quinta-feira, 18 de abril de 2013

DIA 20 DE ABRIL, DIA “D” DA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

Enfermeira Jucilene Soares - Sec Mun Saúde


A Secretaria Municipal de Saúde, através de sua Secretária enfermeira Jucilene dos Santos Soares e enfermeira Rosikelly Camargo de Oliveira, Coordenadora de Imunização, informa que a Campanha anual de vacinação contra Influenza (Gripe) terá seu “DIA D” em 20 de abril. QUEM  LEMBRA  DA VACINA SE PROTEGE DA GRIPE”.
A Secretária de Saúde, enfermeira Jucilene dos Santos Soares e a enfermeira Rosikelly Camargo de Oliveira, informam ainda, que a influenza, ou gripe é uma doença contagiosa aguda do trato respiratório, de natureza viral e de distribuição global, Sua importância deve-se ao seu caráter epidêmico, caracterizado por disseminação rápida e marcada morbidade nas populações atingidas.
As complicações são mais comuns em idosos e indivíduos debilitados, As  situação, sabidamente de risco incluem doenças crônicas pulmonares, cardiopatias, doenças metabólicas crônicas, imunodeficiência, gravidez, doença crônica renal e hemoglobinopatias.
Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaleia.
A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e morte.
Enfermeiras Joelma e Rosikelly
O tratamento antiviral é importante no manejo clínico da gripe severa ou complicada, e recomendações de tratamento precisam levar em consideração informações sobre o tipo de vírus de influenza circulante bem como a prevalência de resistência aos medicamentos antivirais entre estes.
O controle da Influenza requer uma vigilância qualificada, somada às ações de imunizações anuais, direcionadas especificamente aos grupos de maior vulnerabilidade, que incluem os idosos, crianças, povos indígenas, trabalhadores de saúde, gestantes e agora, pessoas portadoras de doenças crônicas.
O Ministério da Saúde considera a vacinação a melhor arma disponível para a Prevenção da Influenza e suas consequências.
Dia D
Para reforçar a necessidade da vacinação e oferecer mais datas às pessoas dos grupos de risco, a Campanha terá um dia de mobilização nacional. O “Dia D” acontece no dia 20 DE ABRIL, um sábado, quando as unidades de saúde estarão abertas para aplicar as doses da vacina. Neste dia, postos volantes também funcionarão em locais estratégicos (confira abaixo os locais de vacinação).
Postos abertos no Dia D (20/04):
Locais de Vacinação:
1.    Centro de Saúde Genuíno das 8 às 17h:
2.    Unidade de Saúde Alvorada das 8 às 17h:
3.    Hospital Municipal de Rurópolis das 8 às 17h:
4.    Barracão Bairro Leitoso  08:00 às 10:00 horas
5.    Casa ao lado do Comercio do Sr.  Rilson  10:00 às 11:00 Horas
6.    Escola Bairro Serraria  14:00 às 17:00 horas
Grupos Prioritários será:
Ø  Pessoas com 60 anos de idade e mais;
Ø  Crianças de 6 meses a menores de 2 anos de idade;
Ø  Gestantes em qualquer idade gestacional;
Ø  Mulheres que deram à luz (até o 45º dia pós-parto); Indígenas;
Ø  Trabalhadores de Saúde;
Ø  Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições que possam favorecer o surgimento de casos graves de influenza.

Não fique de fora, proteja-se
 Fotografias: Joelma.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário