sexta-feira, 13 de outubro de 2023

12 DE OUTUBRO – CAMINHADA COM NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e a faixa levada pelas crianças

Paulo Valentim e filho, conduzindo a Imagem durante o cortejo

Gabriele, personificada de Nossa Senhora

Ontem, de 12 de outubro, dia de homenagear NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA, padroeira do Brasil e do Bairro Bom Jardim, onde fica localizada a Capela da referida Santa.

Durante dez dias, a Comunidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, localizada no Bairro Bom Jardim, realizou a festividade religiosa em homenagem a sua Padroeira. Foram dez dias de muita reza e louvor à Maria, através das novenas realizadas, sempre com a presença de bastantes fiéis.

Ontem, como encerramento das festividades, foi realizada a Procissão – CAMINHADA COM MARIA, que teve início às 18 horas, saindo a Capela de São José Carpinteiro, no Bairro Arroz, passando por vários bairros e ruas da cidade, até a Capela de Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Bom Jardim. Dezenas de fiéis se fizeram presentes, e caminharam com Maria, sempre entoando cânticos e rezando em louvor à Padroeira.

1ª Parada em frente da residencia da senhora Francisca

Após mais de dois quilômetros de caminhada, o cortejo chegou à Capela, onde foi realizada a Santa Missa, ministrada pelo Padre Adriano FanHars Kei. A acolhida, foi feito pela senhora Ivete Ferreira. O grupo de cântico estava composto com Poliana Machado, Andreia Santana, Maria Madalena, Antônio Paulo de Santana, Maria França, e Ranayna. A primeira Leitura foi feita por Ranayne; o Salmo, por Aurenísia; Segunda Leitura por Amanda; e as Preces, por Manielly Machado.

Na frente da procissão inicial para a realização da Santa Missa, adentrou a senhorita Gabriele, personificada de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e se dirigiu até a imagem da Padroeira, onde em silêncio, ficou ajoelhada por alguns minutos em sinal de reverencia, e com esse gesto, tenta demonstrar, que Nossa Senhora, Mãe de Jesus e nossa Mãe, está sempre presente no meio de nós.

2ª Parada - em frente da residencia da família Schommer

Em sua Homilia, Padre Adriano, faz uma reflexão sobre esse dia, e ressalta também as crianças, pois nesse dia, também se comemora o “DIA DAS CRIANÇAS” (veja abaixo os vídeos na integra, do Evangelho e da Homilia).

No encerramento, a senhora Ivete Ferreira e Marcos Dione, em nome da equipe organizadora, agradeceram a todos aqueles, que de uma forma ou de outra, ajudaram e contribuíram, para que esse evento, apesar de muito trabalho e dificuldades, fosse concluído com sucesso e realizado com muita alegria de todos aqueles que colocaram “a mão na massa”.

Início da Celebração

Não esquecendo também, o apoio do senhor Paulo Valentim, que transportou a Imagem de Nossa Senhora durante a Procissão, como também o Studiotictac Ngtt, que foi responsável pela sonorização durante o percurso.

Pai Nosso, com as crianças

VEJA MAIS VÍDEOS E FOTOGRAFIAS,  COMO TAMBÉM UM POUCO DA HISTÓRIA DA IMAGEM DA PADROEIRA CLICANDO NO LINK ABAIXO👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇


Reconhecida como a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida é celebrada em 12 de outubro, atraindo anualmente milhares de fiéis à basílica situada em Aparecida, no Vale do Paraíba paulista.

Com uma história que começa no século 18, a origem de Nossa Senhora Aparecida remonta à segunda quinzena de outubro de 1717. Na época, os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, devotos da Virgem Maria, estavam em uma busca por peixes no rio Paraíba do Sul quando encontraram uma imagem sacra, sem cabeça.

Evangelho

Ao lançarem novamente a rede, pescaram a cabeça da santa, e a estátua tornou-se tão pesada que mal conseguiram movê-la no barco. Desde que a imagem foi para o barco, eles pescaram inúmeros peixes. Esse episódio ficou conhecido como o "milagre dos peixes" e marcou o início da devoção à Nossa Senhora Aparecida.

