domingo, 8 de março de 2015

AMUT PROMOVE PRIMEIRA REUNIÃO DE INTERIORIZAÇÃO


Prefeito (Stm) Alexandre Von Presidente da AMUT usando da palavra


O anfitrião Prefeito Fuzica de Aveiro
AMUT - Associação dos Municípios da Transamazônica realizou na ultima sexta feira dia 06 de Março de 2014, sua primeira reunião de interiorização no município de Aveiro. Depois que foi escolhido à nova diretoria da AMUT para o biênio 2015/2016, o seu novo presidente, Alexandre Von, Prefeito do município de Santarém em acordo com os prefeitos dos municípios que fazem parte da associação concordaram que seja feito uma reunião mensal em cada município. O município de Aveiro foi o primeiro a ser escolhido e a reunião foi realizada na Vila de Fordlandia. Vários Prefeitos marcaram presença: Danilo Miranda, do Município do Trairão, Raulim do município de Jacareacanga, Alexandre Von de Santarém, Eliene Nunes de Itaituba, Osvaldo Romaolli de Novo Progresso, Fernando Sousa de Senador José Profiro, Pablo Genuíno de Rurópolis, João Batista de Anapú, e o município de Vitória do Xingu que foi representada pelo senhor Yamanaka, além do Prefeito Olinaldo Barbosa, o ”Fusica” do município que sediou a reunião.  Também marcaram presença o Deputado Estadual Eraldo Pimenta, os Vereadores de Rurópolis, presidente da Câmara Nonatinho e Sergio Ribeiro; o vereador de Santarém Matias Junior o ex deputado Nélio Aguiar e os vereadores da Câmara de Aveiro.

Prefeito Pablo Genuíno usando da palavra
A AMUT, através de seu novo presidente Alexandre Von, quer aproximar mais os municípios que fazem parte da associação, para que os mesmo discutam todos juntos os problemas que os municípios têm junto ao governo estadual e governo federal, uma vez que os problemas são praticamente os mesmo: faltas de verbas. Cada prefeito expôs suas dificuldades e todas são as mesmas, falta de verbas do Estado e da União. Como sempre os temas mais debatidos são a saúde e a educação. Os prefeitos em seus pronunciamentos foram unânimes  em apontar suas maiores dificuldades. Citaram o exemplo da educação onde o Governo Federal deu um aumento de treze por cento aos professores, mas não repassou aos municípios e os municípios não têm como aumentar o salário dos professores porque o dinheiro não dá. A Vice Presidente da AMUT Eliane Nunes prefeita de Itaituba, foi mais longe nos seus discursos: Itaituba gasta mais de um milhão de reais com Transporte escolar e o município não recebe nem trinta por cento do governo federal. 
Prefeito (Trairão) Danilo Miranda
Já o prefeito Pablo Genuíno do Município de Rurópolis em seu pronunciamento foi categórico: “O Brasil passa por uma grande crise financeira, e os municípios são os mais afetados. Quando o governo federal corta verba do orçamento, como foi o caso deste ano que foram cortados mais de 6 bilhões de reais, o fundo de participação do município cai, o  (FPM) e esses recursos são da saúde educação infra-estrutura”. Prefeito Pablo disse concordar com as colocações dos demais companheiros, temos que nos unirmos para ir aos encontros nacionais dos prefeitos, para fazermos as nossas reivindicações e a AMUT pode ser nossa grande parceira. O presidente da AMUT prefeito de Santarém Alexandre Von fixou o debates com palavras de apoio através da AMUT. Sabe das dificuldades que os municípios estão passando porque ele passa essa dificuldade também em Santarém, mas que a AMUT está de portas abertas para dar todo suporte que for preciso paras as prefeituras, inclusive comentou que as reuniões em cada município são para aproximar os mesmos e juntos selecionarem os problemas. O presidente disse: “Vamos fortalecer nossos municípios trazendo o estado para próximo de nós, como por exemplo, já tivemos a reunião com o Secretario Estadual de educação em Santarém, vamos ter encontros com a Secretaria Estadual de saúde em três municípios pólos, Itaituba Santarém e Altamira, e faremos vários encontros com outros secretários do estado nos municípios. O presidente aproveitou o momento para marcar a próxima reunião que será no município de Vitória do Xingu no dia 11 de abril de 2015. O Prefeito de Aveiro, Fusica, encerrou a reunião agradecendo pela presença de todos e ofereceu um delicioso almoço.






Para ver em tamanho grande, clique em cima da foto












































































Nenhum comentário:

Postar um comentário