domingo, 7 de julho de 2019

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE FERNANDA CARDOSO AGRADECE E FAZ UM RESUMO DO QUE É O PROJETO “DESBRAVADORES DO SUS”

Equipe no campo na realizações dos atendimentos médicos

O Projeto Desbravadores do SUS: redescobrindo cidadãos e promovendo o direito a saúde, do município de Rurópolis foi premiado no Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde.
Primeiramente, o projeto foi premiado pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde- CONASEMS, como melhor experiência exitosa no eixo temático Atenção Básica na Mostra "Brasil Aqui Tem SUS".
Posteriormente, foi escolhido pela Organização Pan-americana da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde - OPAS/OMS em 1° lugar na premiação "Atenção Primária Forte: Caminho para a Saúde Universal".
Feliz com o êxito do Projeto a Secretária Municipal de Saúde, Enfermeira Fernanda Cardoso, que vem realizando um excelente trabalho, e, diga-se de passagem, um trabalho com êxitos nunca vistos em administrações anteriores, vem através do texto abaixo, agradecer a todos os “Desbravadores” que iniciaram e participaram do projeto, como também fazer um resumo do que é o trabalho que teve início no ano de 2017.  Veja abaixo o relato e agradecimentos da secretária:
A HISTÓRIA DO PROJETO DESBRAVADORES DO SUS...
Em 2017 iniciamos de forma natural um processo de reconhecimento e pertencimento de uma população ruropolense que até então não tinha seus direitos atendidos pelo município.
 
Eu só tenho a agradecer aos primeiros "desbravadores do SUS" que foram de fato em expedição em abril de 2017 para conhecer o território, suas necessidades e vulnerabilidades em saúde para que então a gestão pudesse tentar minimizá-las através da efetivação de políticas públicas de saúde. A essa primeira equipe, composta pelas enfermeiras Shayanne Matos Jeane Facioni a farmacêutica Letícia Carvalho, a nutricionista Jhwllyane Moraes, o técnico Rudney Sousa e ao vereador Robson Alves, todo meu agradecimento e carinho por terem aceitado o pedido e terem feito o documentário com todo carinho!

As expedições continuaram, muitas pessoas participaram nas diversas edições e a eles o meu muito obrigado!!! Não nomearei para não ser injusta ao esquecer alguém.
As expedições eram cada vez mais necessárias e necessitavam de financiamento para obter sustentabilidade, foi quando em maio de 2018, eu e Shayanne Matos escrevemos o projeto para habilitar o serviço de Estratégia de Saúde da Família Ribeirinha-ESFR, o qual foi submetido ao Ministério da Saúde e aprovado em novembro de 2018.

Paralelamente, o Prefeito Joselino Padilha Taká conseguiu uma emenda parlamentar para Atenção Básica em que eu e Rudney cadastramos no Fundo Nacional de Saúde e optamos por comprar tablets aos ACSs e comprar uma lancha para também dar sustentabilidade às ações da futura equipe de Saúde da Família Ribeirinha. Lancha essa que por obra divina, recebemos no mesmo mês em que conseguimos habilitar a ESFR.

No início de 2018, eu, Shayanne e Cleia Borges chegamos a escrever um resumo para mandar para Mostra Brasil Aqui Tem SUS, porém perdemos o prazo.
Em novembro de 2018, a equipe da ESFR foi definitivamente definida contando com o médico Jose Roberto Lima Wanderley, enfermeira Rosi Sanches, motorista Manoel Pires Lopes, piloto da lancha seu Lica, cirurgiã dentista Paloma Belo e farmacêutica Letícia Carvalho. Essa equipe sai semanalmente para as nove comunidades ribeirinhas de Rurópolis para levar atendimentos à população que não tinha acesso aos serviços de saúde do município. De forma complementar, também participaram da ESFR a enfermeira Renata Borges, a técnica de enfermagem Hellen, a farmacêutica Marciélen Amorim e o médico Luã Caldas.

Em abril de 2019, vimos a chamada para Mostra Pará Aqui Tem SUS promovida pelo Cosems PA e novamente o resumo foi escrito pela Letícia e pela Cleia, agora já com resultados da atuação da ESFR. Letícia foi escolhida como relatora e o apresentou brilhantemente em Belém, onde Rurópolis ficou em primeiro lugar nesta Mostra.
Na quarta-feira, dia 03, Letícia apresentou o projeto para uma banca avaliadora em Brasília, durante a Mostra Brasil Aqui Tem SUS. Eram 500 projetos inscritos nos diversos eixos temáticos e jamais pensaríamos que sairíamos vencedores.
Na noite do dia 04, fomos premiados em 1° lugar no eixo temático Atenção Básica nessa Mostra Nacional e ainda, mais surpreendentemente, fomos escolhidos em 1° lugar pela Organização Panamericana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) na premiação Atenção Primária Forte: Caminho para Saúde Universal.
Com esse projeto, esses cidadãos puderam de fato ter ACESSO ao SUS, sendo atendidos à luz dos princípios da UNIVERSALIDADE, INTEGRALIDADE E EQUIDADE.
Atualmente, esses moradores também recebem visitas da vigilância em saúde, do NASF e ações das demais secretarias SEMMA Rurópolis, SEMTRAS Rurópolis SEMECD Rurópolis e da Secretaria de Agricultura.
As ações não começaram como projeto, ele foi se tornando ao longo de todo processo! Portanto, ele não é mérito de uma única pessoa, é de todos. Eu, Letícia e Cleia,  fomos representar mas a vitória é de todos os trabalhadores do SUS Ruropolense, é de toda gestão municipal que abraçou a causa. Em especial, o mérito é da equipe que sai semanalmente de madrugada, carrega muitos materiais nas costas, realiza os atendimentos e volta de noite para casa e também da população ribeirinha que os recebe de braços abertos e, de forma carinhosa, os inspira e os fortalece nesse caminhar longo que é fazer um SUS acessível, universal, integral, equânime e de qualidade!!!
Obrigada à nossa torcida no congresso!!!
Essa vitória foi do Pará, foi do Norte do País!!!
Obrigada, meu Deus misericordioso e bondoso! A ti, toda honra e toda glória!🙏
Obrigada a todos do fundo do meu !
VEJA OS VÍDEOS DA CERIMONIA DE PREMIAÇÃO E MAIS FOTOS, CLICANDO ABAIXO⇙





















Nenhum comentário:

Postar um comentário