A imagem resgatada das águas do rio Paraíba do Sul era de Nossa Senhora da Conceição, celebrada em 8 de dezembro. Portanto, o título oficial da santa é NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA.

HOMILIA:




"Nossa Senhora é Maria, mãe de Jesus. Aparecida é o título. E a gente tem que lembrar que, no Brasil da colonização, Nossa Senhora da Conceição foi promulgada padroeira de Portugal e de todo domínio português. Ou seja, está presente em nossa história desde a colonização", explicou Felipe Cosme Damião Sobrinho, padre e professor da PUC-SP.
Início da caminhada

Santa Negra

Além da questão envolvendo o título da santa, há uma outra curiosidade: por que a imagem sacra estava no fundo de um rio e não em algum altar ou oratório? O motivo: a estátua estava quebrada.

"Então, para não jogar no lixo, jogava-se nos rios. Estava totalmente enegrecida por causa das águas do rio, mas certamente estava em um oratório. A fumaça das velas também contribuiu na cor", disse Sobrinho.

Parada em frente da residencia da família Schommer

Essa é a explicação mais aceita para a cor negra de Nossa Senhora.

"Nossa Senhora se tornou negra com o tempo. E essa é a beleza do sinal, em um contexto de um país escravocrata, principalmente naquela região por causa das fazendas", completou o professor da PUC-SP.

Na Avenida Presidente Vargas

A devoção à Nossa Senhora Aparecida cresceu organicamente ao longo dos anos, com relatos de milagres e intercessões, como o episódio da libertação de um escravizado chamado Zacarias. Ao passar por uma capela dedicada à santa, ele pediu para rezar. Foi então que os grilhões que o prendiam se quebraram e ele, então, foi libertado de seus senhores.

"O povo começou a cultuar Nossa Senhora Aparecida, não foi a igreja. Foi algo espontâneo. Depois foi que a igreja autorizou o culto. Mas começou da base, do povo, da fé das pequenas comunidades, sobretudo os negros", explicou o professor da PUC-MG.

Descendo a Avenida Ipiranga

Após ser tirada das águas, a imagem foi inicialmente abrigada na casa de Felipe Pedroso. Em maio de 1743 foi aprovada a construção de uma igreja para a santa. Em 1888, uma edificação maior, a chamada Basílica Velha, foi inaugurada. E, mais recentemente, em 1980, foi consagrada pelo então papa João Paulo II a atual Basílica de Nossa Senhora Aparecida, principal local de culto.

A padroeira do Brasil também tem relação com a seleção de futebol nacional. A cor de seu manto azul, doado por princesa Isabel, foi usada por Paulo Machado de Carvalho, então chefe da delegação brasileira na Copa do Mundo de 1958, como justificativa para que a equipe jogasse com camisas azuis na final do torneio contra a Suécia. A partida, vencida por 5 a 2, marcou o primeiro título mundial brasileiro.

Chegada na Capela de Nossa Senhora Aparecida

Por que 12 de outubro?

Oficialmente, o dia 12 de outubro foi designado como feriado no Brasil a partir de 1980, por meio da promulgação da lei 6.802 pelo presidente João Figueiredo, em 30 de junho daquele ano.

Mas se a descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida ocorreu em uma data imprecisa na segunda metade de outubro de 1717, por que a data é celebrada em 12 de outubro?

"Foi uma convenção de data. Nossa Senhora é padroeira do Brasil desde 1930. É importante lembrar que, no calendário antigo, a maternidade divina de Maria era celebrada em 11 de outubro no calendário romano. Além disso, temos a coincidência com a data da conquista da América, em 12 de outubro de 1492. Anteriormente, a festa de Nossa Senhora Aparecida era comemorada em 7 de setembro", explica Sobrinho.

Chegada da Imagem para o início da Santa Missa

Outros eventos significativos também marcaram o dia 12 de outubro, como a aclamação de Dom Pedro I como imperador do Brasil em 1822 e a inauguração da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, em 1931.

Agradecimentos do senhor Marcos Diones

Oração a Nossa Senhora Aparecida

"Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.

Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.

Recebei-me, o Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte.

Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.

Assim seja!"…

Fonte: Educação.uol.com.br























































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário