segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

JOEVAN CAITANO (JOE): DE RURÓPOLIS PARA O MUNDO

Joe e amigos

O extrovertido Joe, com os amigos

JOEVAN DE MATTOS CAITANO (conhecido amistosamente como Joe) nasceu no Rio de Janeiro em 1979. Entre 1981 e 1983 viveu em Baixo Guandu no Espírito Santo. Em janeiro de 1984 ele e sua família migraram para Rurópolis movidos pela propaganda “o Brasil será o futuro do mundo e a Amazônia será o futuro do Brasil”. A viagem de ônibus durou vários dias com várias baldeações durante o inverno na Transamazônica. Joe experienciou um choque de realidade quando acordou e viu mata virgem nos dois lados da rodovia e barulho de animais selvagens no entardecer do dia. Joe é filho do finado Joao Inácio Caitano que foi pastor na Primeira Igreja Batista em Rurópolis e Maria Evangelista que foi professora de religião na Escola Eurico Valle entre 1984 e 1995.

Joe com o amigo Lucivaldo Guimarães -
o "Boca Wolverine"
Conforme o Boca, Joe já no ponto de
abate

Entre 1984 e 1994 Joe estudou na Escola Adventista e Escola Governador Eurico Valle em Rurópolis. Em 1991 ele frequentou aulas privadas de violão com o pastor Jadson Borges (filho do seu Jacinto) vizinho do Laurindo, primeiro vice-prefeito de Rurópolis. Em julho de 1995, Joe mudou-se para Itaituba onde continuou os estudos de Magistério no Ensino Médio. Entre agosto de 1995 e dezembro de 1996, Joe trabalhou como organista e professor de música para dezenas de alunos (crianças, adolescentes e adultos) na Primeira Igreja Batista em Itaituba sob a liderança do finado Pastor Erivam Ribeiro de Miranda. Em 01 de fevereiro de 1997, ele iniciou as atividades como músico na Missão Batista Cristo Redentor em Manaus liderada pelo finado Pastor e Empresário Lúcio Porto Silva Lima. Em dezembro de 1997, Joe concluiu Ensino Médio no Instituto de Educação do Amazonas (IEA) em Manaus e em 1998 foi aprovado no vestibular para graduação em Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas. Joe cursou pedagogia apenas um semestre, pois subitamente foi demitido da igreja com vários outros funcionários. As circunstâncias alteraram os rumos. Nossa vida é um jogo de xadrez e os movimentos das peças, alteram o direcionamento e os resultados.

Na despedida na Rodoviária, com o Professor Edinilson e Boca. Boca falou que ficou muito emocionado e chorou muito quando Joe entrou no ônibus

Joe com os amigos de infancia

Em 01 de setembro de 1999, Joe se mudou para o Espírito Santo, onde atuou como ministro de música na Primeira Igreja Batista em São Silvano em Colatina onde permaneceu até janeiro de 2000. Joe foi recomendado pelo pastor Luiz Klitzke para estudar bacharelado em Música Sacra no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB) que foi renomeado Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT) em 2006. Entre 2000 e 2012, Joevan cursou o Bacharelado em Música Sacra na FABAT, Curso técnico de Arranjos Musicais na Escola Villa-Lobos, Licenciatura em Música e Mestrado em Musicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e frequentou como aluno não matriculado as aulas do Bacharelado em Teologia na FABAT com os professores Prof. Dr. Osvaldo Luiz Ribeiro, Prof. Dr. Luiz Longuini, Prof. Dr. Edson Fernando e outros, bem como, seminários sobre Friedrich Nietzsche, Gilles Deleuze com o saudoso Prof. Dr. Roberto Machado, seminários sobre Martin Heidegger com o prof. Dr. Gilvan Fogel na pós graduacao no IFCS-UFRJ. Joe foi pesquisador no acervo de filmes do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB do Rio de Janeiro) com apoio da Prof. Dr. Consuelo Lins (ECO-UFRJ), Prof. Dr. Andrea Franca (PUC-Rio). Prof. Dr. Adriana Fresquet (Faculdade de Educacao da UFRJ). Entre 2000 e 2011 Joe atuou como Ministro de Música em Igrejas Batistas e Presbiterianas no Estado do Rio de Janeiro. Em 2012 e 2013 lecionou como professor concursado em Escolas da Rede Municipal do Rio.

DAQUI ALGUNS DIAS, POSTAREMOS CRÔNICA DO JOE, RESSALTANDO SUAS VISITAS E SUAS LEMBRANÇAS - VEJA A MATÉRIA COMPLETA CLICANDO NO LINK ABAIXO 👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇


... Ofertada pelos amigos
Dia da churrascada ...

Entre 2007 e 2010 Joe foi bolsista do Instituto Goethe no Rio de Janeiro no curso básico e intermediário de língua alemã e também foi bolsista do Centro de Cultura Eslava no Rio de Janeiro no curso básico de russo.

Em outubro de 2007, Joe viajou pela primeira vez para a Alemanha e estabeleceu contatos com professores. A Prof. Dr. Ursula Brandstätter na Universidade de Artes em Berlin (UDK Berlin) escreveu uma carta convite para Joe se matricular no Mestrado em Musikpädagogik, todavia, as dificuldades financeiras impossibilitaram a realização daquele objetivo pessoal. Joe precisou cursar mestrado na UFRJ, mas não desistiu do projeto “viver e estudar na Alemanha”.

Com o Professor Edinilson
Joe - O Boca disse que ele estava 
MEDITANDO...

Entre 2007 e 2013 Joevan se candidatou anualmente para bolsas de estudos pelo DAAD, KAAD, e outras fundações objetivando suporte financeiro para comprovar renda, obter um visto de estudos. Após uma longa batalha que exigiu persistência e foco, a bolsa de doutoramento foi aprovada em 12 de junho de 2013. Entre 01 de outubro de 2013 e dezembro de 2023, Joe estudou e trabalhou em Leipzig, Dresden e Löbau, cidades situadas na Saxônia, antiga Alemanha Oriental. Após o doutoramento em Musicologia em dezembro de 2019 na Hochschule für Musik Carl Maria von Weber in Dresden, Joe se matriculou no Bacharelado em Engenharia Elétrica (Elektrotechnik) na Universidade de Ciências Aplicadas em Dresden (HTW Dresden) visando aprender uma nova profissão durante a pandemia, todavia precisou interromper o curso devido circunstâncias. Joe foi aprovado num concurso e trabalhou como Kirchenmusiker-B /Kantor na Igreja Evangélica Luterana da Saxônia, distrito de Löbau-Zittau. O Kantor atua basicamente como organista, regente de coros, grupos de sopros, e organiza todas as atividades musicais em uma ou várias igrejas. Estrangeiros solteiros ainda sem cidadania da União Europeia enfrentam várias barreiras burocráticas, pois necessitam de vistos específicos para viver /sobreviver. Trabalhadores solteiros pagam a maior taxa de impostos na Alemanha. Quem é casado e tem filhos paga menos impostos. Em 04 de agosto de 2023 Joe foi aprovado no concurso para trabalhar como Kantor/Kirchenmusiker B na Igreja Evangélica Luterana da Baviera, distrito de Traunstein, com contrato permanente em tempo integral a partir de 01 de fevereiro de 2024.

Ainda na churrascada...
Com o casal Miguel e Socorro Furtado

Entre o final de abril e início de maio Joe esteve em Rurópolis e reencontrou amigos de infância como Miguel Furtado, Socorro Furtado, Maxwell, Marcos, Márcio, Marlos e Mábio (meninos Furtados), Francisco Bispo (Urisco), Elizângela, Auriney, Zé Filho, Nelinho, Fabiana Valentim, Rosivaldo, Edigar (Bunda Larga), Edimar, Elias, Onan, Clayton Abreu (Xerife), Marden Abreu, Zilda Abreu, finados Antonio Braga e Berenice, e outros.

Em dezembro de 2023 Joe regressou à Rurópolis e reencontrou diversos contatos da infância como Miguel e Socorro Furtado, filhos Furtados, enfermeira Lúcia, Auriney, Helder Marinho, vereador Robson, Lucivaldo (Boca), Professor Edinilson (apelidado de Gurila na década de 1990), PTzinho, Marden, Clayton (Xerife), Bebeto Kurtz, Margarida (esposa do finado Joao Rodrigues) e Rosilda, Edigar (bunda larga), Elenicy, Sonia Gross, Sereni e Rudi Halmenschlager e tantos outros.

Joe é Mega Fã do Lucivaldo Guimarães, conhecido como Boca Wolverine. Outrora, era jovem era predador das sensualidades acima dos 30 anos de idade. Joe comentou ainda, que o Boca tem um currículo afetivo bastante rico. Boca era dançarino e fez história na vida de algumas mulheres. Posteriormente, se tornou pai de família, empreendedor, cidadão ruropolense altamente CARISMÁTICO desenvolvendo TRABALHOS SOCIAIS com crianças e adolescentes através do Esporte. Ainda com as informações, Joe disse que quando conheceu o Boca em 2013 ele trabalhava em dois empregos. O Boca de 2013 não era mais o Boca dos Tempos de estudante. Já era focado na paternidade. Joe Gosta muito do bom humor do Boca. “Ele transmite Boas energias. Nossa vida é construída por etapas e Boca viveu intensamente cada etapa. Agora na maturidade, ele se diverte com as lembranças ousadas dos Tempos pretéritos. Boca era um caso que poderia "dar errado", mas DEU CERTO. O legado dele como ESPORTISTA/Empreendedor vem sendo reconhecido e continuará impactando futuras gerações em Rurópolis.”

Amigo Max, já com a testa brilhando ...
Com o Prefessor Edinilson e
Família

Joe continua sua narrativa ... Em 26 de dezembro de 2023 conversamos com o Professor Edinilson (apelidado de Gurila na infância). Edinilson nos contou que durante os Estudos na UFOPA ele não tinha dinheiro para pegar o Transporte público, portanto, ele ia a pé vários quilômetros da casa de Estudantes até a Universidade. Ele não tinha dinheiro para almoçar junto com os demais estudantes. Os colegas o convidavam para o almoço e ele dizia que tinha outro compromisso. Ele ia para a casa, comia uma fatia de pão, bebia um Drink para enganar o estômago e focava estudando cálculos de Matemática e física. Ele sentia fome antes de dormir e comia uma fatia de pão com um Drink. Comia miojos. Durante 3 anos ele estudou em condições precárias, mas se formou numa Universidade Federal do Pará. Posteriormente, ele concluiu a pós-graduação em Matemática. Edinilson foi aprovado em concursos públicos, atuou como Professor, coordenador, diretor de Escolas em municípios na Transamazônica. Ele atuou como substituto na Eurico Valle Ensino Médio. Os alunos gostaram muito dele, e queriam muito que ele continuasse, todavia, ele disse: "estou aqui para substituir temporariamente outros colegas de profissão. Não estou aqui objetivando roubar o espaço profissional dos outros". Num mundo repleto de PREDADORES onde uns querem dar rasteiras nos outros, Edinilson demonstrou INTEGRIDADE e RESPEITO aos colegas que se ausentaram temporariamente. 

Boca AINDA lúcido
Joe e Boca já bem "estragados"

Numa outra ocasião, Edinilson estava lecionando numa Escola na zona rural e não havia Energia elétrica. Ele estabeleceu contatos com a prefeitura nas proximidades para conseguir energia elétrica da cidade. A prefeitura garantiu a energia, todavia ele precisou conseguir os postes de madeira através de VOLUNTÁRIOS. Edinilson lecionava e nas horas vagas ia para a selva cortar árvores para levantar os postes. Ele heroicamente conseguiu implementar a Energia elétrica naquele local desprezado pelos governantes. Naquele vilarejo entre Itaituba e Santarém (quilômetro 55), havia apenas um Orelhão que estava sempre quebrado fora de funcionamento. Edinilson instalou o Skype no notbook e no PC que ele comprou. Ele abriu as portas da casa para moradores que precisavam telefonar numa época em que não havia internet popularizada nem celulares. Moradores das vicinais viajavam para telefonar grátis na casa do professor Edinilson. Ele comprou um carro que transportava coisas dos moradores que não tinham carro. Várias vezes, ele estava lecionando nas Escolas e precisava se ausentar para pegar pessoas doentes. Ele viajava cerca de 50 quilômetros até hospitais em Itaituba.

Na resenha com os amigos

Ele não cobrava nenhum centavo pela solidariedade. Edinilson fez pelos moradores o que o Estado deveria fazer, mas não fazia. Numa outra ocasião, Edinilson assumiu a Guarda da filha ainda bebê, portanto, ele foi mãe e pai simultaneamente. Enquanto ele lecionava, algumas alunas revezavam cuidando da bebê. Quando ele precisava namorar, algumas alunas cuidavam da bebê. Edinilson precisava ser Professor, diretor, coordenador, pai, homem cidadão comum que namorava, etc. Ele recebeu assistência de Amigos, estudantes, parentes, etc. Por onde Edinilson passou, ele foi BENQUISTO e RESPEITADO como professor. Numa outra ocasião, um professor disse para ele: Edinilson! Você é BURRO. Porque sou burro? Você tirou 4 notas vermelhas em "the Books on the table". Edinilson não se intimidou e provou para aquele docente que o conhecimento é construído de idas e vindas. Edinilson foi melhorando e tirou nota máxima com direito a Hello professor! Por motivos de saúde, Edinilson se aposentou para um tratamento e estamos todos confiantes na vitória dele. Vivemos um dia de cada vez; há dias leves; há dias difíceis. Nossa vida contém altos e baixos.

Amigos de colégio no Ensino Fundamental na Escola Eurico Valle Ensino Médio: Márcio Furtado , Maxweel Furtado Maxweel Furtado , Marcos Furtado, Edinilson Sousa , Cleurismar 

“Edinilson é uma das pessoas mais incríveis que conheci. Escutá-lo é acessar um manancial recheado de lutas, profissionalismo, carisma, respeito. O legado que ele deixou é INSPIRADOR para os estudantes que aspiram construir carreiras. Trata-se de um paraense baixinho, negro, proveniente de família pobre que superou expectativas.”

Joe visitou a enfermeira Lúcia, e relembrou mais uma vez o passado... Ela era minha vizinha na saudosa rua 09 em Rurópolis entre 1988 e 1995. Lúcia quando estava fora do expediente de trabalho, sentava-se na varanda casa dela e ficava observando as crianças jogando bola. Na casa dela e nas demais casas ao redor não havia luz elétrica, mas semanalmente ela carregava a bateria, plugava na televisão e liberava a sala da casa para as crianças pobres assistirem novelas, filmes, jogos de futebol, corridas de fórmula 1. 

Quando Ayrton Senna corria no Japão e as transmissões eram de madrugada no Brasil, Lúcia acolhia a garotada que queria ver Senna. Quando o São Paulo foi campeão mundial interclubes no Japão em 1992 e 1993, Lúcia acolheu os mancebos que viram Raí e demais jogadores BRILHAREM sob o comando de Tele Santana. Graças ao coração acolhedor da Lúcia, aquelas crianças tiveram acesso ao mundo numa época em que não havia internet. Pouquíssimas pessoas tinham TV. Quem não tinha procurava na casa de quem tinha. Alguns tinham TV, mas não cediam para os vizinhos. Lúcia CEDIA com mansidão, alegria e singeleza de coração. Uma vez um mancebo (Tiêscoli) errou na pontaria e a bola atingiu o vidro de uma das janelas. O impacto gerou PERDA TOTAL. Lúcia estava assistindo a novela quando repentinamente uma bola invadiu a sala derrubando tudo. Lúcia se levantou, rezou, glorificou à Deus, e comprou outro vidro para aquela janela danificada. Vida seguiu para ela e para as crianças com sede de GOLS. Valeu Lúcia. THANK YOU VERY MUCH. Com pouco fostes fiel, sob o MUITO te colocarei, ENTRA NO GOZO DO TEU SENHOR.

Joe conta que já viajou para diversos países, todavia, sempre valorizou/valoriza as raízes ruropolenses. Os contatos de infância têm status afetivo que está conectado com a alma. A melhor coisa no mundo é sentar com amigos de infância, conversar abertamente, relembrar fatos do passado do presente e revitalizá-lo com gargalhadas saudosistas.

Final de festa
Professor Edinilson

Joe continua ressaltando os amigos... Fui aluno de dezenas de professores altamente qualificados no sudeste do Brasil e na Europa, todavia, o professor Jadson filho do seu Jacinto tem MAIOR IMPORTÂNCIA na pirâmide, na hierarquia psicológica que Joe construiu, pois quem constrói a própria história HERDA A TERRA DESTAS PALAVRAS. Porque Jadson fica por cima? Porque ele foi o primeiro professor e devemos reconhecer o PRIMEIRO MESTRE que esticou nossos horizontes nos primórdios da nossa carreira. Nos encontros festivos com a velha guarda, revitalizamos a história e memória, pois somos o somatório de todos os nossos momentos/etapas vividas. Mil e uma noites num hotel paradisíaco nas ilhas canárias ou ilhas Maldivas não pagam apenas uma pelada debaixo de chuva na infância na antiga rua 9 em Rurópolis no final da década de 1980 e início da década de 1990. Em junho de 2017 eu estava na estação central de trens em Tóquio e me senti deprimido, sozinho, cercado de milhares de japoneses num ambiente intensamente frenético.

Nos simpósios, conferências e outros eventos em Universidades e Igrejas na Alemanha e outros países, Joe é tratado formalmente como Dr. phil Joevan de Mattos Caitano, todavia, fora deste contexto acadêmico e eclesiástico ele é uma pessoa comum e prefere ser tratado como Joe.

“É desnecessário e desconfortável tratar fulano, beltrano e ciclano como Dr. (doutor ou dôtô) numa pelada de futebol e outras atividades informais nas ruas da cidade onde fomos criados. Ser pessoa comum desapegado de glamour, coisas materiais é LIBERTADOR. Viver na Alemanha tem prós e contras. Até quando viverei lá? Não sei. Vou vivendo um dia de cada vez flexível as circunstâncias no jogo de xadrez existencial.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário