segunda-feira, 30 de outubro de 2023

DEZENAS DE ANIMAIS ESTÃO SENDO ENCONTRADOS MORTOS PELAS RUAS DA CIDADE E ÀS MARGENS DAS RODOVIAS.


Veterinária Sara Samile

As mortes começaram a ser notadas no final de setembro. De lá para cá, aproximadamente 40 animais (entre cachorros e gatos) morreram ou desapareceram.

Na quinta-feira (26) o caso foi registrado na delegacia de Polícia Civil da cidade e nesse domingo (29) uma viatura da polícia militar foi acionada, depois de mais 3 animais serem encontrados mortos próximo ao Banpará.

Quem percebeu o sumiço dos gatos foi a jornalista Mabi Borgaro, que já perdeu 6 animais. O último desapareceu neste domingo.

Depois de perceber que as mortes pareciam suspeitas, a jornalista levou 4 animais sem vida para veterinários de duas clínicas da cidade, que constataram o envenenamento.

Em um dos casos, a veterinária Laurena Magalhães conseguiu encontrar vestígios de substância que aparenta ser 'chumbinho', que é um produto clandestino e ilegal. A Veterinária Sara Samile, da Clinica Animália, também esteve fazendo exames para saber a causa das mortes, mas ainda não saiu o seu diagnóstico.

Animais já em decomposição

A protetora independente, conhecida como “Dona Bete”, também registrou boletim de ocorrência. Ela desenvolve um trabalho voluntário de alimentar os cachorros de rua, mas desde o início do mês de outubro, os cachorros estão desaparecendo ou sendo encontrados mortos.

Uma das tutoras que perdeu animais nesse domingo (29), disse que ouviu os cachorros da rua latindo muito por volta das 3h da madrugada e de manhã bem cedo, os animais foram encontrados mortos.

Outras pessoas disseram ter encontrado veneno na frente de casa.

Ontem (29), a ong União Animal, que atua em Santarém, fez uma publicação cobrando uma atitude das autoridades de Rurópolis.

A população ruropolense está pedindo providências às autoridades competentes, para que essas mortes tenham um fim, e que os responsáveis sejam punidos, pois vários animais de estimação estão sendo exterminado, e nenhuma providencia está sendo tomada.

Outro problema que pede atenção das autoridades competentes, é os animais de grande porte (equinos, bovinos e outros) que morrem e são jogados às margens das rodovias, ficando um fedor insuportável e a presença de centenas de urubus fazendo a festa.


Informações e fotografias enviadas por Mabi Borgaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário