quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

'' A NATUREZA NÃO TEM CÓPIA, PRESERVE A ORIGINAL! '' (Iasmin Boaventura Pedrozo)

Cachoeira do Greem
Professora Fátima Sampaio mostrando a falta de consciência das pessoas
ao deixar o lixo jogado
 contribuindo para a poluição do ambiente

Rurópolis é um município abençoado por belíssimos igarapés que possuem cachoeiras visitadas pela sua população e por pessoas que vem de outras cidades para conhecê-las. Além dessas cachoeiras, temos outros balneários com suas belezas ímpares. Porém, não vemos por parte dessas pessoas que visitam esses locais, o cuidado com o lixo que levam.
É comum encontrarmos lixo jogado a beira do igarapé, dentro deles, no caminho. É como se o lixo fosse desaparecer, como se a floresta tivesse um lixeiro que viesse recolher o mesmo. Mas isso sabemos que é impossível. A natureza leva centenas de anos para decompor determinados materiais e esse lixo vai permanecer lá, aliás, vai só aumentando, porque as pessoas veem o lixo jogado lá e jogam o seu também.
Esse é um alerta das professoras: "Tenha consciência ambiental"
Sabem o que é isso?  Falta de consciência ambiental. O meu lixo é minha responsabilidade, não é responsabilidade do prefeito ou de quem faz a coleta. É somente minha. Eu devo jogar meu lixo num local apropriado para esse fim. No caso dos balneários e cachoeiras, como não tem esse local, cabe a quem levou trazer seu lixo também.
Vamos usar do bom senso e na sacola que levamos nosso alimento e bebida, trazer de volta o lixo como plásticos e vidros, fraldas descartáveis entre outros. O único lixo que podemos deixar é o orgânico, que são os restos de comida.
Cabe a nós cidadãos cuidarmos das belezas naturais que temos por aqui. Porque se preservarmos terá aonde ir num dia de muito calor. Teremos onde descansar das atribulações do trabalho e da vida diária.
Lixos...
... E mais lixos
Precisamos ter a tão falada consciência ambiental. Por que nosso planeta é fechado, não tem como mudar para Marte. Precisamos fazer a nossa parte.
EM TEMPO: Esses lixos foram deixados na cachoeira do Green e na do km 100. Hoje fomos uma equipe de professores do ensino médio juntamente com o rapaz do departamento de turismo do município, na cachoeira do km 100 e fizemos o recolhimento de muito lixo deixado lá pelos visitantes principalmente garrafas de bebidas, latinhas e plástico.  Muita sujeira nestes locais.
#tragaseulixo. Faça a sua parte para que nossas belezas permaneçam belas para sempre.
Texto: Professora Noely Kurtz.

Fotografias: Professora Noely Kurtz e Professora Fátima Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário