sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

SÓ PAVULAGEM... AGORA... DOUTORA FERNANDA – DOUTORA EM CIÊNCIAS

Doutora Fernanda, com o marido, filhos e professores

Brincadeiras à parte, através desse nosso humilde blog, vimos parabenizar a senhora FERNANDA JACQUELINE TEIXEIRA CARDOSO, competente e ativa Secretária Municipal de Saúde de nosso município, por ter defendido sua tese intitulada “Escorpionismo na Amazônia: a epidemiologia, a clínica e a vulnerabilidade aos acidentes escorpiônicos em Rurópolis, Pará, Brasil”, com louvor, e hoje, detém o título de DOUTORA EM CIÊNCIA, na área de Enfermagem em Saúde Coletiva. Parabéns pequena grande mulher, sucesso nesse novo caminho, pois a responsabilidade aumentou e voltou ao inicio da caminhada, mas com conhecimento do caminho que deve percorrer. Abaixo, a nossa DOUTORA (primeira e única em Rurópolis), “incorporou” o espirito do Maguila (ex-boxeador) e faz seus agradecimentos...

Primeiramente, a Deus toda honra e toda glória!
Ontem defendi minha tese e de repente passou um filme na minha cabeça...
Em 2014, eu, Sheyla Oliveira, Nádia Martins Lívia Valentim viajamos para São Paulo em busca do nosso sonho em fazer doutorado. Em 2015, nós conseguimos a tão sonhada aprovação para cursar doutorado na USP, as meninas entraram primeiro que eu porque neste ano tive uma gravidez complicada e quando nasceu minha caçulinha, retomei meu sonho. Obrigada, meninas pela amizade verdadeira e carinho! Vocês tornaram essa jornada mais leve!
Família na torcida...
... Enquanto defendia sua tese
Eu, Carol e Vanda Nunes Rodrigues, fomos para São Paulo e elas me acompanharam em todas as aulas, esperando pelo lado de fora da sala e eu só aguardava o sinal para amamentar minha menina. Obrigada, Vandinha por todo amor com meu bb e por tido cuidado comigo quando precisei.
Fazendo sua defesa à frente dos Professores
Obrigada à família Siqueira que sempre me acolheu em momentos tristes e felizes em São Paulo, que me deu o calor nos dias frios e me deu carinho nos dias de solidão! Obrigada Branca, Marcílio, Lorrayne, Larissa e Lorran.
Foram dias difíceis, longe de casa, saudades da minha família e tendo que acompanhar o aniversário do Biel por skype. Mas minha família me sustentou com seu amor, cuidado e carinho. Aos meus irmãos (Fábia, Flávia, João, Fabrícia, Fabiana, Fábio, Janice, Flávio e Juca), sobrinhos, cunhadas Thaíse e Arlete, minha mãe Teresa, meu pai Felipe e minha sogra Lourdes. 
Com a família

Obrigada especialmente às sobrinhas Beatriz e Ana Mônica que me foram auxiliares de pesquisa, me ajudando na tabulação dos dados e tradução dos artigos. Obrigada do fundo do meu coração por tudo, por todo amor, carinho e cuidado comigo e com meus filhos! Eu amo muito a todos vocês!
Agradeço à equipe de pesquisa que foram meus braços e olhos na coleta de dados, meu amor profundo por cada uma de vocês. Essa tese se deve a toda ajuda que vcs me deram Yamilles, Bia Pedroso e Josivane Barbosa. Obrigada Hospital Municipal de Rurópolis e todos seus servidores por toda ajuda na busca dos casos de escorpionismo. Vocês são excelentes!!!
Resultado ... DOUTORA EM CIÊNCIA 
Agradeço ainda a toda equipe de trabalho da SEMSA e gestão municipal por esses 3 últimos anos, em que vocês me ajudaram e me deram suporte para que eu conseguisse fazer minha pesquisa. Obrigada Taká, Mansuete, Dona Iris, Rudney, Gleice, Danrley, Lenir, Arlete (de novo), Andrinho, Luciana, Francisca e Angelita. Obrigada por diversos momentos partilhados e de ajuda mútua.
Obrigada Universidade do Estado do Pará por me conceder meios de poder estudar para exercer a docência de forma mais qualificada.
Obrigada ao Conselho de Saúde que compreendeu a necessidade de me ausentar em alguns momentos para que eu concluísse a minha tese. Em nome da Presidente Luzineide, agradeço cada um!
Na defesa
Um agradecimento especial aos meus orientadores, por quais guardo profundo respeito e carinho, Lucia Nichiata e Francisco França! Agradeço ainda a todos os professores da Banca, Rogério Bertani, Pasesa Quispe e Rita Bertolozzi pela imensa contribuição e por me fazer crescer a cada observação feita. À Professora Rita, agradeço especialmente pelo aconchego, preocupação, cuidado e carinho que sempre teve para com “as meninas do Pará".
Obrigada meu amigo, marido, amor, auxiliar de pesquisa, porto seguro e companheiro de vida Vando, como a professora falou ontem: 50% dessa tese é sua! Eu não chegaria a lugar nenhum se você não apoiasse e cuidasse de tudo para que eu não precisasse me preocupar. 

Obrigada por ser esse paizão e marido parceiro em tudo que proponho a fazer! Obrigada meus filhinhos Teresa, Biel e Carol que mesmo tão pequenos, entenderam meus dias de clausura, ajudavam e me davam carinho durante todos os dias de intenso estudo. Enfim, obrigada a todos os pacientes que participaram da pesquisa, vocês colaboraram muito e me ajudaram a repensar uma nova forma de cuidar das vítimas de picada de escorpião.
Obrigada Rurópolis, cidade querida, que amo e que me deu tudo que mais amo na minha vida! Não há lugar melhor! Felizes 46 anos de fundação!
Finalmente, conclui o doutorado e voltarei a ter um pouquinho de vida!
PS: desculpe se esqueci de alguém é porque minha memória não é das melhores! Rs
#UEPAestouvoltando
#TeseConcluida
#ObrigadaMeuDeus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário