quarta-feira, 12 de maio de 2021

RURÓPOLIS: SERVIDORES DO IBAMA PARTICIPAM DE REUNIÃO COM REPRESENTANTES DA PREFEITURA E VEREADORES

Agentes do IBAMA reunidos com autoridades local

MINISTRO DO MEIO AMBIENTE TRANSFERE GABINETE PARA O PARÁ

Fiscalização contra desmatamento foi divulgada no Diário Oficial da União.

Ministro Ricardo Salles acompanhando a equipe do
IBAMA

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, transferiu temporariamente o gabinete dele, do IBAMA e do Instituto Chico Mendes para o estado do Pará.

Fiscalização ambiental com data e locais divulgados na véspera. Na noite de segunda-feira (10), no Diário Oficial da União, a portaria do Ministério do Meio Ambiente já trazia os nomes dos cinco municípios, no sudoeste do Pará, que serão alvo das operações conjuntas, desta terça-feira (11) até sábado (15).

A operação já era de conhecimento de agentes públicos de pelo menos uma das cidades que estão servindo de base para as equipes de fiscalização. Na segunda, na Câmara Municipal de Rurópolis, dois servidores do IBAMA participaram de uma reunião com representantes da prefeitura e vereadores. O encontro foi registrado pelo chefe de produção da Secretaria de Agricultura de Rurópolis, Paulino Magno.

“Há alguns relatos de que alguns agentes, quando fazem essa operação, acabam cometendo excessos”, disse.

IBAMA em Rurópolis

A operação ocorre no entorno da BR-230, a Rodovia Transamazônica, onde historicamente se registram as mais altas taxas de desmatamento na Amazônia.

O ministro Ricardo Salles viajou nesta terça para Itaituba para acompanhar a fiscalização. Em uma rede social, disse que há uma semana as operações vêm interrompendo as ações de desmatamento ilegal na região.

Ricardo Salles voltou ao Pará um mês depois de o ex-superintendente da Polícia Federal Alexandre Saraiva apresentar ao Supremo Tribunal Federal uma queixa-crime contra o ministro por dificultar a fiscalização do poder público numa operação da própria polícia que resultou na maior apreensão de madeira da história, no fim do ano passado, na região de Santarém. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a operação desta semana conta com o apoio de agentes da Força Nacional de Segurança. link da matéria original https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/05/11/ministro-do-meio-ambiente-transfere-gabinete-para-o-para.ghtml

Veja a matéria original do G1, clicando no link abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário