quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

*RURÓPOLIS 50 ANOS DE HISTORIA*

O início ...

Para celebrar o aniversário de 50 anos de fundação, preparamos uma série especial dedicada à história de Rurópolis. A partir de hoje e até o dia 12 de fevereiro, vamos conhecer juntos a história da nossa cidade.

*Fui criada no meio da floresta amazônica. *

*Sou símbolo de um marco importante na memória do Brasil*.

Minha história começa ainda antes do meu aniversário! Em meados de 1972, um ambicioso empreendimento de colonização, reforma agrária e criação de cidades ao longo da recém aberta rodovia Transamazônica foi iniciado durante o governo do Presidente Médici, como parte de um plano para o desenvolvimento da Amazônia.

Naquela época, centenas de pessoas deixaram seus estados pelo sonho de ter um pedaço de terra para produzir. O incentivo veio do governo, por meio das políticas de colonização dirigidas pelo INCRA e das propagandas federais, que incentivaram a migração com frases de impacto que entraram para a história como “Integrar para não entregar” e “homens sem-terra para a terra sem homens”.

EM TEMPO: Nesse período (ate o dia 12), estaremos acompanhando as informações da ASCOM/PMR e divulgando também através deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário