sexta-feira, 6 de junho de 2014

LOJA MAÇÔNICA FRATERNIDADE E LUZ FAZ DOAÇÃO AO HOSPITAL MUNICIPAL.

Membros da Loja Maçônica nº 81, representantes da Secretária Municipal de Saúde e Vereadores Claudete e Luiz Medeiros


Diretor Jardel, recebendo a bandeja das mãos do Venerável Mestre José Prudente

Quinta-feira (05/06/2014), nas dependências do salão nobre da Câmara Municipal, com início às 20h00min, a Loja Maçônica Fraternidade e Luz de Rurópolis, nº 81, que teve como orador o senhor José Edimar Firmino de Farias, o qual fez a abertura e foi realizada a solenidade de entrega de cem bandejas hospitalares ao Hospital Municipal. Esteve presente para o recebimento das mãos do senhor José Nivandro Prudente de Almeida, Venerável Mestre da Loja nº 81, o Diretor Administrativo, senhor Jardel Alves, bem como o representante do Secretário Municipal de Saúde, senhor Rudney Sousa. Vale ressaltar, que essas bandejas hospitalares, foram entregues pela Loja Maçônica de Rurópolis, mas que a iniciativa é da Maçonaria de Altamira. Essa ação foi extensiva a todas as cidades que se distribuem no trecho Altamira até a cidade de Rurópolis. Vários membros e convidados se fizeram presentes à solenidade e após a entrega, foi servido um coquetel a todos. Veja mais fotos da solenidade, clicando abaixo.  
FOTOGRAFIAS: Júnior – Rurópolis.com






Para ver em tamanho grande, clique em cima das fotos.

Texto de Adaias Torres:


O Venerável Mestre da Loja Fraternidade e Luz de Rurópolis Nº 81, José Nivando Prudente de Almeida, Expos antes da entrega sobre o significado do ato para a loja, manifestando a certeza de que o ato por mais singelo que seja trará com certeza alento e melhor conforto àquelas pessoas que por infortúnio estejam internadas no H.M.R.

A Mensagem do Delegado do Sereníssimo Grão Mestre senhor Adaias Torres, aos presentes, foi mais voltada a trazer uma luz sobre o que é Maçonaria e qual o seu papel nos dias atuais:

1 - INTRÓITO A Fraternidade de Maçons Antigos, Livres e Aceitos é a mais antiga irmandade e a mais conhecida em todo o mundo. Literalmente, milhares de livros já foram escritos sobre a Maçonaria, todavia sua organização e sua filosofia são desconhecidas dos não iniciados. O que tem levado até mesmo os mais esclarecidos dos homens a criar ou acreditar em conceitos que nada tem a ver com a realidade da maçonaria.

2 - O QUE É MAÇONARIA? Maçonaria é um movimento filosófico, educativo, filantrópico e progressista que adota a investigação da Verdade, em regime de plena liberdade. Ela é, portanto, uma sociedade formada por livres pensadores, amantes da cultura moral. Intelectualmente, este é o seu papel principal, e este caráter explicam, em grande parte o notável sucesso que conseguiu. Os ensinamentos maçônicos são ministrados através de rituais (ou conjunto de regras) que, contém princípios de todas as "Artes Iniciáticas", como o hermetismo, a cabala, o simbolismo, além dos conceitos tradicionais sobre as cores, os números e as lendas antigas e na exemplificação da natureza.


Nos ritos maçônicos fundem-se o simbolismo das Iniciações primitivas, os ensinamentos Rosa-Cruzes dos antigos filósofos, do pitagorismo, dos templários, do judaísmo, do cristianismo, etc., daí a sua riqueza fora do comum, se comparada a outras instituições fraternas. Em resumo, a Maçonaria é uma escola de sabedoria. 3 - A MAÇONARIA É UMA RELIGIÃO? Não, e não tem a pretensão de tomar o lugar da religião na vida de ninguém. Para ser membro da Maçonaria, o cidadão deve professar uma crença firme em Deus, gozar de boa reputação e ter uma conduta ilibada, independentemente de suas crenças religiosas. O objetivo da Maçonaria é acolher os cidadãos que tenham essas características, ou seja, os bons cidadãos e torná-los ainda melhores - melhor amigo melhor pai, melhor esposo e melhor irmão. Um bom Maçom é geralmente o melhor membro de sua religião, assim como um bom membro de qualquer religião pode ser um ótimo Maçom. O Maçom vai a sua Loja para aprender a melhor cultivar as virtudes morais em sua vida diária, viver sob a Paternidade de Deus, a Fraternidade dos homens e a Imortalidade da Alma. Vivendo sob a Paternidade de Deus, aprende a melhor cultivar as elevadas virtudes consagradas pela ética e pela moral; aprendendo a viver em função da Fraternidade entre os homens, desenvolve dentro de si o amor pelo seu semelhante, através da prática desinteressada da caridade. Reconhecendo a grande verdade da Imortalidade de sua Alma, capacita-se como peregrino neste mundo ao seu destino final, na Eternidade. 4 - QUAL É A MISSÃO DA MAÇONARIA? A missão da Maçonaria é a de "fazer amigos, aperfeiçoar suas vidas, dedicar-se às boas obras, promover a verdade e reconhecer seus semelhantes como homens e irmãos". A missão da Maçonaria ainda é a prática das virtudes e da caridade, é confortar os infelizes, não voltar as costas à miséria, restaurar a paz de espírito e a paz aos desamparados e dar novas esperanças aos desesperançados. A Maçonaria não prende nenhum homem a juramentos incompatíveis com sua consciência e liberdade de pensar. Após a exposição do Delegado do Sereníssimo, o Diretor do hospital Municipal, o Sr. Jardel Alves, Agradeceu ao ato e o que o mesmo representa, falando que por ocasião de que fora informado da presente doação, “Que os seus pensamentos foram um pouco negativos quanto a realização e a veracidade mas que doravante terá um outro conceito quando se falar em Maçonaria. O Sr. Rudney Sousa, agradeceu pela doação, e justificou a ausência do Secretário Municipal de Saúde o Sr. Otoniel. Pois o mesmo estava participando de um seminário em outro estado. O Vereador Luiz Medeiro, (No ato representando o Senhor Jonas Lourenço) Presidente da Câmara Municipal de Rurópolis. Agradeceu e se solidarizou com o ato em sí pois será sempre um prazer acompanhar não só como vereador mas como cidadão e amigo da maçonaria.



O Orador fez o encerramento agradecendo aos presentes, convidado- lhes a participarem de um coquetel onde foram servidos Salgados e Refrigerantes.



José Edimar - Orador





Senhor Rudney Sousa, recebendo a bandeja das mãos do Venerável Mestre José Prudente
Jardel, Adaias, José Prudente, Rudney Sousa e Luiz Medeiros
Diretor do Hospital Municipal Jardel Alves, assinando o Termo de Doação

















Modelo da bandeja entregue

Nenhum comentário:

Postar um comentário