domingo, 12 de agosto de 2012

MEU VELHO, MEU PAI, MEU AMIGO!


Wilson Marinho - meu "velho pai"

Hoje, dia 12 de agosto de 2012, segundo domingo do referido mês, no Brasil é comemorado o dia dos PAIS. Para mim, dias dos pais é todos os dias, pois devemos agradecer todos os momentos de nossas vidas por termos pai, pois sem eles não existiríamos. Quero mandar um abração para meu pai, sei que ele não vai ver, pois é contra a tecnologia, mas tenho certeza que alguem vai ler e comentar com Êle. Pai, quero dizer que apesar da distancia que sempre nos separou, meus pensamentos sempre estão com o senhor. Todos os dias peço ao Homem lá de cima que lhe abençoe e sempre lhe dê muita saúde, paz, harmonia e felicidade entre os nossos. Wilson Nogueira Marinho, mais conhecido como “Cutia” na região do Lago Grande, é o cara que admiro e sempre admirei, pelo seu caráter e personalidade. È um homem que apesar de todas as dificuldades que passou, nunca deixou de ser honesto, nunca se deixou levar pelo caminho mais fácil. Deu exemplo aos seus filhos que hoje, dando continuidade aos exemplos desse grande pai, todos são homens trabalhadores e honestos. Todos vivem dos seus trabalhos e são sustentatos pelo suor de seus rostos. Obrigado pai! Ainda estou aqui por Rurópolis, vivo, e na batalha, te amamos muito!
História
Evoca-se como origem dessa data a Babilônia, onde, há mais de quatro mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Entretanto, a institucionalização dessa data é bem mais recente. Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o "Dia do Pai" (Father's Day).
Comemoração
Seguindo a tradição, nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março, seguindo a tradição da Igreja católica, que neste dia celebra São José, marido de Maria (a mãe de Jesus Cristo).
No Brasil, é comemorado no segundo domingo de agosto. Relata-se que o publicitário Sylvio Bhering propôs a primeira celebração do Dia dos Pais no Brasil para o dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família Bhering.
H. Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário