terça-feira, 20 de agosto de 2013

RURÓPOLIS RECEBERÁ PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO.

Prefeito Pablo Genuíno e seu Vice Anézio Coelho em reunião com técnicos da SECAD
Técnicos da SECAD


O prefeito PABLO GENUÍNO e vice ANÉSIO COELHO, tem mostrado que foram eleitos para fazer a diferença e trabalhar pelo município. Juntamente com seus secretários o prefeito esta correspondendo a confiança do povo pois em pouco tempo de administração o jovem prefeito está mostrando que tem aptidão pelo trabalho. Já são muitos benefícios para a população de Rurópolis. Nesta segunda-feira o prefeito, o vice e secretários receberam a equipe técnica que fará a elaboração do plano municipal de saneamento básico em Rurópolis. Cabe ressaltar que que esse plano municipal de saneamento básico é de grande importância para todo o município já que os gestores anteriores não se preocuparam com isso. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito onde foram abordados assuntos para a elaboração do plano municipal de saneamento básico. A equipe é composta por 5 técnicos.
Técnicos da SECAD e Secretários

são eles: José Raimundo Ferreira da FUNASA; Jean Pablo economista consultor SECAD; Wellington Munhoz, pedagogo consultor SECAD; Luana Fernandes Bióloga SECAD; Susan Ribeiro, engenheira sanitária SECAD. A Lei de nº 11.445\2007 conhecida como a lei de saneamento básico, tornou obrigatória a elaboração da politica e do plano de saneamento básico pelo municípios. O Decreto nº 7.217/2010 determinou que a partir de 2014, o acesso a recursos da união, quando destinados a serviços de saneamento básico, estará condicionado a existência de plano municipal de saneamento básico. 

O saneamento básico é um conjunto de serviços dos abastecimento de água, esgotamento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das aguas pluviais. As ações de saneamento são consideradas preventivas para a saúde. Com o crescimento acentuado das nossas cidades torna-se cada vez mas importante e urgente a universalização do saneamento básico pelo beneficio que propiciam ao desenvolvimento sócio, cultural e econômico.


 Fases de elaboração, planejamento do processo de participação da sociedade, elaboração, diagnostico de situação do saneamento básico e os efeitos na saúde e nas condições de vida da população, proposição do sistema de informações municipais de saneamento básico, culminando a finalização do processo com a aprovação e divulgação do plano, prazos planos de execução, a programação da implantação dos programas projetos e ações devera ser desenvolvidas considerando meta em horizontes distintos. Imediatos ou emergenciais –ate 3 anos. curto prazo entre 4 a 8 anos. médio prazo entre 9 a 12 anos. longo prazo entre 13 a 20 anos.  a audiência será realizada no auditório do Hotel do Presidente Médici, no dia 20 desde mês,  a partir das 8hs30, e vai se estender durante o dia todo. Cabe enfatizar que um grande projeto como esse vai ser muito importante para todos, então, que toda a sociedade participe.
Texto e fotografias: Marinaldo Braga
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário