terça-feira, 15 de setembro de 2020

SANTARÉM/PA: MAIS UMA VEZ A ESCOLA SÃO FRANCISCO É DESTAQUE NA AVALIAÇÃO DE ENSINO.

Diretora Enia Hoyos (centro) comemorando com as
colegas de trabalho
No ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2019, a escola SÃO FRANCISCO aparece em primeiro lugar. União entre escola, família e alunos é apontada como fator para resultados positivos. Dez escolas de Santarém, no oeste do estado, estão entre as 10 melhores instituições de ensino médio públicas do Pará, de acordo com o IDEB 2019. Em primeira colocação, o que já está virando rotina, está a Escola Diocesana São Francisco. Mas, o que é o IDEB? Cada etapa educacional tem especificidades, como alunos de perfis distintos, características geográficas e socioeconômicas, etc. 

E tudo isso está em movimento a todo instante, porque ao mesmo tempo em que um adolescente brasileiro está concluindo seus 12 anos de estudo básicos, outras crianças já iniciaram seus respectivos percursos escolares. Então como, em meio a esse fluxo intenso, saber o que está ou não está dando certo? Fazendo o mesmo que fazemos ao erguer uma casa: colocando no papel o quanto avançamos na construção e o que ainda falta. É aí que entram medidas como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que embora não seja um veredito absoluto, é um instrumento importante para acompanhar avanços e retrocessos gerais. O IDEB foi criado em 2007 e hoje é o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil. Para que toda a comunidade possa acompanhar a evolução do trabalho feito pelas escolas, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza um sistema online de consultas. 

Indicando qual é o Estado, o município e o nome da escola, é possível saber as notas obtidas pela unidade desde a criação do índice até o dado mais recente. Mais do que apenas ver a média, há outros dados interessantes, como a adequação da formação do corpo docente, um índice de complexidade da gestão escolar, a infraestrutura disponível no local. Além disso, ainda é possível fazer comparação entre unidades.

Além da EEEM DIOCESANA SÃO FRANCISCO, também estão no ranking a EEEM RODRIGUES DOS SANTOS, EEEM ALVARO ADOLFO DA SILVEIRA, EEEFM SÃO JOSÉ, EEEFM NOSSA SENHORA DE GUADALUPE, EEEFM PLÁCIDO DE CASTRO, EEEFM ALMIRANTE SOARES DUTRA, EEEM RIO TAPAJÓS ANEXO I, EEEFM TEREZINHA DE JESUS RODRIGUES, e EEEFM FREI OTHMAR, (veja as pontuações na tabela).

Para a diretora da instituição, ENIA HOYOS, a integração entre escola e família dribla obstáculos e vence desafios diários impostos à educação pública. “É acreditar que em educação tudo é possível quando temos boa vontade. Aqui o nosso lema é sempre trabalhar em parceria, chamar a comunidade para trabalhar conosco. A escola sozinha não pode fazer tudo. Tem que ter diálogo aberto”, disse. “com esse resultado, a responsabilidade triplica, pois permanecer no topo não é uma tarefa fácil, é preciso, acima de tudo, dedicação e trabalho duro”, avaliou a diretora.

EM TEMPO: Devido nosso site estar com problemas, abrimos exceção para colocar essa matéria com informação de Santarém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário