
 Pelotão em homenagem aos acidentados (3º ano) faixa: “A falta de consciência no transito, destroem vidas. ”
 Mais Educação: Na Escola Bela vista temos Mais Educação
 Pelotão: Placas com valores referentes ao transito (4º e 5º ano) faixa: “Educação no transito não tem idade, Pare! Espere! Siga! com cuidado.”
 Pelotão: Sou menor de idade e não posso dirigir (6º ano) faixa: “No trânsito: bom é ter atenção.” Pelotão: fardados (7º e 8º ano Feminino) faixa: “Educação no transito: cultive essa idéia.”
Pelotão: fardados (7º e 8º ano Masculino)
STAFF – Audenice – Clenilde – Amelinha – Vanusa
























































ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GOVERNADOR EURICO VALLE
 HISTÓRICO - Fundada em 16 de dezembro de 1977, como Escola Estadual, a Escola Governador Eurico Valle iniciou suas atividades no ano seguinte ligada a administração direta da SEDUC com o Ensino Fundamental de 1º a 5º ano, sendo que em 1982 sua oferta de ensino foi estendida para 6º a 9º ano e, em 1989 passou a ofertar o Ensino Médio como extensão de Itaituba, anos depois, consolidado como parte de sua oferta de ensino definitiva. Atualmente é uma Instituição que assina seu nome como ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GOVERNADOR EURICO VALLE (ligada à SEMECD de Rurópolis), responsável pelo Ensino Fundamental. A Escola Eurico Valle Fundamental desfez seu vínculo com a escola de ensino médio e mudou-se para outro prédio municipal onde conta com uma clientela de 354 alunos, distribuídos em dois turnos, manhã e tarde. Atualmente possui 37 funcionários e tendo como diretora a senhora, Milkléia Rodrigues Vaz e vice-diretor, Eliabe de Araújo Oliveira. A escola traz o tema: “PROJETO LEITURA O CAMINHO DO SABER”.
 ORDEM DO DESFILE
1- Faixa com o nome da escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Gov.
Eurico Valle.
2- Porta bandeiras:
BRASIL
PARÁ
MUNICIPIO
ESCOLA
3– Faixa com o tema da Escola: PROJETO LEITURA O CAMINHO DO SABER.
4–Pelotão Concluinte 2015, trazendo a faixa com o tema: (concluinte 2015).
5 – Pelotão masculino fardado. (QUEM LER VIAJA!)
6 – Pelotão trazendo a faixa com o tema: (LER É BOM EXPERIMENTE!).
7 – Pelotão fardado do projeto Mais Educação trazendo a faixa com o tema: (Projeto Mais Educação).
8 – Pelotão feminino fardado. (LER É APRIMORAR SABERES!)
9 – Pelotão fardado esporte, trazendo a faixa com o tema: (Atleta na Escola).
 SEXTA FANFARRA – EEEM GOVERNADOR EURICO VALLE

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MEDIO GOVERNADOR EURICO VALLE
HISTÓRICO - A Escola Gov. Eurico Valle, foi fundada em 16 de dezembro de 1977, funcionando apenas com o ensino fundamental. Somente no ano de 1989 o ensino médio foi implantado. É única escola pública de Ensino Médio do Município de Rurópolis. A escola funciona nos três turnos, manhã, tarde e noite com 23 turmas na sede do município e turmas do sistema modular de ensino nas comunidades Divinópolis Km 70, Água Azul km 85, Vista Alegre km 115, São João Batista km 112. Como escola sede é responsável por todo ensino médio regular e modular no município. A escola possui um total de 38 funcionários, sendo 22 docentes, e tem como atual gestora a professora Kátia Cilene Dias Aguiar, e vices: o professor Edinaldo Ferreira da Luz e a Técnica Educacional Aldenilza Conceição do Nascimento Dadalt. Técnicas educacional: Aldenilza Conceição do Nascimento Dadalt e Márcia Kossmann Schmitt.
NOSSO LEMA:
“Ensino de Qualidade”
MISSÃO DA ESCOLA
Nossa Escola tem por missão assegurar um ensino de qualidade, garantindo o acesso e a permanência dos alunos, formando cidadãos críticos e participantes, capazes de agir na transformação da sociedade. A escola aderiu ao PROEMI, e procura desenvolver projetos para a formação e o desenvolvimento e permanência dos alunos na escola. O Programa Ensino Médio Inovador integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio, compreendendo que as ações propostas inicialmente vão sendo incorporadas ao currículo das escolas, ampliando o tempo na escola e a diversidade de práticas pedagógicas, atendendo às necessidades e expectativas dos alunos do ensino médio. O programa busca ainda estabelecer ações conjuntas entre os entes federados, que propiciem novas organizações curriculares para o ensino médio, compatíveis com as perspectivas da sociedade moderna e com os anseios dos jovens e adultos. O principal foco do PROEMI, é melhorar o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, diminuir a evasão escolar e melhorar o IDEB. Público-alvo: adolescentes de 14 a 17 anos, jovens e adultos estudantes do Ensino Médio.
 ORDEM DO DESFILE
1º - NOME DA ESCOLA - LEMA: PROEMI – PROJETO ENSINO MÉDIO INOVADOR
2º - PORTA-BANDEIRAS:
BRASIL PARÁ
RURÓPOLIS ESCOLA
3º - PELOTÃO FEMININO DE FARDA:
FAIXA: “SEM EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES AS HABILIDADES SÃO TOLAS E SEM SENTIDO”
4º PELOTÃO MASCULINO DE FARDA:
FAIXA: “EDUCAÇÃO NÃO TRANSFORMA O MUNDO. EDUCAÇÃO MUDA PESSOAS, PESSOAS MUDAM O MUNDO”
5º PELOTÃO DOS CONCLUINTES:
PELOTÃO DAS MÃES ESTUDANTES:
6º PELOTÃO PROJETO FOCAE:
- BANNER FOCAE
- FAIXA: “NENHUM OBSTÁCULO É TÃO GRANDE SE A SUA VONTADE DE VENCER FOR MAIOR”
STAFF – Altaires – Diógenes – Pedro – Rodrigo - Benedito
16 – CASA FAMILIAR RURAL
 HISTORICO - A Associação da Casa Familiar Rural de Rurópolis, fundada em 13 de março de 2001 (CFRR) é uma instituição representativa de um grupo de produtores familiares que tem como finalidade melhorar o entendimento das famílias sobre os problemas ambientais de suas comunidades, assegurar uma educação diferenciada para os jovens rurais, o fortalecimento das organizações sociais que buscam espaço nas discussões fornecendo subsídio a um modelo de desenvolvimento limpo, eficaz sustentável, tanto no sentido ambiental quanto no econômico, tendo como base primordial à Pedagogia da Alternância respeitando a inclusão da questão de gênero e etnias.
OS PARCEIROS SÃO:
Sindicato dos Trabalhadores Trabalhadoras Rurais – STTR, Associação de Mini e Pequenos Produtores de Rurópolis – APMAR, Rádio União Comunitária,
CONVENIO:
Secretaria de Estado de Educação - SEDUC
Prefeitura Municipal de Rurópolis. - PMR
APOIO:
Secretaria Municipal Educação de Rurópolis - SEMECD
Fundação Viver Produzir e Preservar – FVPP
Associação Regional da casa Familiar Rural- ARCAFAR-PA
O início letivo ocorreu no dia 15 de novembro de 2007.
Em 2007 foram realizadas reuniões nas comunidades, visitas domiciliares às famílias para o cadastramento dos jovens com interesse em estudar na Casa Familiar Rural. Ano Letivo 2008, Ano Letivo 2009, Ano Letivo 2010
Uma turma de Ens. Fund. EJA 3ª e 4ª Etapa: Ano Letivo 2011
Turma de Ens. Médio. 1ª ano com um total de 35 alunos.
Ano Letivo 2012, Ano Letivo 2013, Ano Letivo 2014 e no Ano Letivo 2015
ENSINO MÉDIO EJA INTEGRADO AO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA


































































POLICIA MILITAR – DESTACAMENTO RURÓPOLIS






































ORDEM DE APRESENTAÇÃO DAS FANFARRAS
1ª FANFARRA – ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DIVINÓPOLIS – 15 minutos
2ª FANFARRA – CLUBE DE DEBRAVADORES PIONEIROS DA SELVA – 15 minutos
3ª FANFARRA – ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DEP. NICIAS RIBEIRO - 15 minutos
4ª FANFARRA – ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ALMIR GABRIEL – 15 minutos
5ª FANFARRA - ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL BELA VISTA – 15 minutos
6ª FANFARRA – ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO GOVERNADOR EURICO VALLE – 15 minutos



































































































































GERAL





























































REALIZAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE RURÓPOLIS
PREFEITO: PABLO RAPHAEL GOMES GENUINO
VICE-PREFEITO: ANÉSIO SOUSA COELHO
ORGANIZAÇÃO/SEMECD
Organização Geral – Adilson Da Silva
Organização/Avenida – Gilmar Oliveira
Organização/Segurança – Genildo Viana
STAFF
Altaires Oliveira
Amelinha Caires
Verônica
Audenice Brito
Benedito
Clenilde Amorim
Diógenes Junior
Elenice
Felipe
João Carlos
Leandra
Mariene
Martinha
Mileni Ambrósio
Pedro Santos
Rodrigo Dill
Leila
Leide
Erenilde
Vanessa
Vanusa
PARTICIPAÇÃO
Escolas Municipais e Estadual – Entidades Sociais e Religiosas

Nenhum comentário:

Postar um comentário